Você já parou para pensar em como os alimentos chegam a sua mesa? E os ingredientes dos produtos que usamos, já refletiu como são cultivados e coletados pelas empresas? São questionamentos que podem não ser tão comuns para grande parte da população, mas são extremamente importantes para entendermos a procedência do que consumimos e a sustentabilidade por trás da cadeia.
Hoje no Brasil, apesar de a maior parcela das pessoas ainda consumirem produtos provenientes de agriculturas convencionais, o mercado orgânico está ganhando cada vez mais força. O destaque desse tipo de cultivo se dá por ele minimizar os impactos no meio ambiente, já que elimina o uso de agrotóxicos, otimiza o uso de recursos naturais e conserva a fertilidade do solo e, consequentemente, produz alimentos e ingredientes mais saudáveis e com uma qualidade superior. Segundo pesquisa realizado pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), em parceria com a Brain — Bureau de Inteligência Corporativa, 1 em cada 5 brasileiros já consome algum tipo de alimento orgânico em média três vezes por semana.
Quando o assunto é cosmético, hoje também há cada vez mais empresas aderindo a tendência, mas é preciso prestar atenção ao rótulo e aos ingredientes. No Brasil e no mundo, não há uma legislação para regular o que é um cosmético orgânico e por isso é importante prestar atenção nas certificações, como selos Natrue, IBD e Ecocert.
Preparamos aqui uma lista de marcas verdadeiramente sustentáveis para você consumir sem medo:
WELEDA
Criada em 1921 por Rudolf Steiner, a Weleda é uma marca suíça de medicamentos antroposóficos e líder mundial em cosméticos orgânicos. Seus produtos são destinados a restaurar o equilíbrio do organismo de forma natural, promovendo a manutenção da saúde, e para o bem-estar físico, emocional e mental para buscar um estilo de vida equilibrado. Desde sua origem, a Weleda tem um compromisso fiel com o meio ambiente e, por isso, adota práticas sustentáveis de agricultura, que visam a conversação e promoção da biodiversidade, e o comércio justo e ético com todos os produtores parceiros. Além disso, os ingredientes das suas fórmulas são provenientes de uma matéria-prima pura e natural e seus produtos não possuem microplásticos e outros derivados de petróleo, sulfato, conservantes e qualquer outro agente químico.
A Weleda é certificada pelo Natrue, selo independente de origem europeia que valida os cosméticos naturais e orgânicos, e no Brasil, pelo IBD, maior certificadora da América Latina de produtos da mesma origem. Além disso, a marca é membro da UEBT (União para o BioComércio Justo), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de recursos naturais com responsabilidade para fomentar o crescimento sustentável do negócio, com desenvolvimento local e conservação da biodiversidade.
ALMANATI
Almanati é uma marca brasileira de cosméticos 100% naturais e feitos com alta concentração de ingredientes orgânicos, que tem como propósito a valorização de toda a cadeia produtiva, o respeito pelas pessoas e meio ambiente, além da busca por modelos inovadores de negócio que inspirem e causem impacto positivo no mundo. Por trás do produto, a Almanati quer revelar toda uma história, que vai desde o agricultor e a importância da terra e da biodiversidade para a vida, até o desenvolvimento, a pesquisa e a criação. Inspirado na Antroposofia, o processo de formulação dos produtos leva em conta aspectos profundos do ser humano, e então busca na natureza matérias-primas que respondam às necessidades que se expressam no nosso corpo físico, em nossa pele. Todos os ingredientes das fórmulas são escolhidos com muito cuidado e critério, e são sempre 100% naturais.
CARE NATURAL BEAUTY
A CARE Natural Beauty, lançada em novembro de 2018, é uma marca de skinCARE colorido natural, orgânica, vegana e sustentável. Todos os produtos são desenvolvidos com o conceito "skinCARE first", o cuidado com a pele vem em primeiro lugar. A marca usa os melhores ativos da natureza em sua máxima concentração para entregar um produto de alta performance - que incluem ácido hialurônico vegetal, esqualano de oliva, antioxidantes da Amazônia, probióticos, entre outros.
A marca, fundada pelas sócias Patrícia Camargo e Luciana Navarro, surgiu com o propósito de transformar vidas por meio do consumo consciente de beleza limpa e tem como pilares: alta performance de seus produtos; sustentabilidade em sua cadeia de produção - sendo 100% rastreada, sem qualquer exploração humana, animal ou ambiental -, e responsabilidade social. Possui certificado do IBD (Ingredientes Naturais e Orgânicos) e, de forma a minimizar qualquer impacto ao meio ambiente, firmou uma parceria com o Selo Eu Reciclo.
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