7 Dicas para cortar o cabelo de crianças com o Transtorno do Espectro Autista - Joana D'arc

Destaques

06 novembro 2019

7 Dicas para cortar o cabelo de crianças com o Transtorno do Espectro Autista


A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem se destacado por sua eficácia no tratamento de crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os princípios desta intervenção também podem ajudar em situações comuns do dia a dia, que podem ser muito estressantes para crianças que apresentam atraso no desenvolvimento, como, por exemplo, a hora de cortar o cabelo. 
“De um modo geral, cortar o cabelo de crianças é, de fato, um desafio”, explica a especialista Michelli Freitas, pedagoga e diretora do Instituto de Educação e Análise do Comportamento (IEAC). O mesmo pode acontecer com crianças de desenvolvimento típico bem pequenas, até os 3 anos de idade. Elas podem sentir-se incomodadas com o corte de cabelo e por terem de permanecer muito tempo paradas enquanto o cabeleireiro realiza o corte.
“Mas, para os pais de crianças com atraso, cortar o cabelo dos seus filhos tende a ser um transtorno bem maior, mesmo quando as crianças já são maiores, entre 7 e 10 anos de idade, ou até mesmo na adolescência”, explica.
Pensando nisso, a pedagoga e especialista do IEAC dá algumas dicas para ajudar os pais a tornar o corte de cabelo uma tarefa mais simples. 

Uso de histórias sociais

Uma orientação dada aos pais é de que conversem com a criança descrevendo detalhadamente como será o processo de cortar o cabelo, o que ela deve esperar e como se comportar. A especialista Michelli Freitas, pedagoga e diretora do IEAC (Instituto de Educação e Análise do Comportamento), explica: “Crianças com atraso no desenvolvimento não sabem interagir com o outro. Nós precisamos ensinar”.

Faça o pareamento com algo positivo

Torne a experiência de cortar o cabelo algo positivo para o seu filho, realizando o pareamento da situação com itens ou brincadeiras divertidas. Assim, ele se sentirá motivado e confortável.

Uso de reforçadores poderosos

O princípio do reforço também é utilizado aqui. Michelli indica que escolher um item que a criança goste muito e que a deixe mais receptiva para seguir suas demandas  e dizer a ela que lhe entregará depois do corte de cabelo, pode ajudar. “Na análise do comportamento, reforço é tudo aquilo que aumenta a probabilidade do comportamento ocorrer de novo. Utilizamos aquilo que a criança mais gosta para que ela esteja motivada a prestar atenção e aprender com a gente.”

É muito importante que haja o pareamento do reforço tangível, como um vídeo que a criança gosta de assistir, um chocolate ou um brinquedo, com o reforço social,  um elogio, um incentivo verbal ou uma parabenização. Assim, além de aumentar o número de reforçadores da criança haverá o incentivo para que futuramente apenas o reforço social seja suficiente.

Hábitos e ambiente tranquilo

Outra recomendação é  levar a criança sempre no mesmo salão e em dias mais tranquilos, criando a possibilidade da criança se familiarizar com o ambiente e com as pessoas presentes no local.  É importante que cortar o cabelo seja um hábito regular para que a criança não se desacostume.

Nunca segure na hora de cortar o cabelo de crianças

A especialista no programa ABA, Michelli Freitas, também aconselha que não se deve segurar ou forçar a criança no momento de cortar o cabelo. “Isso torna a experiência aversiva e pode desencadear um trauma na criança, o que dificultaria mais o processo em situações futuras.”

Busque cabeleireiros que trabalhem em condições adversas

Também é importante que o profissional que vá cortar o cabelo do seu filho esteja acostumado a realizar essa tarefa com a criança sentada, em pé, em diversos locais do salão ou mesmo em movimento.

Evite usar maquininhas

A última advertência de Michelli é sobre as maquininhas utilizadas por cabeleireiros. “As máquinas usadas para cortar os cabelos fazem muito barulho, o que certamente incomoda a criança, além da questão sensorial da máquina na cabeça que também é um problema. Então, opte por usar tesoura”.

4 comentários:

  1. Nunca tinha parado pra pensar nisso até assistir a séria Atypical. Depois disso comecei a ver as coisas de outro modo, sabe?

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que importante falar disso né? Nunca tinha parado pra analisar isso!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post, que bom que você falou sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas viu, são cuidados especiais a serem tomadas

    ResponderExcluir