A Sexta-feira Santa é o dia de reflexão para os cristãos que, geralmente, seguem a tradição de não consumir carne vermelha. Por isso, um dos maiores desafios neste período é preparar receitas que agradem os membros da casa com os ingredientes típicos da ocasião, como o bacalhau.
Para um almoço capaz de agradar a todos os paladares, invista em ingredientes que harmonizam com diversos preparos. O queijo, por exemplo, é fácil de encontrar e combina com receitas doces e salgadas. Além disso, garante uma refeição mais equilibrada e nutritiva. Por isso, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do país, ensina o preparo de um cardápio completo. De entrada, o Pavê Salgado Tirolez tem como opção de recheio atum, tomate ou nozes. Já como prato principal, o Escondidinho de Bacalhau pode ser incrementado com arroz branco. Finalize com o Sorvete de Requeijão, uma opção leve que leva poucos ingredientes.
Confira as receitas completas abaixo:
Pavê Salgado Tirolez
Ingredientes
Para o pão de ló
8 gemas (120 g)
½ xícara (chá) de farinha de trigo (60 g)
8 claras (360 g)
1 colher (chá) de sal (4 g)
Opções de recheio
Recheio de atum
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (200 g)
1 lata de atum escorrido
½ xícara (chá) de azeitona verde picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
½ colher (chá) de sal
Recheio de tomate
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (200g)
200 g de tomates-cereja picados
1 colher (chá) de orégano seco (1g)
½ colher (chá) de sal (2g)
Pimenta-do-reino a gosto
Recheio de nozes
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (200g)
1 dente de alho bem picado
2 colheres (sopa) de manjericão picado (12g)
4 colheres (sopa) de noz picada
½ colher (chá) de sal
Modo de preparo
Prepare o pão de ló
- Preaqueça o forno a 180 °C e forre uma assadeira grande (38 cm x 26 cm) com papel-manteiga.
- Com o auxílio de uma batedeira ou um fouet (batedor de ovos), bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado e formar um creme fofo. Adicione a farinha e o sal, misture bem e reserve.
- Bata as claras em ponto de neve (pico firme), misture-as delicadamente à mistura de gemas e farinha. Utilize o fouet ou o arame da batedeira para incorporar fazendo movimentos delicados de baixo para cima para não perder aeração.
- Espalhe sobre a assadeira e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar a superfície.
- Vire a assadeira ainda quente sobre uma tábua e retire o papel do pão de ló. Deixe esfriar, corte em cubos de 0,5 cm e reserve.
Prepare os recheios
- Em uma tigela, misture bem o creme de ricota com os ingredientes do recheio escolhido.
Montagem
- Monte os bolos de camadas: em tigelas individuais ou copos pequenos, faça camadas alternadas de cubos de pão de ló e de recheio. Decore utilizando itens do recheio escolhido, cubra-os com um filme plástico e deixe-os na geladeira até a hora de servir.
Dicas
- Essa é uma receita extremamente prática, fácil de ser feita e versátil, que pode ser montada com antecedência e armazenada para o dia seguinte.
Variações
- Substitua o pão de ló por pão de forma, cortado em cubos.
Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos
Escondidinho de Bacalhau
Ingredientes
4 batatas médias
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho
1 cebola média picada
1 colher (sobremesa) alho-poró picado
4 colheres (sopa) azeite
2 tomates
500 g de bacalhau
3 colheres (sopa) Requeijão Tirolez
100 g de Queijo Parmesão Tirolez ralado
50 ml de vinho branco seco
50 g de cogumelos
50 g de palmito
1 pouquinho de leite
Farinha de rosca
Salsinha a gosto
Azeitonas pretas a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
- Cozinhe as batatas, faça um purê e reserve.
- Dessalgue o bacalhau e reserve.
- Em uma panela, coloque o azeite e frite cebola, o alho e o alho-poró. Acrescente o bacalhau e deixe fritar um pouco. Coloque os tomates sem sementes picados, pimenta-do-reino e acerte o sal. Acrescente o vinho, os cogumelos fatiados, palmitos picados, as azeitonas e deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir todo o líquido. Por último, desligue o fogo, acrescente a salsinha picada e o Requeijão Tirolez.
- Em um refratário coloque metade do purê de batatas, depois distribua o recheio e por cima coloque o restante do purê.
- Faça uma mistura de farinha de rosca e Queijo Parmesão Tirolez. Polvilhe a mistura sobre o escondidinho. Leve ao forno para gratinar.
- Sirva com arroz branco.
Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 4 porções
Sorvete de Requeijão
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite sem soro
2 potes de requeijão tradicional Tirolez
1 saquinho de gelatina incolor
Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma forma de pudim.
- Coloque no freezer por 4 horas.
Dica:
- Como acompanhamento use geleia de frutas vermelhas, goiabada ou outra de sua preferência.
Tempo de preparo: 4h
Rendimento: 8 porções
Saiba mais acesse o site
Sobre a Tirolez
Fundada há 40 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.700 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).
Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.
Adorei as dicas das receitas para sexta-feira santa. Parecem tão deliciosas que caem bem em outras ocasiões também. Gostei das dicas, principalmente do Pavê salgado e do sorvete de requeijão. Obrigado ao blog e ao Tirolez.
ResponderExcluirHm...fiquei morrendo de vontade de fazer um pavê salgado com recheio de tomate! É sempre bom ter opções de receitas diferentes nessas datas onde não podemos consumir carne, né? Arrasou no post!
ResponderExcluirQue receitas deliciosas querida, gostei muito das suas dicas, já copiei, obrigada, parabéns para você pelo post maravilhoso e parabéns para Tirolez os produtos dão tudo de bom, eu conheço e super recomendo, beijinhosssssssss
ResponderExcluirNossa amei as receitas desse pavê e escondidinho de bacalhau parece divino... Já anotei aqui... Bjs e sucesso
ResponderExcluirOie... passando para dar um feedback da sua receita... fiz esse pavê e ficou ótimo... obg por compartilhar
ResponderExcluirNão cabe no meu cardápio no momento, pois em Pessach comemos carne de carneiro e não misturamos nenhuma derivado de leite e carne juntos no cardapio. mas para outra ocasião esta perfeito. Amei!
ResponderExcluirDicas deliciosas! Eu sou uma apaixonada por peixe e principalmente atum! Quase uma vez por semana eu dou um jeito de colocar em algum prato!
ResponderExcluirIdeias maravilhosas e de dar água na boca! O importante é usar a criatividade e ousar nós pratos deliciosos! Adorei o post, beijos ❤️
ResponderExcluirOlá Joana,
ResponderExcluirAhhhh, simplesmente amei o seu cadárpio para a quarentena, pois tem muita coisa que já amo e tudo junto deve ser uma delícia. Fiquei muito tentada a reproduzir o escondidinho de bacalhau, que parece delicioso demais. Amei!
Beijos!
Oi Joana, tudo bem?
ResponderExcluirAmei as dicas de receitas, não conhecia o Pavê Salgado Tirolez, mas já fiquei a fim de testar. Eu não gosto de bacalhau, mas adoro escondidinho. Amei demais a dica.
ABraços
Olá Joana!
ResponderExcluirGeralmente eu como somente o peixe frito mesmo na semana santa guardei aqui as receitas para um proximo cardápio.