Sur Lie Nature, da Casa Valduga, é eleito melhor espumante da América Latina pelo Guia Catad'Or - Joana D'arc

Destaques

15 fevereiro 2019

Sur Lie Nature, da Casa Valduga, é eleito melhor espumante da América Latina pelo Guia Catad'Or


A vinícola Casa Valduga inicia 2019 com mais uma grande conquista. O Sur Lie Nature ganhou o título de melhor espumante da América Latina pelo Catad'Or Wine Guide, com 93 pontos. O guia de vinhos teve sua primeira edição esse ano e faz parte da organização do Catad'Or Wine Awards, que completará 24 anos e é considerado o prêmio da categoria mais antigo e de maior reputação da América Latina.
A seleção das bebidas nacionais para o Catad'Or Wine Guide aconteceu entre os dias 11 e 13 de janeiro, quando o idealizador do concurso, Pablo Ugarte, a diretora do Catad'Or, Sofia Le Foulon, e o Master of Wine, o inglês Alistair Cooper, desembarcaram na Serra Gaúcha para conduzir os trabalhos que deram destaque aos produtos do Brasil.
Foram 25 empresas brasileiras que enviaram mais de 200 amostras de vinhos e espumantes para a estreia no guia latino-americano. Os produtos que somaram acima de 89 pontos serão veiculados no guia online, a partir do mês de abril. A inclusão dos rótulos na publicação faz parte da iniciativa do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Outros espumantes que receberam ótima pontuação no Guia Catad'Or foram o Gran Nature e o 130 Blanc de Noir, com 92 pontos. Além deles, o 130 Brut Blanc de Blanc, o 130 Brut Rosé e o Gran Extra Brut obtiveram 91 pontos. Já o vinho Leopoldina Gran Chardonnay D.O. recebeu 92 pontos.

Conheça os produtos premiados pelo Guia Catad'Or:

Casa Valduga Sur Lie

O Casa Valduga Sur Lie é um espumante em sua forma mais bruta, sem dégorgement e consequentemente, sem dosagem pós-dégorgement de licor de expedição. Por não passar por este afinamento, a autólise das leveduras ocorre enquanto a garrafa permanece fechada. Esse é o grande diferencial deste exemplar, ele continua envelhecendo por tempo indeterminado e a decisão de interromper esse processo é única e exclusiva do consumidor, que decidirá o tempo de maturação da bebida, para aprecia-la conforme sua preferência.

Casa Valduga Gran Nature

Esse espumante possui aroma complexo, onde o caráter da evolução se expressa de forma única, remetendo a especiarias finas, podendo também encontrar notas de amêndoas e flores secas. Notas de frutas secas, como figos, complementam o perfil aromático desde espumante. Seu longo período de maturação, proporcionado pela acidez presente, resulta em fantástica cremosidade, sabor amplo e intenso. A fusão de todas suas qualidades faz emergir um espumante de perfil único.

Casa Valduga 130 Blanc de Noir

Elaborado exclusivamente com uvas Pinot Noir de safras especiais, pelo método champenoise, permanece em autólise de leveduras por 36 meses. Possui coloração amarelo palha profundo e um delicado perlage. O bouquet mostra-se autêntico e complexo, com notas de amora e framboesa em perfeita harmonia com as nuances de frutas secas e o delicado toque de flores escuras. A intensidade da Pinot Noir resulta em um espumante robusto, com excelente cremosidade e frescor.

Casa Valduga 130 Brut Blanc de Blanc

Esse espumante é produzido com uvas Chardonnay de safras especiais. Encantador, possui coloração amarelo palha e um fino perlage. Seu aroma revela grande intensidade e elegância, com perfeita harmonia entre as notas frutadas e as finas nuances amanteigadas e de brioche. A delicadeza da Chardonnay se transforma em um espumante único, com muita cremosidade e frescor.

Casa Valduga 130 Brut Rosé

O Casa Valduga 130 Brut Rosé é luminoso, possui coloração salmão, com perlage fino e delicado, formando uma coroa generosa. O bouquet é expressivo, denotando frutas confitadas e licor de cereja, ao longo da degustação as notas de sua maturação revelam amêndoas e brioche. No palato, a sua cremosidade e elegância destacam-se juntamente com a acidez vibrante e suculenta, combinada com o retrogosto evidenciado pelos toques amanteigados.

Casa Valduga Gran Extra Brut

É um dos rótulos mais renomados da vinícola. Criado para homenagear os 130 anos da chegada da família Valduga ao Brasil, o espumante é elaborado pelo método tradicional, com uvas Chardonnay e Pinot Noir de safras especiais, e passa 36 meses em maturação na penumbra das caves subterrâneas. Possui perlage fascinante, coloração dourada e aromas que lembram frutas brancas, frutas secas como amêndoas e um leve tostado que proporciona elegância e complexidade à bebida.

Leopoldina Gran Chardonnay D.O.

Esse vinho branco tem aroma fascinante, com intensas notas de frutas tropicais e maduras como abacaxi e carambola envolvidas por nuances de chocolate branco e baunilha. Este complexo aroma é cedido pela combinação de barricas francesas e romenas, conferindo complexidade e elegância. Na boca é volumoso e potente, revelando todo o seu vigor e caráter devido ao alto conteúdo natural do álcool em harmonia com a fina acidez.

Sobre a Casa Valduga 

Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. Posicionada entre as dez maiores vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga. Mais informações: www.casavalduga.com.br.


4 comentários:

  1. Aaaah, eu amo espumante! Já quero muito experimentar esse, chega me deu água na boca com a sua descrição. =D

    Beeijoos.
    Mayara Drumond.

    ResponderExcluir
  2. Não bebo, mas imagino que deve ser muito bom.... parabéns pelo post, achei super completo.

    ResponderExcluir
  3. olá!
    Adorei sua dica, eu amo espumante. Vou procurar para experimentar
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha o espumante é ma bebida magnífica é uma boa dica pra quem gosta da bebida, bjs.

    ResponderExcluir