Móveis feitos com madeira de reflorestamento: conheça seus benefícios! - Joana D'arc

Destaques

19 setembro 2021

Móveis feitos com madeira de reflorestamento: conheça seus benefícios!

É através da decoração que expressamos a nossa personalidade. O design, as cores, os tecidos, texturas e móveis escolhidos refletem aquilo que somos. Uma das matérias mais utilizadas na construção e decoração é a madeira, e isso gera uma certa preocupação, porque em muitos casos utiliza-se a madeira nativa ao invés da madeira de reflorestamento. Para um mundo cada vez mais consciente, lojas como a Atelier Clássico decidiram buscar alternativas para preservar a natureza, por isso, peças produzidas com foco na sustentabilidade estão ganhando cada vez mais destaque. 




O reflorestamento é uma prática extremamente importante para que o ecossistema não se desequilibre a cada retirada de vegetação. A madeira de reflorestamento como é conhecida, vem a partir do plantio de árvores que crescem rapidamente, substituindo as árvores nativas da área, que crescem mais lentamente e são de difícil extração. Dessa forma, a madeira reflorestada é obtida através de árvores que são plantadas já com a função de serem extraídas e posteriormente utilizadas. Os benefícios desse tipo de material são: 

Durabilidade: além das peças serem produzidas com madeira de lei, elas ainda apresentam uma resistência que só a madeira possui, ou seja, estarão por anos na decoração da sua casa sem a necessidade de serem trocados e consequentemente, sem gerar mais lixo no meio-ambiente. 

Economia: a madeira sustentável gera uma produção em equilíbrio com o custo de fabricação dos produtos. Eucaliptos e pinus são algumas das espécies mais propensas a oferecer esse custo benefício. 

Espécies mais utilizadas e seus benefícios:




Eucalipto: existem dois tipos que são usados, o grandis e o citriodora. O primeiro tem uma cor clara e avermelhada, apesar de alguns cuidados específicos no desmate, ele tem uma ótima densidade para fabricação de móveis. Já o segundo é mais claro e resistente, portanto fica melhor em acabamentos. 

Araucária: é uma das preferidas da indústria para a fabricação de móveis de madeira de reflorestamento. Suas características são: peso, densidade e cor muito valorizadas. Seu crescimento lento e de alta qualidade a tornam comparável a uma madeira nobre. 

Pinus: uma das madeiras pioneiras nesse tipo de uso, ela é ideal para ser usada em estruturas e no acabamento dos móveis. 

Vocês conheciam a madeira de reflorestamento? Tem algum móvel com esse material?


3 comentários:

  1. São peças lindas e essa consciência ambiental é bom demais
    Abraços,
    Alécia, do Blog Arrojada Mix

    ResponderExcluir
  2. As peças são bastante estilosas e lindas, os benefícios são ótimos, que bom saber que a loja pensa no meio ambiente bjs.

    ResponderExcluir
  3. A madeira de reflorestamento alem da beleza dos móveis traz ótimos benefícios .

    ResponderExcluir