Você sabe quais são os 5 tipos mais comuns de demência? - Joana D'arc

Destaques

12 setembro 2019

Você sabe quais são os 5 tipos mais comuns de demência?


Perda de memória, dificuldade para falar e fazer algumas atividades, confusão mental e alterações de personalidade podem ser indícios de demência. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos dessa doença vai triplicar e atingir cerca de 152 milhões de pessoas até 2050 em todo o mundo. E o diagnóstico precoce é fundamental para eleger o melhor tratamento, cirúrgico ou não cirúrgico, e garantir mais qualidade de vida para quem é acometido por essa condição.
"Embora não exista cura, há opções terapêuticas bastante eficientes que ajudam a retardar a evolução da doença. Por isso, é importante a avaliação e o acompanhamento médico, além de manter uma dieta balanceada, a prática de atividades físicas, não fumar e estimular o cérebro por meio de leitura e de outras atividades que mantenham esse órgão ativo para diminuir as chances de desenvolver a demência", explica Júlio Pereira, neurocirurgião da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O especialista relaciona os 5 tipos mais comuns de demência:


Alzheimer: doença neurodegenerativa que afeta as funções cognitivas (memória, atenção, linguagem e percepção) e interfere na personalidade e no comportamento da pessoa. Há perda de memória recente.

Demência vascular: geralmente acomete pessoas que apresentam fatores de risco vascular como hipertensão, diabetes e acidente vascular encefálico (AVE). É mais comum em homens acima dos 70 anos de idade.

Demência frontotemporal: costuma afetar a personalidade, o comportamento, o raciocínio e a atenção. Em muitos casos, a linguagem é mais prejudicada do que a memória. Mais comum em mulheres, o primeiro sinal dessa doença é uma crise de depressão tardia. Em seguida apresenta distúrbios comportamentais, como desinibição, falta de higiene pessoal, agressividade e desatenção, além de alterações na fala.

Hidrocefalia crônica do idoso (HPN): os principais sintomas são dificuldade de locomoção, descontrole urinário e perda de memória. Essa doença é causada pelo acúmulo de líquor, um líquido responsável pela proteção do sistema nervoso central e pela manutenção do metabolismo cerebral, nos ventrículos do cérebro.

Demência senil: é a perda progressiva e irreversível da memória, raciocínio e linguagem, apresentando dificuldade de reconhecer pessoas e objetos.

Para falar mais sobre este e outros assuntos, a BP possui um time reconhecido de profissionais atuantes em várias especialidades médicas. Não deixe de nos procurar quando necessitar de uma fonte médica para sua pauta.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.


Nenhum comentário:

Postar um comentário