Médico alerta: casos de varizes aumentam em época de altas temperaturas - Joana D'arc

Destaques

17 setembro 2019

Médico alerta: casos de varizes aumentam em época de altas temperaturas


Os dias mais quentes são praticamente sinônimo de felicidade. As pessoas vestem roupas mais leves e o bom humor costuma a reinar. Mas, em relação a saúde, devemos tomar alguns cuidados. Se durante o calor você está sentindo suas pernas mais pesadas, inchadas ou doloridas, fique atento! Esse quadro pode ser indícios de varizes. E o que é isso? A dilatação das veias, que prejudica a circulação do sangue, e afeta a parte mais superficial da pele, principalmente nas pernas e pés.
Dr. Robert Guimarães, especialista em cirurgia vascular, endovascular e angiorradiologia explica mais sobre este fenômeno, seus sintomas, prevenções e tratamentos. “As varizes se acentuam nas épocas mais quentes do ano, pois as altas temperaturas provocam uma grande expansão nos vasos sanguíneos, dificultando a passagem de sangue entre nossas veias, causando problemas circulatórios, formigamento, desconforto, ardência, câimbras, coceiras e descoloração no lugar afetado”, explica o especialista.



O tratamento pode ser feito por cirurgia ou pelo método da escleroterapia (queima dos vasinhos das varizes), já que a doença não tem cura. A drenagem e massagem, também são recomendadas, pois aumentam a circulação sanguínea.
Guimarães também diz que manter hábitos saudáveis nos ajuda a prevenir e cuidar deste mal. “O jeito como levamos nosso estilo de vida influencia muito em nossa saúde. Se hidratar, praticar exercícios e alongamentos diariamente, evitar saltos e sapatos apertados, não fumar, manter uma alimentação balanceada e sustentar seu peso são dicas fundamentais para precaver essa e outras doenças”
Além de ser uma preocupação estética, as varizes podem causar graves problemas de saúde, como a flebite, uma inflamação que se não for tratada, ou levar à trombose, que é a formação de um trombo ou coágulo no interior de um vaso sanguíneo em partes inferiores do corpo e que mais tarde pode afetar o sistema cardiovascular, ocasionado um AVC.



“Sabemos que a maior parte da população deixa de fazer exames gerais por acharem que a saúde está perfeita ou por colocarem a culpa na falta de tempo. Porém, ter este cuidado é primordial, uma vez que doenças como essas podem ser curadas se forem tratadas previamente. Por conta disso, não deixe de procurar um médico vascular”, alerta o doutor.

6 comentários:

  1. Não sabia que as varizes aparecem mais na época de temperatura alta, é até um alerta pra nós, com certeza proucurar um médico é essencial bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi,tudo bem ?

    Nossa muito bom achar um post desses por aqui, ainda mais se for completo. Minha mãe já teve problemas com varizes, mas agora deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Oi que texto ótimo... as minhas pernas doem e incham muito... durante o dia sabe... acho que vou procurar um médico

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ótimas dicas, vou me cuidar nesses dias quentes para não sofrer.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. nossa eu não fazia ideia disso.
    o jeito é redobrar o cuidado e repassar a informação kk.
    obrigada♥

    ResponderExcluir
  6. Todo cuidado é necessário né vdd rs.
    Sempre estar em dia com a nossa saúde, ainda mais sendo no inicio pra ter um bom resultado.
    Excelente post!
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir