Revestimentos valorizados pela iluminação: confira as dicas da Yamamura sobre o tema - Joana D'arc

Destaques

25 março 2020

Revestimentos valorizados pela iluminação: confira as dicas da Yamamura sobre o tema

Na última semana, um dos maiores eventos de acabamentos da América Latina movimentou São Paulo com inúmeras novidades. Mais do que eleger um revestimento lindo, é essencial acertar na iluminação que poderá realçar cores, texturas, acabamentos, formatos e detalhes. Para ajudar nessa tarefa, a Yamamura reuniu algumas dicas de como valorizar ainda mais os materiais em pisos e paredes da casa com o auxílio de uma iluminação bem pensada.

Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura (esq.); Projeto de Henrique Freneda (dir.), em ambos a iluminação deu um toque especial aos revestimentos | Fotos: Emerson Rodrigues



Destaque importante: com a luz correta, detalhes podem ser realçados e até mesmo texturas ganham uma nova cara, tudo isso se a iluminação for escolhida e posicionada da maneira adequada. Em revestimentos 3D, por exemplo, com focos voltados para a parede, efeito conhecido com wall washing, os detalhes podem ser percebidos de maneira mais evidente e esteticamente agradável.

Cores & tons: uma regra simples pode ser utilizada, segundo os especialistas da Yamamura. Revestimentos de colorações quentes (amarelo, laranja, ou a própria madeira) são mais valorizados com luzes de temperatura de cor branco quente (2400k a 3000k) e trazem o aconchego necessário.
Já no caso oposto, quando há revestimentos de tonalidades mais frias, como paredes muito brancas ou mármores claros, opte pela temperatura de cor branco frio (5000K a 6500K), que é responsável por realçar cores como azul, verde e o cinza, por exemplo. Já em caso de revestimentos como porcelanatos e papéis de parede, com muitos desenhos e estampas, a iluminação seguirá de acordo com a tonalidade, o acabamento e a textura.

Revestimentos brilhantes: nesses materiais, tenha cautela a respeito da intensidade de luz ou da quantidade de peças colocadas sobre os revestimentos. Quanto mais claros, lisos e brilhantes os acabamentos, mais luz será refletida. Logo, convém avaliar o tipo e a quantidade de lâmpadas conforme o espaço. No caso de dúvidas, os vendedores especialistas da Yamamura, que ficam nas unidades, também podem auxiliar.


Projeto de Dantas & Passos Arquitetura (esq.); Ambiente de Isabella Nalon e Sula Miranda (dir.), ambos com pendentes repletos de estilo para valorizar os acabamentos | Fotos: Emerson Rodrigues


Peças recomendadas: apesar do tipo de luminária não interferir tanto no destaque dos revestimentos, sancas e luminárias de foco são opções curingas sempre recomendadas, pois se tratam de luzes que trabalham primordialmente para realçar superfícies. Pendentes também são bem-vindos porque valorizam detalhes especiais tanto do revestimento como da decoração, compondo uma atmosfera bem leve.

Cuidado em cada ambiente: em espaços de relaxamento, como salas de TV, jantar e de estar, as luzes indiretas funcionam bem e enriquecem o décor. Então, busque por arandelas com temperaturas de cor branco quente (2400K a 3000K). Já para espaços que exijam mais atenção, a exemplo de home office ou cantos de leitura, os spots voltados para o piso ou parede são as opções mais indicadas.

Dica final: o melhor modelo vai variar de caso a caso, conforme o tipo de revestimento e a peça de iluminação. Também deve ser considerado o efeito da luz (direto ou indireto), luz de foco ou geral, além de temperatura de cor, acabamento do produto e Índice de Reprodução de Cor (IRC). A gama de opções é vasta e, para cada caso e uso do espaço, um determinado modelo vai funcionar melhor do que outro.
 

Sobre a Yamamura

Há 47 anos, a Yamamura se destaca no mercado por oferecer soluções completas em iluminação, tanto decorativa quanto técnica, alinhadas à qualidade, preço competitivo e um verdadeiro time de especialistas. Considerada a maior megastore do segmento da América do Sul, a marca conta com um mix de mais de 18 mil produtos, com destaque para os itens exclusivos e importados das linhas de cristais contemporâneos, além de uma grande variedade de lustres, pendentes, arandelas, abajures, luminárias, spots, plafons e ventiladores, sendo ainda referência em LED no Brasil. A marca possui lojas na Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas e São Bernardo do Campo, além da loja online. 
 

Serviço: Yamamura

Loja Online: yamamura.com.br (Para todo o Brasil)
Instagram: @yamamuraoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário