Riscos de parada cardíaca pode aumentar durante a prática de atividade física no inverno - Joana D'arc

Destaques

16 julho 2019

Riscos de parada cardíaca pode aumentar durante a prática de atividade física no inverno



Quem sofre de problemas no coração ou pressão alta precisa de cuidados especiais para a prática de atividades físicas, e a cautela deve ser ainda maior durante o inverno. Nos dias frios, os vasos sanguíneos tendem a ficar naturalmente mais contraídos, o que compromete a circulação. Assim, o sangue oxigenado tem dificuldade de chegar ao coração, fazendo com que o músculo cardíaco precise trabalhar mais para cumprir sua função de maneira adequada. Com vasos mais estreitos, aumenta também a pressão arterial, sobrecarregando ainda mais o coração.
Durante o inverno, a mortalidade por doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio pode ter um aumento de até 30%, de acordo com dados da American Heart Association. Nesta época do ano aumentam as chances de desencadear problemas cardíacos, poiso coração trabalha em um ritmo mais acelerado. Por isso é fundamental que os praticantes de atividades físicas que possuem fatores de riscos à problemas cardiovasculares como tabagismo, pressão alta, diabetes, colesterol alto tenham cuidados redobrados nesta estação.
De acordo com Dr. Nabil Ghorayeb, cardiologista e médico do esporte do HCor, antes de iniciar a prática esportiva, os exames cardíacos devem ser feitos em qualquer época do ano, pois estes exames ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. "Quando já existem fatores de riscos como obesidade, diabetes ou a pessoa é fumante, é aconselhado que sejam realizados exames para observar se existe algum problema no coração", afirma.
Sabe-se que no inverno ocorre um aumento significativo da incidência de algumas doenças. Em geral são as chamadas infecciosas (por vírus e bactérias), porque há uma diminuição da imunidade do organismo em consequência do frio. Elas são consideradas perigosas para crianças, idosos e também para os portadores de doenças do aparelho circulatório, como pressão alta, doenças das coronárias (angina, infarto, cirurgias cardíacas ou angioplastias), além de doenças crônicas, como o diabete por exemplo.
Pratica de atividades físicas no inverno e cuidados com o coração: "O corpo humano tem sua temperatura normal de 36,5ºC. Se baixar disso, o metabolismo fisiológico deixa de produzir energia suficiente para manter a temperatura interna do corpo, levando a sérias consequências como a coordenação motora que se torna deficiente, além do risco de parada cardíaca que, se não for atendida em minutos, pode ser fatal", explica Dr. Ghorayeb.
O esportista que se exercita no inverno deve saber que no rosto, mãos e pés estão os mais sensíveis sensores de temperaturas, justamente onde devemos nos proteger mais das baixas temperaturas.
"No inverno, exercícios físicos são recomendados entre 20ºC e 25ºC e devem ser feitos com cuidado. Pelas possíveis dificuldades respiratórias das baixas temperaturas e vento frio, recomendamos o aquecimento muscular, intensificando os exercícios progressivamente. O ideal é utilizar as vestimentas adequadas (mãos, pés e rosto) para se proteger da perda rápida de calor que ocorre durante a atividade física, além da ingestão de líquidos", finaliza Dr. Ghorayeb.



4 comentários:

  1. Passada! Eu não sabia dessa informação! Realmente,precisamos de cuidados no inverno quando temos problemas de saúde para fazer exercícios.

    ResponderExcluir
  2. Eu soube disso quando comecei a treinar em academia e via que na época do frio, os idoso passavam muito mal.
    Sempre bom ficar em alerta e fazer logo os exames para prevenir qualquer doença cardíaca.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu não sabia dessa informação! Valeu pelo post, vou ficar mais atenta e avisar os amigos.

    ResponderExcluir
  4. Este post vem numa altura em que até tenho pensado nisso quando estou nas máquinas de cardio no ginásio. Pois oiço falar de pessoas muito novas, na casa dos 30 anos, a terem ataques de coração durante o exercício físico. Este post chamou-me a atenção para fazer exames com mais regularidade. Obrigado.

    ResponderExcluir