Para emitir nota fiscal, um vendedor precisa seguir alguns passos que são primordiais, do contrario não seria possível passar para os clientes esses documentos. Os primeiros passos do processo são:
1 Ter um CNPJ
2 Obter um um certificado digital
3 Fazer um cadastro na secretaria da fazendo do seu estado
4 Escolher um emissor de notas fiscais
Apesar de parecer um processo complicado e burocrático, começar a emitir NF pode ser o diferencial que irá elevar sua empresa para um novo nível.
Existe um grande tabu no mundo de vendas online, pois grande parte dos vendedores (pequenos e grandes) não emite nota fiscal das suas vendas. Os principais motivos disso são os impostos. O vendedor acredita que o custo de taxas e impostos pode acabar com a sua margem de lucro. O segundo motivo é a burocracia, já que ele também acredita que abrir uma empresa e manter sua contabilidade em dia é muito complicado.
Essas são dúvidas muito justas já que o Brasil domina os rankings de países com mais imposto e burocracia. Porém, vale lembrar que existem inúmeros casos de sucesso de empresas de e-commerce no Brasil que começaram em pequenas garagens e acabaram se tornando grandes cases de empreendedorismo.
Todas essas empresas tem uma coisa em comum: em algum momento elas tiveram que emitir nota fiscal. Esse processo é importante não só por uma questão de legalização (o que é um ponto fundamental), mas também por que ele dá escalabilidade segura para o seu negócio.
Confira alguns dos benefícios de emitir nota fiscal:
Estabilidade legal: vender mercadorias sem emitir nota fiscal é um crime tributário. Isso quer dizer que, caso seja pego pela receita federal, um vendedor pode ser penalizado a pagar multas ou até ter todo o seu estoque apreendido.
Aumenta sua credibilidade: o consumidor entende a nota fiscal como uma garantia do profissionalismo do vendedor e da procedência do produto. Emitir esse documento, é mais uma ferramenta que pode ajudar no momento da venda.
Facilita a sua logística: emitir nota fiscal é uma ótima maneira de manter controle sobre a sua operação, uma vez que esses documentos informam todos o gastos e ganhos de uma loja. Além disso, a NF pode ser obrigatória em outros processos, como o envio de produtos pelos correios e aquisição de fornecedores.
Aumentar suas vendas: quando um vendedor tem operação que emite NF, ele passa a ter acesso a diversos canais de venda, o que pode aumentar consideravelmente o seu faturamento. Segundo pesquisas com a nossa base de usuários, um único marketplace pode aumentar de 5% a 15% nos três primeiros meses de venda.
Tem acesso à benefício: emitindo nota fiscal, um vendedor tem acesso à linhas de crédito bancário e pode vender produtos para o governo federal.
É possível concluir então que, apesar do vendedor precisar lidar com alguns impostos sobre as suas vendas, existem diversos outros fatores que compensam essa perda, já que a NF permite uma escalabilidade de vendas.
Mas e a burocracia? Todo mundo sabe que abrir uma empresa no Brasil é correr atrás de dor de cabeça, certo? Depende. Quanto menor a sua operação, mais fácil é criar uma empresa para ela. O cadastro como MEI por exemplo, pode ser feito inteiramente pela internet, e para empresas maiores, já existem serviços que ajudam o empreendedor nesse momento complicado.
Sobre Alessandro Silveira - é formado em Administração e Comércio Exterior pela FESP. É sócio fundador do Ideris. Possui especialização em Administração pela New School University em Nova York. Passou mais de 20 anos no campo de logística internacional trabalhando em diversos projetos e setores por todo o mundo. Trabalhou na MAERSK como Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios. Na CNH, divisão agrícola da Fiat Chrysler, ocupou o cargo de gerente de Inbound. Morou 10 anos em Nova York, onde criou uma empresa de importação e distribuição de componentes para indústria moveleira. Também foi responsável pelo transporte de carga para ajuda humanitária para o WFP (World Food Programme) da ONU.
Sobre o ideris
O Ideris é uma plataforma de integração multicanal focada em oferecer soluções inovadoras para quem vende em marketplaces. Lançado em setembro de 2017, rapidamente assumiu lugar de destaque e hoje é reconhecido como um dos melhores integradores do Brasil. Com forte DNA de e-commerce, a empresa é focada em entender seus clientes e antecipar tendências. Para saber mais, acesse- https://www.ideris.com.br/blog/
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