Como montar um quarto Montessoriano - Joana D'arc

Destaques

22 maio 2017

Como montar um quarto Montessoriano


Com a proposta de oferecer o máximo de autonomia às crianças, o quarto montessoriano pede que todos os itens que a criança manuseie devem ficar acessível à ela, ou seja, ao alcance de suas mãos (este é o verdadeiro significado do quarto acessível).
Buscando estimular ao máximo o desenvolvimento infantil, a escola montessoriana prega que ao se implementar este conceito utilize-se da proposta de mobiliário simples: espelho, mobiliário baixo, barra na parede, tudo isto deixando espaço livre com iluminação adequada para o ambiente.
Basicamante o mobiliário montessori baseia-se no tripé: cama baixa, mobília acessível pela criança e estímulo sensorial por objetos que despertem os 5 sentidos - que podem ser brinquedos e livros, por exemplo, porém sem super estímulos. Curiosamente o ambiente montessoriano demanda estímulo adequado. Segundo pesquisas sobre esta metodologia, crianças tendem a se acalmar quando adequadamente estimuladas.

Quer montar um quarto Montessoriano? Siga essas dicas!

1. Cama ou berço? A importância aqui é que a criança consiga sair da cama sozinha. Uma cama baixinha, do tamanho ideal para seus filhos, ou um colchão no chão irá permitir que eles se movimentem no seu espaço. Dependendo da idade da criança, aconselha-se o uso de almofadas e protetores para proteger e também auxiliar na descida do colchão.

2. O Espelho é muito importante no método montessoriano, e deve ser colocado na vertical na altura para que a criança possa se ver, para que a criança possa se reconhecer e se ver na totalidade e entender que ela é uma pessoinha diferente da mamãe, porque no início da vida eles acreditam ser a mesma pessoa, o bebê e a mamãe.

3. A Barra Fixa na parede também um elemento importante para que a criança possa se apoiar, principalmente na fase em que antecede os primeiros passos. A barra dará sustentação para que a criança tenha segurança e possa praticar sozinha o ato de levantar.

4. Tapete, sim! Ele dá liberdade para a criança explorar o chão. Para crianças alérgicas são indicados tapetes emborrachados ou de EVA.

5. Os Armários e Estantes deverão ser baixos, na altura da criança. Deixe os brinquedos, os livros e até uma troca de roupa dentro do armário, a criança irá entender a organização. Ela deverá escolher sozinha o que brincar ou ver.

6. Brinquedos e Livros: opte por poucos, mas atrativos brinquedos. Faça um rodízio para que a criança tenha opções, mas não exagere, justamente para que ela possa escolher entre 3 ou 4 brinquedos e deixe todos eles na altura dela. Troque os brinquedos semanalmente ou quinzenalmente.

O ideal é que num quarto Montessoriano a criança tenha seu espaço livre, que seja “clean”, tanto nas cores como na ocupação dos elementos, quanto mais espaço melhor para liberdade dos pequenos.
A Viscondesconde, loja de movelaria infantil, desenvolveu uma linha completa Montessori com cores neutras, uso de madeira maciça e compensado sarrafeado (que aumenta a segurança das crianças e longevidade dos móveis), cuidando ao máximo dos detalhes como cantos arredondados e lixamento com zelo extremo para evitar aspereza e garantir toque suave para as crianças, tudo isto sem perder a funcionalidade. A tinta utilizada é a base de água, ou seja, totalmente atóxico.


Quarto Completo Montessori Viscondesconde

Preço: R$ 4.550,00 Onde encontrar: www.viscondesconde.com.br

Showroom: Rua. Estados Unidos 2240 (esquina com a Al. Gabriel Monteiro da Silva – Mr. Closet), São Paulo.


Sobre a Viscondesconde

A Viscondesconde nasceu em 2016, do DNA criativo dos sócios Walter José Batista, Maria Fernanda Príncipe, Luciane Gomes Neves Reinaldo Gomes Junior e da vontade de criar móveis que resolvam as necessidades dos pais, mas que as crianças sejam as protagonistas do seu espaço. Os móveis da Viscondesconde foram pensados para que as crianças tenham autonomia, autoconfiança, e se desenvolvam no seu tempo. Divididos em duas linhas, “Montessori” e “Brincante”, a marca oferece mobiliários divertidos para diferentes faixas etárias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário