Você cuida corretamente das suas joias? - Joana D'arc

Destaques

06 junho 2018

Você cuida corretamente das suas joias?


Comum mesmo é reparar só na hora que você vai sair que aquele brinco maravilhoso de prata que há tempos você não usa está amarelado ou escuro. Na internet, dezenas de dicas duvidosas de como limpar a joia. Então, acaba deixando para outro dia. E a peça continua ali, esquecida. As jovens ourives Júlia Berton e Mariana Yamakawa, proprietárias da recém-lançada marca de joias artesanais Elleven, dão algumas dicas de limpeza e manutenção desses acessórios.
De acordo com elas, em primeiro lugar, é importante saber armazenar a sua peça: ela deve ser guardada separadamente de outras joias ou bijuterias para evitar arranhões. É importante que esse local seja seco e limpo, longe de produtos químicos. “Às vezes, a pessoa guarda as joias em qualquer lugar, no banheiro, por exemplo, que fica com vapor pelo menos uma vez por dia, e a umidade vai prejudicando a peça. Outra coisa que a maioria faz é colocar tudo em uma caixinha. Quando vai reparar, as peças estão arranhadas. O ideal é uma em cada lugar, ou não descartar os saquinhos que geralmente vêm com elas”, explica Mariana. 
Na hora de limpar as peças, a receita da vovó é certeira: água, escova com cerdas macias, sabão de coco e uma flanela. “O mais importante aqui é lavar e depois secar imediatamente, para que a água não fique na peça”, ressalta Júlia. Por isso também, tomar banho com elas não é recomendado. Para evitar sua oxidação, é interessante limpá-las com produtos específicos, à venda no mercado, como o Monzi e Polibril. “Assim que você percebe que a peça está amarelando ou escurecendo, já pode limpar com o produto e uma flanela”, completa. 
Já as joias com pedras exigem mais cuidado tanto no manuseio e conservação quanto na hora de usar. “Peças com pedras não devem ter contato com produtos químicos, perfumes ou cremes pois podem ser danificadas. As pérolas não devem entrar em contato com água corrente nem com outras pedras porque riscam e mancham”, alerta Mariana. 



Vendas online



As joias da Elleven estão à venda pelo site da marca e são entregues em todo o Brasil. A opção pelo e-commerce se dá pela possibilidade de ultrapassar fronteiras e facilitar o acesso às joias. Além da loja virtual, é possível adquirir as peças em feiras pelo País. As duas artesãs são responsáveis também pela criação do site e por todo processo de embalar e enviar pelos Correios. 



Duas amigas e como tudo começou



Júlia e Mariana se conheceram na Faculdade Santa Marcelina, em 2011, onde cursaram Moda. Depois de formadas, decidiram seguir pelos mares da ourivesaria (arte de manusear metais preciosos) e cada uma começou a produzir suas próprias peças, até o dia em que perceberam que juntas teriam mais força. Uniram-se em estilo e técnica e criaram a Elleven, mergulhando de vez na manufatura de joias, com cursos de especialização tanto de ourivesaria como de e-commerce e gestão de negócios. 


Elleven

Joias feitas à mão

Campinas – SP


IG: @elleven.atelie 



Nenhum comentário:

Postar um comentário