Systemic Bilingual investe R$ 4 milhões em plataforma digital - Joana D'arc

Destaques

11 novembro 2017

Systemic Bilingual investe R$ 4 milhões em plataforma digital


Sempre em busca de inovação e técnicas modernas de aprendizagem, o Systemic – primeiro programa de educação bilíngue do país, acaba de investir R$ 4 milhões no desenvolvimento de uma plataforma digital. Em parceria com o governo de Alagoas, a empresa direcionou o investimento para a contratação de sete desenvolvedores de TI, além de equipamentos de ponta e outros materiais. Os novos recursos tecnológicos, além de complementarem de forma motivadora e lúdica o processo de aquisição da língua inglesa, também apoiarão o desenvolvimento pedagógico dos professores. A expectativa é de que a plataforma esteja totalmente disponível aos alunos a partir do segundo semestre de 2018.
De acordo com a diretora do Systemic, Vanessa Tenório, o uso da tecnologia é imperativo nos dias atuais e auxilia todo o ecossistema educacional. “Nosso grande objetivo é aprimorar as iniciativas pedagógicas e promover a inclusão digital. As funcionalidades da plataforma foram desenvolvidas para atender às necessidades de alunos e professores promovendo um aprendizado individualizado e colaborativo, além de um suporte personalizado”, ressalta.

Plataforma digital para alunos e professores

A nova plataforma digital traz benefícios diretos para os alunos por meio do conceito de “gameficação”. “Ao entrar na plataforma, que terá uma interface de jogo, o aluno poderá navegar e expandir seu vocabulário, por meio do conteúdo disponível em inglês. Dividido em fases, o jogo terá temas como o corpo humano, sistema solar, entre outros”, explica Fátima Tenório, diretora do Systemic.
Os alunos ganham uma ferramenta na qual podem realizar diversas atividades interativas, o que aumenta a motivação e o engajamento, e amplia o potencial de colaboração entre os próprios estudantes, permitindo a imersão em um ambiente muito mais lúdico e interessante, fora do contexto de sala de aula. Isso porque a plataforma possibilita que o aluno também jogue em casa, troque experiências com outros jogadores e, consequentemente, aumente a interação com a língua e o tempo de prática, fazendo com que aprenda mais rapidamente.
Para os professores, a plataforma proporcionará uma abordagem ativa e dinâmica para estimular ainda mais a criatividade em comparação aos modelos pedagógicos convencionais. Ao combinar o uso da educação tecnológica com as interações presenciais, os professores conseguem aplicar o conceito de aprendizagem híbrida, integrando as tecnologias digitais ao dia a dia da sala de aula. O Systemic desenvolveu um sistema de monitoramento das aulas para auxiliar o desenvolvimento do professor, corrigindo rotas e orientando-os pedagogicamente. Por meio da plataforma, os especialistas do Systemic conseguem assistir às aulas ministradas, pausar a cena desejada, acrescentar comentários e orientações, capacitando o professor de maneira rápida e eficiente.
A nova ferramenta possui diversas técnicas inteligentes, que ajudam o professor a compreender o perfil de cada aluno, aprimorando a tomada de decisão pedagógica. Vanessa exemplifica: “a plataforma detecta, por exemplo, que uma habilidade de determinado aluno precisa ser aprimorada, para que o professor redirecione os esforços para melhorar aquela situação”. Outro benefício é o fato da plataforma permitir que o aluno ou professor reutilize conteúdos de altíssima qualidade de professores de todo o país. O docente tem acesso aos vídeos de suas aulas, para que possa refletir e aprimorar sua própria prática pedagógica. Além de conter conteúdo padrão do próprio Systemic na plataforma, o professor pode adicionar materiais próprios ou de terceiros. Neste caso, esses conteúdos externos serão de sua responsabilidade e previamente validados pela equipe do Systemic.
Prof. Dr. Ig Ilbert - líder de inovação e pesquisador-chefe do Systemic e um dos responsáveis pelo projeto - ressalta que o objetivo é potencializar a reconhecida metodologia do Systemic por meio da tecnologia. “Além de promover uma aprendizagem de qualidade em grande escala, a plataforma ainda permite utilizar recursos de inteligência artificial para compreender melhor o perfil dos alunos e, consequentemente, aprimorar a própria metodologia”, destaca.
Fátima ressalta que a plataforma digital é fundamental para o desenvolvimento da educação bilíngue. “Sem esse tipo de recurso, o processo de aprendizagem fica exclusivamente restrito à prática durante o período em que o aluno está na escola. A plataforma estimula, inclusive, uma prática colaborativa fora da escola, por meio de projetos em equipe, por exemplo”, diz.

Gameficação é a grande aposta da plataforma do Systemic

O conceito básico da gameficação é utilizar elementos de jogos em contexto de não jogos. No caso de uma plataforma educacional como a do Systemic, o aluno interage com o jogo e, na medida em que evolui, ganha prêmios como armaduras, moedas, entre outras recompensas que o fazem avançar para novos níveis do jogo. Inclusive, é possível que os alunos negociem e troquem seus prêmios no jogo com outros estudantes dentro da plataforma digital. O professor pode criar uma atividade ou qualquer tipo de planejamento, que gera pontos e premiações ao serem finalizados pelo aluno, recursos que ele pode usar no jogo/aprendizado, tudo isso de maneira integrada e atrativa.

Sobre o Systemic

Primeiro programa de educação bilíngue do Brasil, o Systemic Bilingual foi criado em 2002 por duas acadêmicas brasileiras em educação. Amplamente testado e com resultados demonstrados, o Systemic integra o conteúdo das matérias escolares à língua inglesa, permitindo que o aluno alcance naturalmente a fluência no idioma por meio de um sistema de ensino bem estruturado e acompanhado de uma metodologia comprovadamente eficaz. O Grupo Systemic, que também inclui as escolas de idiomas System, tem sede em Maceió (AL) e filial em São Paulo (SP) e conta com mais de 100 colaboradores. Atualmente, o Systemic está presente em 60 escolas em 18 estados brasileiros, levando educação bilíngue a mais de 12 mil alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário