Chega ao Brasil o primeiro teste de aplicação rápida para o diagnóstico da Neuropatia diabética - Joana D'arc

Destaques

21 janeiro 2020

Chega ao Brasil o primeiro teste de aplicação rápida para o diagnóstico da Neuropatia diabética



O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de nações com o maior número de diabéticos. Por si só este é um dado de enorme impacto na saúde pública e na vida das pessoas. E uma das consequências mais graves desta doença é a disfunção conhecida popularmente como “pé diabético”, a manifestação indelével da Neuropatia diabética, que é uma das maiores causas de amputação de membros inferiores nas sociedades modernas, só atrás de incidentes traumáticos, como por exemplo, conflitos armados, acidentes de trânsito e guerras civis. “Dos quase 14 milhões de brasileiros já diagnosticados com diabetes  - ou seja, 8% da população, metade têm potencial para desenvolver a Neuropatia diabética. Estas estimativas de prevalência da disfunção estão amplamente reportadas pelas principais entidades médicas do mundo. Outro recorte alarmante de saúde pública: três em cada dois pacientes que já têm a doença, ou poderão ter, nunca tiveram seus pés examinados”, confirma a dra Hermelinda Pedrosa, e endocrinologista e atual presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, órgão de referência no combate à patologia.   
Os maiores aliados para o tratamento da Neuropatia Diabética são a agilidade na triagem e  a indicação correta de tratamento antes que a doença tenha comprometido profundamente os tecidos nervosos dos membros inferiores. E para integrar estas duas demandas,chega ao país do Neuropad, o primeiro teste para a disfunção submotora e detecção precoce da síndrome do pé diabético. O teste foi especialmente desenvolvido para oferecer resposta categórica em até 10 minutos sobre a prevalência ou não da neuropatia, e poderá ser aplicado no ambiente médico ou na casa de qualquer cidadão brasileiro, pois a sua utilização é extremamente simplificada: trata-se de um selinho de colagem fácil na superfície da pele, similar a um adesivo de ação curativa. “A maior causa de hospitalização entre pacientes diabéticos são as feridas no pé por ulceração. Ao constatar que a maior causa de ulceração no pé é a neuropatia diabética, devemos lembrar que o desenvolvimento da doença pode ser assintomático, entre outras coisas, pela perda de sensibilidade em tecidos dos pés”, ressalta a especialista. 
A responsável pela chegada do teste inovador - e que já está na lista de insumos médicos do NHS - Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido - ao Brasil é a Masters Speciality Pharma, empresa inglesa que auxilia grandes companhias farmacêuticas em questões regulatórias, importação de medicamentos e outros componentes para o mercado de ciências da vida. A entidade atua por aqui  há quase uma década, e agora começa a participar de uma grande operação para democratizar o acesso ao teste de Neuropatia diabética mais simples e rápido do mundo, à disposição do cidadão comum. 



Sobre a Masters Speciality Pharma


Fundada há mais de 30 anos na Inglaterra, a Masters Specialty Pharma é uma empresa farmacêutica internacional especializada na importação de medicamentos licenciados para médicos, hospitais, clínicas e instituições governamentais, com a missão de oferecer acesso a tratamentos essenciais para salvar vidas. No Brasil há quase uma década, a companhia presta auxílio especial para importação e gestão regulatória de soluções médicas para os grandes laboratórios farmacêuticos, em mais de 90 países.  

4 comentários:

  1. Uma Ótima notícia, temos de ter cuidado com o pé diabético, ao mínimo corte pode nunca mais parar e as dores devem ser enormes, devemos informar nos sempre e ir ao médico 😊
    Um beijinho enorme **

    ResponderExcluir
  2. Nao sabia dessa informação. Foi bom saber um pouco mais

    ResponderExcluir
  3. Que interessante. É tão bom ver nosso país receber essas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bom que dá uma resposta em até 10 minutos. É muito bom ver novas tecnologias chegando ao Brasil

    ResponderExcluir