Leve a arte urbana para dentro de casa, com dicas do Studio Tan-Gram - Joana D'arc

Destaques

09 abril 2021

Leve a arte urbana para dentro de casa, com dicas do Studio Tan-Gram

A arte de Giuliano Martinuzzo trouxe personalidade para o living desse apartamento, projetado pelo Studio Tan-Gram. Foto: Estúdio São Paulo


Irreverente, criativa e com muita personalidade, a arte urbana – ou street art – vem ganhando destaque nos projetos de interiores, deslocando-se dos espaços públicos para levar aos lares muita cor e vida. “Com uma enorme potência estética, a arte urbana é capaz de transformar um ambiente, tornando-se o destaque de um projeto”, opinam as arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada, a frente do Studio Tan-Gram.
A dupla, que adora liderar projetos contemporâneos e com muita personalidade, explorou a arte urbana em diversos ambientes e afirma que não ha barreiras para a urban art na decoração. “Seja com uma pintura, grafitti, lambe-lambe, a arte urbana pode ser incorporada em todo o projeto. O importante é fazê-la estar de acordo com a personalidade de quem mora”, indicam. Segundo Claudia Yamada e Monike Lafuente, ela é capaz de substituir um papel de parede mais tradicional, por exemplo, levando para a parede algo único e personalizado. “Por ser um trabalho artístico e pensado para o apartamento, a arte urbana imprime muito mais força e estilo, se tornando a protagonista do ambiente”, opinam.

A pintura segue a dobra da parede, trazendo cor para o home-office. As arquitetas do Studio Tan-Gram desejaram também disfarçar a porta do lavabo, incorporando-a no meio da arte. Foto: Estúdio São Paulo



Capazes de transitar entre todos os estilos, as interferências de arte urbana dão um toque mais despojado e inusitado para os projetos. “O fato de se desenhar e pintar nas paredes, e não em telas, já traz uma mensagem de algo fora das regras. É uma forma de trazer a cidade, o urbano, para dentro do lar, saindo do óbvio”, apontam as profissionais do Studio Tan-Gram. É uma forma de ter uma peça de arte, literalmente, incorporada em um espaço. “Ela muda as relações óbvias entre paredes e teto, destacando um cantinho do ambiente”, dizem.

Claudia Yamada e Monike Lafuente exploraram a urban art também em ambiente de home-office, com o trabalho de Kalina Juzwiak. Foto: Estúdio São Paulo


Reconhecida mundialmente, a arte urbana brasileira é carregada de cores e traços fortes, cheia de criatividade. “Apesar de ligarmos arte urbana ao estilo mais industrial, por ser contemporânea ela é perfeita para quebrar estilos mais tradicionais, ou dar um destaque em estilos mais modernos”, apontam Monike e Claudia. “Quando usada em projetos de interiores mais descolados, ela reforça a estética de uma forma original e inusitada. Em projetos mais clássicos, ela aparece com toda irreverência e criatividade”, dizem.


Uma cabeceira pode sim receber arte urbana, como mostra o projeto do Studio Tan-Gram. A obra é de Kalina Juzwiak.. Foto: Estúdio São Paulo


Para preservá-la viva por mais tempo no projeto, as arquitetas indicam evitar paredes externas ou que fiquem em espaço de muita passagem, que possam sujar ou riscar com facilidade. A forte incidência solar também pode interferir nas cores da obra de arte, portanto tome cuidado com áreas próximas de janelas. “Com esses cuidados, é possível criar um ambiente com personalidade, estimulante e criativo, que valoriza o talento nacional”, finalizam.

 
Sobre Studio Tan-Gram

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças geométricas capazes de formar até 5 mil formas diferentes. Inspirado nesta pluralidade, versatilidade e criatividade surgiu o nome do escritório, liderado pelas arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada. A arquitetura que concebem e acreditam se estrutura na multiplicidade de soluções, adaptabilidade ao usuário-espaço e renovação de conhecimento contínua. São espaços desenvolvidos para o ser humano e, portanto, cada desafio traz uma solução individual.

 

www.studiotangram.com.br
@studio.tangram
Av. Onze de Junho, n 1070 - Cj. 609 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04041-004
(11) 5571-3304 (WhatsApp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário