Violência doméstica contra mulher aumenta durante a quarentena, diz estudo - Joana D'arc

Destaques

29 junho 2020

Violência doméstica contra mulher aumenta durante a quarentena, diz estudo


O confinamento social faz com que casais passem mais tempo juntos, o que amplia os conflitos familiares. Dados da ONU demonstram que houve um aumento nas denúncias formais de abuso desde que a pandemia começou. 
A Famivita, em seu mais recente estudo constatou que 4% das brasileiras já sofreram violência doméstica nos últimos meses. Considerando 40 milhões de mulheres vivendo em união, são 1,6 milhões de casos só na pandemia. E o mais triste é que conforme o relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, da ONU, o lugar mais perigoso do mundo para uma mulher é a sua própria casa.
Identificamos em nosso estudo que 61% dos casais estão passando mais tempo juntos agora, do que antes da pandemia. E esse pode ser um dos fatores que faz com que a violência aumente. Além disso, a incidência de violência entre os jovens até 24 anos e pessoas na faixa dos 40 anos, é mais alta.
Outro fator, são as brigas. Dentre todos os estados brasileiros, o número de brigas, conflitos e divergências aumentou 27% entre os casais participantes. Os mais jovens e menos estabelecidos estão entre os que mais discutiram desde que a pandemia começou.
Roraima é o estado campeão de brigas e desentendimentos entre casais, com 38% dos participantes. No Rio de Janeiro, 31% dos casais aumentaram o número de brigas, e um dos reflexos, é o percentual de violência doméstica no estado, que é de 4%. São Paulo também teve aumento de 27% nos desentendimentos, e registra 4% de mulheres que sofrem violência doméstica.

3 comentários:

  1. Isso é uma noticia triste, a violência contra a mulher vem aumentando muito, infelizmente a lei parece que não está do lado da mulher, esperamos que essa violência acabe um dia, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste isso, fico mal quando leio coisas como essas.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, alguns casais não tem uma boa relação, a boa comunicação e respeito é a base para enfrentar qualquer problema

    ResponderExcluir