Setor da Tecnologia da Informação cresce no Brasil e demanda especialização - Joana D'arc

Destaques

18 maio 2022

Setor da Tecnologia da Informação cresce no Brasil e demanda especialização



Com a informatização de praticamente todos os setores da economia, a presença do profissional de informática e computação tornou-se imprescindível. No final de 2021, a BRASSCON (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), apresentou um estudo onde somente no Brasil as empresas irão demandar 797 mil novos profissionais de TI até 2025. 
Segundo o coordenador dos cursos da área de TI da EAD Unicesumar, Thyago Bohrer, a crescente demanda tem explicação. “Esses números se explicam porque anualmente existe uma demanda de 159 mil novos profissionais de TI e as universidades conseguem formar apenas 53 mil novos profissionais a cada ano”. 
Ainda de acordo com Thyago, outro fator positivo é que a área de TI já possuía um viés global de profissionais que atuavam de forma remota dos seus locais físicos de trabalho, mas que aumentou após a pandemia da Covid-19. “Isso abriu uma maior gama de oportunidades para os profissionais de TI, que é a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo para qualquer empresa do mundo”.
É o caso do analista de sistemas Paulo Henrique de Oliveira Silva, que era professor de História e decidiu cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas justamente pelas diversas possibilidades de atuação. “Eu sempre gostei de tecnologia e, observando o mercado de trabalho, resolvi investir em uma nova profissão. Isso possibilitou um salto na minha carreira, e hoje trabalho numa empresa muito bem estabelecida”, comenta Silva. 
De olho nessa crescente demanda, a EAD Unicesumar oferece cursos de graduação na área de TI: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Gestão da Tecnologia da Informação, Jogos Digitais, Redes de Computadores, Ciências de Dados e Análise de comportamento e Sistemas para Internet. Além deles, a instituição de ensino também oferta as seguintes pós-graduações: Prática de Metodologias Ágeis, Desenvolvimento de Sistemas com JAVA, Design de UX e Desenvolvimento de Sistemas com Python.



Qualificação diferenciada



Na educação a distância da Unicesumar, um dos grandes diferenciais dos cursos é a experiência dos professores. “Nossos docentes contam com uma formação acadêmica sólida. Além de mestres e/ou doutores, também atuam profissionalmente na área de tecnologia, vivenciando o mercado. Essa característica possibilita realizar a ligação entre teoria e prática e contribui significativamente para a formação dos nossos alunos”, declara Bohrer. 
Os cursos de Tecnologia da Informação são reconhecidos pelo Ministério da Educação com notas 4 e 5, mostrando a qualidade do ensino ofertada pela instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário