Aplicativo auxilia brasileiros a acompanharem pedido de cidadania italiana - Joana D'arc

Destaques

01 julho 2019

Aplicativo auxilia brasileiros a acompanharem pedido de cidadania italiana


Conseguir o tão almejado passaporte italiano é o sonho de muitos descendentes dos mais de 700 mil imigrantes que chegaram ao Brasil e passaram pela Hospedaria do Brás entre 1887 e 1978. O processo, porém, é burocrático e demorado, podendo chegar a uma década de espera nos consulados. Com o objetivo de auxiliar esses indivíduos a reconhecerem os direitos de seus antepassados de maneira rápida e transparente, a Cidadania4u (www.cidadania4u.com.br) criou uma plataforma e um aplicativo. Neles, as pessoas podem acompanhar todo o andamento do processo de requerimento de maneira transparente em um ambiente 100% on-line.
Por meio do portal do cliente e do app da Cidadania4u, o usuário tem acesso a todas as etapas do pedido e pode visualizar o que está sendo feito em cada uma delas. “Suponhamos que uma pessoa esteja na fase ‘procurar certidão do avô’. Ela poderá acompanhar em tempo real o que é feito, recebendo em forma de notificação toda e qualquer atualização e, por fim, ter acesso aos papéis digitalizados na palma da mão, onde quer que esteja, por meio do app”, afirma o sócio-fundador do negócio, Rafael Gianesini. Ver cada alerta de certidão ou documento encontrado é um estímulo para o descendente não desistir, segundo o especialista.
O primeiro passo em direção ao passaporte vermelho é ter ascendência italiana reconhecida. Não importa a geração; se um brasileiro é descendente, já é possível conseguir a cidadania. “Um dos grandes obstáculos é encontrar e realizar a tradução juramentada dos documentos necessários para dar entrada ao processo. Por isso, temos no corpo de nossa empresa genealogistas, advogados e consultores especializados, que ajudam nossos clientes a localizarem, traduzirem e apostilarem tudo”, explica Gianesini.
Vale lembrar que cada indivíduo terá uma “linha do tempo” com etapas diferentes, de acordo com as informações e documentos já reunidos. Além disso, embora cada consulado italiano no Brasil tenha suas próprias regras, a demora para ser convocado é uma característica quase universal – a espera pode levar mais de uma década em alguns casos, como em São Paulo, onde o tempo médio é de 12 anos. Por outro lado, em Belo Horizonte, esse tempo de espera cai para menos de 1 ano.
“De acordo com a lei italiana vigente, o tempo de espera não pode ultrapassar os 2 anos e, para resguardar nossos clientes em casos de infringência da norma, temos nossa equipe jurídica na Itália”, diz o sócio-fundador. Nesses casos, os advogados da Cidadania4u atuam como verdadeiros divisores de águas, entrando com o processo chamado de “contra fila”, reduzindo o tempo de uma forma dramática e garantindo o reconhecimento da cidadania mais rapidamente.
A Cidadania4u já atendeu mais de mil clientes e, com a chegada do aplicativo, a expectativa de crescimento do negócio até o final do ano é de 30%. O app é gratuito e está disponível para download na Play Store e na Apple Store.
 

Sobre a Cidadania4u


Plataforma que auxilia usuários a adquirirem cidadania italiana de maneira transparente e em um ambiente 100% on-line. A Cidadania4u foi resultado da experiência de seus fundadores, os irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini, ao longo do requerimento de seus próprios passaportes europeus. O negócio conta com profissionais com mais de uma década de experiência no mercado de reconhecimento de cidadania italiana e, junto à tecnologia aplicada, está mudando o cenário para descendentes de italianos no Brasil. www.cidadania4u.com.br.
 
 

6 comentários:

  1. Que beleza esse aplicativo. Espero que consiga se bem mais rápido.

    ResponderExcluir
  2. Essa questão de cidadania é bem burocrática e demorada. Aplicativos tendem a facilitar e ajudar. Ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Que serviço bacana!!!!! deve ajudar bastante já que geralmente essas coisas são uma enorme burocracia

    ResponderExcluir
  4. Nossa, super bacana isso. Não sabia que quem era descendente tinha esse direito. Triste saber que mesmo hoje em dia, esse tipo de coisa ainda é tão burocrático. Esse app veio na hora certa em hehe

    ResponderExcluir
  5. Que super dica, não sabia do app.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir