O tricô é uma técnica de tricotar um fio de lã de maneira ordenada com duas agulhas para produzir um tecido chamado tricô simples devido à sua textura e propriedades elásticas. Curiosidades sobre tecelagem:Essa técnica pode ter nascido no Egito, onde a tecelagem era feita com a ajuda de osso ou madeira. Jà os belgas trouxeram esse conhecimento para a Inglaterra, onde as mulheres usam para produzir meias e lenços para ajudar sua família durante o inverno. Eles usam seus próprios fios de lã pura. Por isso que o tricô ainda é associado ao inverno.
*Tipos de fios de tricô
Escolher qual fio usar ao tricotar afetará a qualidade do projeto de tricô. Sendo este um problema que nos incomoda, mesmo para quem não conhece a arte do tricô, apresentamos neste texto os principais tipos de fios de lã utilizados, bem como as suas vantagens e aplicações, confira.
* Fio de lã mais comuns
Os fios de lã comuns são de ovelha e carneiro e, consequentemente, são mais macios. Eles podem ser utilizados para qualquer tipo de trabalho tricotado e tudo vai depender da maciez ou rigidez esperados.
Já esses fios são de outros animais e a nomeação varia de acordo com o mesmo. Os principais são:
– Lã de alpaca: são ideais para casacos, moletons e outros trabalhos ‘quentinhos’, visto que essa lã é uma ótima isolante térmica;
– Lã de angorá (coelho): usada para tricotar peças que entrarão diretamente em contato com a pele, como é o caso dos cachecóis e lenços. O toque extremamente leve e suave proporcionado pela lã;
– Lã de mohair: a lã, confeccionada de uma raça específica de ovelha, apesar de suave, é utilizada para peças que não entrem em contato direto com a pele.
*Fios sintéticos
Os fios lã sintéticos são mais usados, por serem baratos e possuem grande variedade de composição . São mais utilizados por iniciantes e para qualquer tipo de trabalho, já que são encontrados em diferentes cores e texturas.Os fios de seda são mais usados para tecidos luxuosos e leves, já os fios de algodão são os preferidos para roupas de calor, infantis ou peças íntimas.Para finalizar, recomendamos sempre o uso de marcas bem renomadas e materiais de qualidade. Além disso, evite o desperdício e sempre que estiver em dúvida faça um experimento com poucas unidades de fio para um primeiro teste. E não esqueça de comprar as agulhas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário