Cores alegres e intensas, reaproveitamento e escolhas conscientes dão o tom do projeto assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni - Joana D'arc

Destaques

02 julho 2020

Cores alegres e intensas, reaproveitamento e escolhas conscientes dão o tom do projeto assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni

Peças de cores intensas e estilo retrô foram escolhidas para compor o living do apartamento | Foto: Carlos Piratininga



Com espaço de sobra para abrigar todos os sonhos do casal e dos dois filhos, o apartamento de 187 m², localizado no bairro da Vila Leopoldina, capital paulista, parecia a morada perfeita para a família. Porém, assim que mudaram perceberam que a planta não atendia as necessidades que tanto almejavam. Assim, convocaram a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva seu nome, para comandar a reforma do imóvel.
Quando os clientes compraram o apartamento, os novos moradores não encontraram a disposição dos ambientes conforme a planta original, pois o antigo proprietário já havia empreendido algumas tentativas de reformas. Conforme a nova família chegou, tentaram, sozinhos, dar uma nova cara ao imóvel através das mudanças de alguns acabamentos. “No entanto, o resultado alcançado não deixava o casal confortável nem mesmo para um churrasco entre amigos”, releva Cristiane.

Arquiteta explorou as formas arredondadas e cores intensas para conceber a decoração do living | Foto: Carlos Piratininga



O living foi pensado para que a família estivesse sempre reunida, mesmo quando ao receber visitas. Por isso, a proposta de Cristiane para o living agrega uma lareira ecológica posicionada na mesa de centro. “O fogo aquece e reúne as pessoas”, avalia Cristiane. Na composição do décor, a escolha por um sofá arredondado (Líder Interiores), as poltronas de estilo retrô também da Líder (já eram dos clientes) e o tapete redondo (Santa Mônica) delimitam o espaço em uma atmosfera muito convidativa e destacam as cores despojadas, em uma tradução da personalidade dos moradores. Ao lado, uma charmosa cristaleira espelhada e com espaço para objetos decorativos ainda dispõe do bar e a adega, deixando os convidados à vontade para se servirem.

No home theater, a marcenaria projetada por Cristiane Schiavoni recebe todos os equipamentos que integram o sistema de áudio e vídeo | Foto: Carlos Piratininga



Integrado, o conceito do home theater foi promover o entretenimento com a estrutura completa de áudio e vídeo e um décor que evoca o apreço dos moradores pelos tons fortes. Junto com o confortável sofá azul da Líder (também já era dos clientes) – perfeito para maratonar séries e os filmes preferidos da criançada –, a escultura amarela da artista plástica Rosana Ciotta. “Com o posicionamento da área social, os adultos podem aproveitar o living, enquanto ficam ‘de olho’ nos pequenos diante da TV”, destaca a arquiteta.

Com a integração da planta, a sala de jantar foi disposta na varanda. Além da amplitude, ao abrirem as persianas, a oportunidade de apreciar o skyline de São Paulo | Foto: Carlos Piratininga


Com a reforma, a sala de jantar passou a ocupar o espaço da antiga varanda e, com esta nova disposição, o ambiente recebe desde os jantares mais tradicionais, como também atua como apoio à churrasqueira, que por sua vez está integrada ao espaço social da casa. Nas escolhas, o primor da mesa de jantar azul, combinada à elegância das cadeiras, em seus três modelos diferentes, mantém a proposta elaborada pela arquiteta para a área social. “Na delimitação dos ambientes, trouxe também o cobogó, elemento tão brasileiro que agregou ares de memória afetiva”, reconhece Cristiane.

Bancada revestida com granito preto, backsplash com azulejo retrô e um aparato de churrasqueira profissional | Foto: Carlos Piratininga


Antes da repaginação proposta pela arquiteta, a área da churrasqueira encontrava-se isolada da área social. Com a transformação, tornou-se valorizada: além de equipada para nenhum churrasqueiro botar defeito, ganhou dimensões e uma utilização ainda maior. Perfeita para receber muitos convidados, com o visual do fechamento de vidro e todas as premissas sonhadas pelos moradores, a mesa com quatro posições trazida por Cris foi eleita como local preferido para o café da manhã e refeições rápidas.

Para a mesa, Cristiane Schiavoni utilizou MDF criando um efeito visual interessante | Foto: Carlos Piratininga


Outro ambiente que antes da obra não atendia as necessidades dos moradores era a área de estudos das crianças e eventual home office para os pais. A arquiteta conta que a solicitação foi de um local arejado e agradável para família. Separada da sala de jantar pelo cobogó, a mesa para as atividades foi posicionada com vista para a cidade e o verde das samambaias fixadas no teto contribuiu para uma áurea de bem-estar com a presença do natural em meio à cidade grande. “Sensação de paz é fundamental para fazer as lições de casa”, conta Cristiane com sua experiência materna. Para complementar, a marcenaria entrou em cena para trazer os armários setorizados: materiais de escritório, livros e cadernos ganharam local próprio e deixaram de frequentar lugares improvisados na casa.

Sobriedade do lavabo promove elegância e um outro olhar do convidado | Foto: Carlos Piratininga


O lavabo ganhou nova roupagem e trouxe a monocromia do preto e do cinza em diferentes formatos e texturas com o intuito de produzir um contraponto aos demais cômodos coloridos presentes na área social do apartamento.  Com o corte geométrico da cuba esculpida em pedra (granito preto São Gabriel com acabamento vulcano), os traços foram mantidos no formato da aplicação do revestimento da parede (mosaico de pedra da Mosarte), e o espelho, que seguiu em continuidade até a altura do teto.

Com ampla circulação, a cozinha dispõe de toda estrutura para refeições do dia a dia, bem como menus mais elaborados em celebrações especiais. Eletrodomésticos embutidos e torneira gourmet fazem da cozinha um espaço de chef | Foto: Carlos Piratininga


Na cozinha, que já havia sido alterada pelos antigos habitantes, o projeto manteve a marcenaria, que atendia a estrutura concebida no projeto de Cristiane Schiavoni. Atenta à ergonomia da área de manuseio, a arquiteta substituiu a pedra da bancada pelo Granito Café Imperial (Mont Blanc Mármores), que se alinhou às demais escolhas para o ambiente.

Madeira, tons de cinza e iluminação aconchegante mesclam descanso e delicadeza | Foto: Carlos Piratininga


A suíte máster foi arquitetada como um refúgio do casal. A profissional apostou no duo branco e preto para ‘abraçar’ os moradores com diversas texturas e materiais, além da iluminação (Empório Luz), que concebe uma atmosfera acolhedora. A escolha para a cabeceira é um tanto quanto inusitada e genial: o revestimento cerâmico cinza escuro (Portinari), envolto na profundidade do painel, se destaca pelo seu efeito tridimensional e é ainda mais valorizado pela iluminação indireta incluída.

No dormitório, a marcenaria incorporou a sapateira e o painel para a televisão | Foto: Carlos Piratininga


Vale também destacar a solução da moradora para guardar os sapatos do casal: ao lado da cama, a marcenaria contempla todos os pares e deixou o closet livre apenas para as roupas.

Amplo banheiro master para o casal | Foto: Carlos Piratininga


O banho máster seguiu a mesma paleta de cores do ambiente principal e as diversas texturas quebraram a monotonia e trouxeram conforto ao ambiente. O box dispõe de medidas generosas e, e a pedido da moradora, uma banheira pequena facilita o banho do filho mais novo sem gastos excessivos de água. “Embora pequena, é inegável que trará relaxamento para todos”, diz a arquiteta.


Prateleiras na transversal proporcionaram o clima jovial para a idade do filho mais velho | Foto: Carlos Piratininga


O quarto do filho pré-adolescente precisava contar com layout e decoração versáteis para acompanhar o crescimento do garoto, que está numa fase de grandes mudanças. Como a bancada de estudos ficou na varanda, sobrou espaço para ele receber os amigos com conforto. O jovem tem apreço por coleções, e por isso, a arquiteta investiu em prateleiras para acomodar os objetos mais estimados.

Banheiro do filho mais velho da família | Foto Carlos Piratininga

Para a suíte desse dormitório, a preferência foi por revestimentos neutros e o reaproveitamento consciente seguiu no trabalho de Cristiane. Ao manter a bancada e louças já existentes, o projeto evidenciou os itens coloridos do ambiente.

Clima divertido faz do quarto do caçula seu ambiente preferido | Foto: Carlos Piratinga


Entusiasmado pelos bichos, a arquiteta seguiu o apreço do caçula para guiar o projeto lúdico do dormitório. Assim, nichos na marcenaria em tons neutros posicionam as peças de montar que o pequeno adora.

Nichos em azul e box com porta de correr foram pensados para o momento de vida do menino mais novo da casa | Foto: Carlos Piratininga


Para o banheiro, a arquiteta também preferiu manter a bancada e louças existentes, enquanto os revestimentos foram escolhidos para proporcionar um clima mais divertido ao ambiente. Por fim, a porta de correr no box foi primordial para garantir funcionalidade e conforto ao banheiro do pequeno.





Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.
Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo

Telefone. (11) 3649 4900


@cristianeschiavoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário