Museu da Casa Brasileira terá programação especial no Aniversário de São Paulo - Joana D'arc

Destaques

21 janeiro 2021

Museu da Casa Brasileira terá programação especial no Aniversário de São Paulo



O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promoverá uma programação virtual especial para celebrar o aniversário de 467 anos da capital paulista no dia 25 de janeiro de 2021.
 A comemoração contará com uma oficina online de desenho realizada pelo Educativo MCB a partir da escuta de músicas e reflexão acerca do imaginário paulistano, além da divulgação de novos posts apresentando itens do acervo MCB que homenageiam a cidade e uma parceria com as orquestras Mundana Refugi e Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM). 
 
Que objeto é esse? – Edição especial de aniversário de São Paulo

25 de janeiro, segunda-feira, às 10h pelo Zoom. Inscrições abertas.
Muitas são as óticas e perspectivas possíveis ao pensar na capital que desperta imagens, lembranças, afetos e desejos no imaginário paulistano. E é “São Paulo” o mote de troca da próxima oficina realizada pelo Educativo MCB nessa edição comemorativa.
 
Lançamento do videoclipe “Raízes Profundas”

25 de janeiro, segunda-feira, às 16h pelo Youtube da OCAM.
No aniversário da “terra da garoa”, a OCAM lança o videoclipe “Raízes Profundas”, realizado em parceria com a Orquestra Mundana Refugi. O projeto é o quarto vídeo concebido pelo diretor artístico da OCAM, Gil Jardim, durante a pandemia e o isolamento social, e é marcado pela direção audiovisual de Anderson Penha. A realização tem apoio institucional do Museu da Casa Brasileira (MCB) e ainda apresenta como foco a diversidade de povos que habitam a cidade de São Paulo.
 
Influência da cidade de São Paulo sobre o Acervo MCB

25 de janeiro, segunda-feira, a partir das 12h.
Muitas peças do MCB têm suas origens em São Paulo, mas algumas possuem relações especiais com a cidade; esse é o caso das cadeiras “Paulistano” e “São Paulo”, nomeadas em homenagem à capital paulista e vencedoras do Prêmio Design MCB nos anos 1986 e 1987, respectivamente.
Além das peças físicas, o Arquivo Ernani Silva Bruno é um acervo imaterial do MCB imprescindível para as pesquisas e compreensão sobre a materialidade brasileira. Com 28.900 fichas, o arquivo conta com 10 mil menções à São Paulo e às cidades paulistas.
Dois posts publicados ao longo do dia 25 de janeiro, segunda-feira, detalham a importância desses itens para São Paulo.
 
Serviço

Oficina online de desenho “Que objeto é esse?”
Dia 25 de janeiro, segunda-feira, às 10h pelo Zoom
Inscrições abertas
Crianças e pessoas adultas são bem-vindas.
 
Lançamento do videoclipe “Raízes Profundas”
Dia 25 de janeiro, segunda-feira, às 16h pelo Youtube oficial da OCAM.
 
Posts sobre a influência de São Paulo no Acervo MCB
Dia 25 de janeiro, segunda-feira, ao longo do dia pelo Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin do Museu da Casa Brasileira.
 
O Museu da Casa Brasileira continua realizando atividades virtuais. Fique atento a novidades pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin
 
Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
 
SITE: mcb.org.br/

Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727

Nenhum comentário:

Postar um comentário