Revestimento externo: Porcelanato é destaque no acabamento de fachadas - Joana D'arc

Destaques

27 julho 2021

Revestimento externo: Porcelanato é destaque no acabamento de fachadas

No mundo da arquitetura e construção, a fachada de qualquer propriedade é, sem dúvidas, um dos elementos que mais chamam atenção em um projeto. E para valorizar essa parte tão importante da obra e garantir um bom resultado final, é fundamental ater-se ao acabamento nos mínimos detalhes.
Pensando nisso, a Villagres traz, em parceria com os arquitetos responsáveis, algumas referências do uso do porcelanato em fachadas residenciais. Confira a seguir.

 

Residência em Catanduva, projetada por João Paulo Corrêa



O arquiteto João Paulo Corrêa recebeu o desafio de desenvolver um projeto onde os proprietários tivessem a sensação de estarem passando férias em Catanduva (SP). As principais exigências dos clientes foram pela integração da área social com a da piscina e pela disposição das suítes no pavimento superior, para que pudessem aproveitar o pôr-do-sol.
O projeto chama atenção pelo visual moderno e contemporâneo. A ampla área externa com piscina cumpre perfeitamente com um dos desejos dos clientes: um lar onde conseguissem realmente aproveitar o tempo em família. 


No revestimento do piso da escadaria externa e da área em torno da piscina foi utilizado o porcelanato Madero Jatobá da coleção Naturale, da Villagres. Com marcas de serra, relevo expressivo e tons quentes, o porcelanato traz um toque rústico ao ambiente. João Paulo conta que as pedras, as cores e o design da fachada foram fundamentais para a escolha do porcelanato no local.

 

Madero Jatobá, da Villagres

 




A abundância de iluminação natural e ventilação também são postos-chaves no projeto: com os quartos localizados no pavimento superior e amplas portas e janelas, a luz solar está presente na maior parte dos cômodos durante todo o dia, proporcionando mais conforto, além, é claro, da brisa fresca do interior, que circula por toda a casa.

 

 
Residência em São José do Rio Preto, por Ana Martinez



A arquiteta e urbanista Ana Martinez, que coleciona projetos realizados por todo o país, recebeu o desafio de projetar a fachada da residência localizada em um condomínio fechado em São José do Rio Preto, São Paulo. As principais solicitações do cliente foram por um visual moderno e imponente.
O projeto levou 10 meses para ser concluído e chama atenção pelas suas formas e dimensões. A combinação entre diferentes elementos e materiais também contribuiu para criação de uma identidade única para a obra.
A utilização do porcelanato no revestimento da área ao redor da porta de entrada, que tem 5 metros de altura, é um dos diferenciais do projeto. Foi aplicado o modelo City Cement, da coleção Metropolitana da Villagres, que traz juntas a essência do concreto e a sofisticação do porcelanato, dando ao espaço a uma atmosfera urbana. De acordo com Ana, o revestimento traz a impressão exata do cimento. “Uma ripa de concreto perfeita! Ninguém acredita ser porcelanato”, enfatiza a arquiteta.

City Cement, da Villagres

 




Outro ponto de destaque é a parede externa de vidro, que em conjunto com os demais elementos da fachada, contribuiu para a composição de um espaço que carrega em si uma face cosmopolita, trazendo um pouco da essência visual dos grandes centros urbanos para a tranquilidade de um condomínio fechado no interior.

 

Sobre a Villagres -

 Com quase 90 anos de história, a Villagres é considerada uma grife quando o assunto é cerâmica. São produtos de alta qualidade e com alto investimento em equipamentos de última geração. Localizada em Santa Gertrudes (SP), todos os processos de fabricação são automatizados. Atualmente conta com aproximadamente 100 linhas que atendem todas as exigências do mercado com requinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário