Celulite: uma questão de estética ou saúde? - Joana D'arc

Destaques

30 março 2020

Celulite: uma questão de estética ou saúde?


Terror para parte das mulheres, a celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide e é provocada pelo acúmulo de gordura sob a pele em algumas regiões do corpo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 95% das mulheres de todas as etnias apresentam esse aspecto nas pernas, nádegas e quadris, além de regiões como mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca.
Os sinais costumam aparecer após a puberdade, sob influência do estrogênio (hormônio feminino), e podem acometer tanto mulheres obesas quanto magras, causando incômodo em muitas pessoas, principalmente por conta da estética.
Segundo Dr. Gustavo Solano, Cirurgião Vascular e parceiro da SIGVARIS GROUP, empresa suíça líder em acessórios de compressão graduada, a celulite não é considerada uma doença e ainda não existe um estudo que comprove as causas do desenvolvimento dessa condição, mas é importante alertar sobre alguns pontos que podem ter a celulite como resultado:

Hereditariedade: a predisposição genética é um dos fatores que podem favorecer o aparecimento da celulite;

Hormônios: quanto maior o nível de estrogênio no organismo, maiores são as chances de a celulite aparecer ou ser agravada;

Pílula anticoncepcional: os anticoncepcionais acrescentam ao organismo uma dose extra de hormônios, facilitando o aparecimento ou a piora do quadro. O mesmo pode acontecer com o uso de outros medicamentos;

Hábitos de vida: o excesso de gorduras, açúcares e carboidratos na alimentação, além da falta de atividades físicas e o consumo excessivo de toxinas (fumo, corantes, conservantes, bebidas alcoólicas), também podem desencadear a celulite;

Gravidez: durante a gestação, a mulher pode ter retenção de líquidos e redução do retorno venoso, piorando o edema principalmente nos pés e pernas e causando ou elevando o grau da celulite.

Dr. Gustavo Solano explica que além de ter hábitos saudáveis, em especial com uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, é essencial evitar o tabagismo. "Outra forma de prevenir a celulite é usar meias de compressão graduada, que melhoram o fluxo sanguíneo, aumentando o retorno do sangue venoso nas pernas e previnem a formação de coágulos e a retenção de líquidos que formam o edema", diz.
As meias de compressão graduada são importantes porque melhoram a circulação sanguínea e a consequente drenagem das toxinas, diminuindo os riscos. Além disso, meias como a Linha Sculptor, da SIGVARIS GROUP, modelam o corpo, reduzem a sensação de peso nas pernas e previnem o edema venoso.
"Nós entendemos que a mulher precisa sentir-se bem consigo mesma e viver o seu melhor, por isso, é importante esclarecer que, apesar de não ser uma doença, há chances de prevenir ou atenuar a celulite com a adoção dessas medidas", completa o especialista.

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e líder de mercado global na produção de meias médicas de compressão graduada, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenir e tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida.
A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu "tecidos emborrachados elásticos", comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

Outras informações


Nenhum comentário:

Postar um comentário