Descubra como escolher o perfume ideal para você - Joana D'arc

Destaques

14 agosto 2019

Descubra como escolher o perfume ideal para você


Parte do nosso estilo e marca pessoal, o perfume é um reflexo da nossa assinatura. Por isso, na hora da escolha de uma fragrância, é importante que alguns aspectos sejam levados em consideração, principalmente pela grande variedade de perfumes disponíveis no mercado. Pensando nisso, Olindo Caverzan Junior, diretor da Água de Cheiro, pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria, separou algumas dicas para quem busca encontrar a fragrância perfeita.

Família olfativa

De acordo com o especialista, existem oito principais famílias olfativas: Cítrica, Cologne, Floral, Frutal, Fourgère, Amadeirada, Chipre e Oriental. São elas que determinam a característica mais marcante da fragrância. “Ainda que as composições mais complexas tenham mais de uma família, conhecer qual delas é mais agradável para quem vai usar é essencial para a escolha do produto”, conta.

Pirâmide olfativa

Depois de identificar com qual família tem mais afinidade, o próximo passo é entender que cada nota é sentida pelo olfato em um momento específico. Carvezan explica: há três divisões para a pirâmide olfativa, que são relacionadas ao tempo de aplicação na pele: as notas de saída, responsáveis pela impressão inicial, são as mais leves e voláteis; as notas de corpo, dão a personalidade e expressam o tema da fragrância; e as notas de fundo, que são pouco voláteis e as últimas a serem sentidas.

Teste na pele

Tão importante quanto saber a estrutura olfativa antes da compra, é necessário provar o perfume, já que o cheiro pode variar de acordo com a pele de cada pessoa. “Uma mesma fragrância muda muito de uma pessoa para outra, dependendo do tipo de pele, alimentação, estilo de vida, entre outras coisas”, explica. 

Tempo entre as provas

É natural querer provar muitos perfumes para concluir a decisão de compra, com isso o olfato fica saturado, dificultando a percepção real do cheiro. “Por isso, o ideal é que a experimentação se limite a sete fragrâncias, sendo duas a três na pele”, aconselha o Carvezan.   



Sobre a Água de Cheiro

Fundada em 1976, em Belo Horizonte, a Água de Cheiro é pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria. Responsável pela criação de grandes clássicos da perfumaria brasileira, como Absinto e Água Fresca, a marca é reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. Com 140 unidades e mais de 400 produtos em seu portfólio, Água de Cheiro trabalha com linhas próprias e produtos fashion brands mundialmente conhecidas. Ao longo de toda a trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais de sua história. https://www.aguadecheiro.com.br/

6 comentários:

  1. Oi,tudo bem ?

    Amo as postagens desse blog, muito bom encontrar posts assim. Gostei bastante , além de ter boas dicas e saber a melhor forma para escolher um perfume a postagem está bastante completa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia que a pele influenciava no cheiro.. achei que fosse igual em todo mundo kkk. Eu amo perfumes mais florais e os suaves.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei as dicas vou levá-las comigo pra comprar o próximo perfume, pq eu geralmente nao testo na pele eu compro mais pq gostei do cheiro KKK acho que a maioria é assim né ?? Belo post linda, bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Adoro perfumes e minha família olfativa preferida é a floral/frutal. Já tive vários perfumes da Água de Cheiro, gosto muito da marca!

    ResponderExcluir
  5. Dicas maravilhosas que vão ajudar demais na hora de escolher um bom perfume. Eu já havia percebido que realmente a fragrância varia muito de acordo com cada pele... isso é muito interessante, não é? Adoro perfumes e achei super útil as suas dicas sobre como escolher um perfume ideal para dar ainda mais personalidade à nossa marca pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Lendo a postagem lembro de um perfume usado por uma amiga que eu adorava, quando experimentei ficou horrível na minha pele. Muito legal as dicas.

    ResponderExcluir