Frutas vermelhas: benefícios para a saúde da pele - Joana D'arc

Destaques

01 fevereiro 2016

Frutas vermelhas: benefícios para a saúde da pele


Olá!!
Vamos falar dos benefícios das frutas vermelhas.
Manter a pele macia, hidratada, uniforme e jovial é uma tarefa que exige cuidados e manutenções constantes. Contudo, por conta da vida frenética e corrida que muitas mulheres vivem, é praticamente impossível manter essa pele dos sonhos, isto por que falta disponibilidade para cuidar adequadamente da saúde da pele e da beleza de forma geral.
Ás vezes, devido à necessidade de oferecer maiores cuidados à pele, muitas mulheres recorrem a tratamentos caros e inacessíveis que no final acabam não trazendo grandes benefícios à pele.
A boa notícia é que é possível conquistar uma pele mais saudável e bonita sem gastar preços exorbitantes, e melhor ainda, comendo. Isto mesmo, por meio da alimentação saudável! Isto porque existem alimentos que contribuem fortemente para a manutenção da pele saudável.
Há alimentos que auxiliam no controle da oleosidade, que retardam o envelhecimento precoce da pele (rugas, sinais de expressão, manchas e outros), que ajudam a combater espinhas e cravos, que favorecem a renovação da pele e que mantêm a firmeza, elasticidade e luminosidade do tecido cutâneo. Entre tantos alimentos que podem ser benéficos para a pele, vamos destacar o papel essencial das frutas.
Quando se fala em alimentação saudável as frutas são indispensáveis no cardápio. O consumo regular de frutas é vital para a manutenção da saúde do organismo e do bem-estar. As frutas são capazes de oferecer um excelente valor nutritivo, pois em sua maioria, apresentam ótimos níveis de vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos, entre outras substâncias benéficas.
Por exemplo, frutas que são fontes abundantes em propriedades antioxidantes podem ser excelentes aliadas da pele. Os antioxidantes atuam em prol do combate aos radicais livres, substâncias que são responsáveis por inúmeros danos ao DNA das células. Entre os efeitos prejudiciais associados à ação dos radicais livres está o envelhecimento precoce da pele, que resulta no aparecimento de rugas e sinais de expressão (pés de galinha e bigode chinês).
As frutas, assim como outros alimentos, têm características especificas, por exemplo, há frutas que apresentam níveis maiores de antioxidantes, portanto, podem beneficiar ainda mais a manutenção da pele. É fundamental conseguir distinguir quais são essas frutas e consumi-las com regularidade.
As chamadas “frutas vermelhas” (roxas, vermelhas escuras e rosas), são as frutas que concentram as maiores taxas de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias em suas composições. Inclusive, há especialistas da área dermatológica que indicam o consumo contínuo de suplementos e sucos à base de frutas vermelhas, em especial, o consumo de frutas vermelhas frescas, ou seja, in natura.
Entre as frutas vermelhas que encabeçam a lista de frutas que são ricas em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, se destacam:




- Acerola: apresenta altos níveis de ácido ascórbico – vitamina C (ultrapassa os níveis da laranja e do limão juntos), além de ser fértil fonte de antioxidantes que favorecem a jovialidade da pele. Por ser rica em vitamina C, a acerola também contribui para a firmeza e elasticidade da pele, pois a vitamina beneficia a síntese de colágeno (proteína essencial para a pele).





- Framboesa: fonte abundante de fibras, antioxidantes, ácido fólico, minerais (cálcio, magnésio, entre outros) e, em especial, fonte de vitamina K (potente antioxidante).




- Oxicoco (Cranberry): fértil em vitamina C (potente ação antioxidante) e rico em nutrientes diversos. A fruta é administrada vastamente pela indústria cosmética, principalmente seu extrato natural, que é utilizado como componente para a fabricação de produtos cosméticos que beneficiam o rejuvenescimento e a manutenção da pele.





- Açaí: fruta rica em propriedades antioxidantes, sendo considerada como uma das frutas que apresentam o melhor perfil de antioxidantes entre as frutas. A acerola também oferece óleos emolientes, bioflavonóides e vitaminas diversificadas.






- Mirtilo (Blueberry): fonte de propriedades antioxidantes e rica em fibras, a fruta mirtilo favorece o processo de rejuvenescimento da pele e beneficia a síntese de colágeno (proteína que promove maior firmeza e elasticidade à pele).




- Morango: por ser rico em vitamina K e vitamina C, o morango exerce poderoso efeito antioxidante e beneficia o combate contra os radicais livres. Além disso, a fruta é fibras e flavonóides. Os nutrientes e substâncias presentes no morango contribuem para a redução das manchas e rugas, além de retardar o processo do envelhecimento precoce da pele. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário