Salsichas Frankfurt e Viena: saiba reconhecer produtos com carne de primeira qualidade - Joana D'arc

Destaques

02 abril 2020

Salsichas Frankfurt e Viena: saiba reconhecer produtos com carne de primeira qualidade


Deliciosas e versáteis, em lanches, petiscos ou como ingrediente de receitas, as salsichas têm presença obrigatória na mesa dos brasileiros. Mas, ao escolher o produto que você levará para casa, é importante entender a rotulagem e garantir que o produto escolhido seja produzido com cortes suínos ou bovinos selecionados para ter a garantia de uma experiência única de textura e sabor.
“Muitas pessoas acreditam que as salsichas são todas iguais, usando como critério de escolha o preço. Mas para quem busca um produto gourmet e diferenciado, é preciso ficar de olho no rótulo”, explica Rose Bosco, engenheira de alimentos da marca Eder. Que tal, então, mergulhar um pouco na história para entender as características de cada tipo de salsicha?
As primeiras salsichas teriam surgido na Alemanha, na cidade de Frankfurt, no século XV. É por isso que o nome da cidade batiza uma das principais salsichas comercializadas em todo o mundo, inclusive no Brasil: a Frankfurt. “A produção era totalmente artesanal. Utilizavam-se carnes suínas ou bovinas e condimentos”, explica Rose Bosco. Logo, surgiram outras variedades, como a Viena, criada na Áustria e batizada em homenagem à capital do país. Atualmente, tanto a Frankfurt quanto a Viena são salsichas muito utilizadas no sanduíche mais famoso do mundo, o Hot Dog.
De acordo com a engenheira de alimentos da Eder, as salsichas Frankfurt e Viena de alta qualidade são muito parecidas com as originais produzidas há mais de 500 anos e passam também por um processo artesanal. “A principal diferença em relação às salsichas daquela época não é a receita, mas sim os processos de higiene e qualidade utilizados atualmente, que são muito mais rigorosos” explica.
Basicamente, toda salsicha é um produto obtido a partir da emulsão de carne. As carnes escolhidas passam por um equipamento chamado cutter e são transformadas em uma massa fina. São adicionados os temperos e a massa é embutida em uma tripa de colágeno ou de animal, porcionada em gomos e depois submetida ao cozimento. Mas a legislação brasileira determina que somente podem ser utilizadas na rotulagem as expressões Frankfurt e Viena isoladamente naquelas salsichas produzidas apenas com porções musculares e gordura de bovinos ou suínos.
Já as salsichas que trazem no rótulo a palavra “tipo” – Tipo Frankfurt ou Tipo Viena – podem ter a adição de até 40% da chamada carne mecanicamente separada (CMS). “São produtos nutritivos e que também obedecem a rigorosas normas sanitárias. Mas, para quem busca uma experiência gastronômica como a que teria nos países de origem dessa iguaria, o melhor é buscar as que trazem no rótulo apenas Frankfurt e Viena”.
A salsicha Frankfurt Eder é preparada exclusivamente com paleta suína e toucinho, temperada com cebola, pimenta branca, erva-doce e gengibre, embutida em tripa de colágeno. Já a Salsicha Viena Éder tem como principal ingrediente a carne suína e é temperada com pimentas branca e calabresa, noz moscada e coentro. O resultado é um sabor de carne devidamente equilibrado com os temperos. A experiência sensorial está na textura firme proporcionada pela carne. Ah, uma curiosidade da Salsicha Viena brasileira é a coloração única, bem avermelhada e originada por uma etapa especial de tingimento com corante natural de urucum, que é típico de regiões tropicalizadas, como o Brasil.


Sobre a Eder

Fundada em 1923, a marca Eder é reconhecida por unir qualidade, cuidado na produção e receitas artesanais, que resultam em produtos de sabores únicos em diversas categorias, como salsichas, linguiças, bacon e presuntos especiais. A produção artesanal, em pequena escala, é o maior diferencial da marca e o que garante qualidade superior aos produtos e uma rica experiência gastronômica aos consumidores.

Para mais informações, acesse: http://ederalimentos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário