9 atitudes simples que podem contribuir com o meio ambiente - Joana D'arc

Destaques

22 setembro 2018

9 atitudes simples que podem contribuir com o meio ambiente


O cuidado com o meio ambiente é fundamental em um cenário no qual o aquecimento global somado aos novos comportamentos de consumo tem feito com que o ecossistema seja cada vez mais prejudicado.
Dessa forma, todas as pessoas podem tomar algumas atitudes simples com o objetivo de reduzir o impacto danoso ao meio ambiente, contribuindo significativamente para uma melhora ambiental e também social.
Quanto mais o comportamento humano prejudica a natureza, menos qualidade de vida é possível obter vivendo nas cidades, com a alimentação e no dia a dia de forma geral.
Ao mudar as atividades cotidianas com o objetivo de beneficiar o meio ambiente, as melhorias obtidas estendem-se ao dia a dia. Confira a seguir 9 atitudes que podem ser tomadas para alcançar essa meta.

1. Reduza o uso de produtos descartáveis de plástico

Um dos costumes mais frequentes e que causam danos mais significativos ao meio ambiente é o uso exagerado de produtos descartáveis de plástico. Existem diversos itens que entram nessa categoria e podem ser substituídos por opções mais sustentáveis.
Um exemplo é o canudinho plástico que já têm sido banido em diversas cidades e por empresa devido aos prejuízos causados ao meio ambiente. A opção por um canudo de papel, por exemplo, reduz a agressão.
Entre os demais itens que podem ser substituídos por versões de papel, vidro, alumínio ou outras estão os copos plásticos, pratinhos e itens de festa, embalagens e outros.

2. Opte por ecobags

Outro item que plástico que prejudica imensamente o meio ambiente e é responsável pela poluição de rios e mares são as sacolas plásticas, pois elas demoram até 500 anos para decompor-se.
No Brasil, a média é cada pessoa utilize cerca de 800 sacolas plásticas anualmente, mas diversos movimentos já mobilizam sobre os problemas dessa opção. Uma alternativa é substituir pelas ecobags, que são mais resistentes e são sustentáveis.
Assim, sempre que for ao supermercado ou fazer compras, lembre-se de levar sua própria sacola reutilizável.

3. Separe o lixo de casa – e recicle

Uma atitude muito importante para contribuir com o meio ambiente é realizar a separação do lixo orgânico e não orgânico em casa e também separar os itens que podem ser reciclados, dando o destino correto para esse lixo.
Essa escolha pode ser feita em casa, no trabalho, nas escolas e em outros espaços que você frequenta. Realizando a separação correta dos itens e destinando-os para a coleta seletiva, poupa-se o meio ambiente.

4. Não jogue óleo na pia

Uma atitude muito comum nas casas em geral é jogar óleo usado na pia. O problema é que os filtros dos sistemas de esgoto não são capazes de filtrar o óleo e ele chega ao meio ambiente. Um litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água.
Portanto, o correto é juntar o óleo de cozinha usado em garrafas PET e procurar uma organização que faz a coleta desse material que pode ser transformado em biodiesel, sabão ou detergente.

5. Use transporte público

Em alguns casos usar um carro particular é mais confortável, entretanto, no dia a dia tente usar o transporte público ou bicicleta com mais frequência para se locomover.
Quanto mais carros nas ruas, mais há emissão de gás carbônico que afeta na poluição das cidades. Assim, reduzir o uso do carro ajuda no meio ambiente e também a diminuir o trânsito.

6. Reduza o uso de água

O uso consciente da água está entre as dicas mais importantes para contribuir com o meio ambiente, afinal, a água potável é um bem limitado. Existem várias formas de rever o uso de água em casa, como demorar menos no banho, verificar vazamentos e outras.
Um exemplo é escovar os dentes. Cinco minutos com a torneira aberta causa o desperdício de 12 litros de água. Entretanto, você pode abrir a torneira apenas para lavar a escovar e enxaguar a boca, reduzindo o uso para menos de um litro.

7. Economize energia elétrica

A economia de energia elétrica é outra atitude que faz diferença para o meio ambiente e que pode ser adotada com facilidade em casa. Observe quais eletrônicos deixa ligado e se é sempre necessário deixá-los conectados na tomada, por exemplo.
Usar apenas um eletrônico por vez, reduzir o tempo que toma banho, desligar os aparelhos na tomada quando não for usar, apagar a luz quando não for necessário são algumas atitudes que podem ser adotadas.

8. Faça o descarte correto de eletrônicos

A quantidade de lixo eletrônico tem crescido significativamente no mundo e já chega a 50 milhões de toneladas por ano, de acordo com o Greenpeace. Dessa forma, é preciso descartar esse tipo de lixo com responsabilidade.
O descarte inadequado de pilhas e baterias, por exemplo, pode contaminar o meio ambiente e apresentar risco à saúde das pessoas que entrarem em contato com esses materiais. Assim, o sempre realize o descarte desses itens em locais de coleta adequada.

9. Mantenha bons hábitos dentro e fora de casa

É importante lembrar que o cuidado com o meio ambiente deve ocorrer dentro e fora de casa. Por exemplo, se você está na rua, num parque, praça ou afins, não jogue o lixo no chão. Caso não encontre uma lixeira próxima, guarde com você até encontrar.
Em casa também é possível melhorar os hábitos reduzindo o uso de energia e água, separando o lixo e cuidando do ambiente. Uma forma de melhorar a qualidade do ar dentro de casa, por exemplo, é optar pelo uso de um purificador de ar que elimina o excesso de poeira, germes e fungos do ar.
Adotando todas essas dicas no seu dia a dia você garante muito mais comprometimento com um meio ambiente sustentável, além de ter mais qualidade de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário