Low Carb e Cetose - Joana D'arc

Destaques

08 novembro 2019

Low Carb e Cetose


Sabemos que nas dietas low carb e cetogênica, o organismo por começar a receber uma quantidade muito baixa de carboidrato, geralmente menos de 50g de carboidrato por dia e por isso, passa a utilizar a gordura que desta vez, começa a ser ingerida em grande quantidade, como fonte de energia.
A este processo natural do organismo, que faz com que a produção de energia se dê a partir da gordura, porque não há mais quantidade de glicose disponível, damos o nome de Cetose.
Desta forma, a cetose pode acontecer devido a períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato (máximo de 20g de carboidrato por dia).
Infelizmente durante este processo, alguns sintomas podem acontecer no corpo e causam um pouco de desconforto. São eles:

Aumento da sede;

Diminuição da fome;

Dores de cabeça e náuseas;

Fraqueza,

Aumento da vontade de urinar;

A boa notícia é que os sintomas são temporários e duram de duas a três semanas.

Apesar da cetose contribuir para a perda de gordura e ao mesmo tempo fazer com que o corpo gere energia, é importante controlar a quantidade de corpos cetônicos no sangue, uma vez que elevadas concentrações podem tornar o sangue muito ácido, explica a Dra. Bruna Marisa, médica, endocrinologista, especialista em emagrecimento, que diz que é necessário que a dieta e o jejum intermitente, sejam acompanhados por um médico ou nutricionista.


Dra Bruna Marisa é médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, atua na área de Medicina Esportiva, Ortomolecular e é Especialista em Emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário