Ferida na boca que não cicatriza há mais de duas semanas e rouquidão permanente podem ser sinais de câncer na cavidade oral - Joana D'arc

Destaques

05 julho 2019

Ferida na boca que não cicatriza há mais de duas semanas e rouquidão permanente podem ser sinais de câncer na cavidade oral


Feridas na cavidade oral que não cicatrizam, o aparecimento frequente de aftas e rouquidão por mais de duas semanas podem indicar a presença de câncer de cabeça e pescoço, quinto tipo de tumor mais incidente no Brasil. Segundo estimativas do INCA ( Instituto Nacional do Câncer) cerca de 15 mil novos casos da doença devem ser registrados no país até o final deste ano. Desde 2014, sociedades médicas ao redor do mundo instituíram o Julho Verde, mês da campanha Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da enfermidade. 
De acordo com o cirurgião de cabeça e pescoço do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Flávio Carneiro Hojaij, adultos com mais de 55 anos, estão entre a população mais acometida pela doença, quando associado ao tabagismo e ao consumo excessivo de bebida alcoólica. No entanto, nas últimas décadas, esse tipo de câncer vem crescendo entre adultos mais jovens, com idade entre 35 e 45 anos, independente de fumarem ou beberem em excesso. A junção de cigarro e bebida aumenta em até 20 vezes os riscos do desenvolvimento de tumores de cabeça e pescoço. 
O especialista alerta sobre a importância da observação frequente da boca, garganta e pescoço. "Devemos adquirir o hábito de realizar o autoexame da cavidade oral. Ao escovar os dentes, é importante investigar se há a presença de feridas na parte interna e externa da boca. Dor de garganta sem motivo aparente e pequenos caroços na região do pescoço podem indicar a presença de nódulos", afirma Hojaij.

HPV e Câncer de Cabeça e Pescoço


O HPV (Vírus do Papiloma Humano) se tornou um preocupante fator de risco para novos casos da doença, principalmente entre a população jovem e sexualmente ativa, que pratica o ato sexual sem proteção. Dados do INCA estimam que cerca de 7% da população brasileira tem HPV oral, aquele transmitido por relação sexual sem preservativo.
Para prevenir o câncer de cabeça e pescoço é importante manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, conservar uma higienização bucal correta, consultar-se anualmente com o dentista e abandonar o tabagismo. O consumo de álcool deve ser feito com moderação e deve-se usar camisinha ao praticar sexo oral. 

Diagnóstico e tratamento


O diagnóstico precoce é um importante aliado do tratamento. "Mais de 95% dos tumores de cabeça e pescoço podem ser tratados de forma simples, se forem diagnosticados em estágios iniciais. Quanto mais precoce o tratamento é realizado, menos agressivo e mais eficaz ele é, deixando menos sequelas", diz o especialista. 
A conduta do tratamento deve ser individualizada, de acordo com cada caso. Entre as opções estão cirurgia, radioterapia ou ambos, associados ou não à quimioterapia.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz


Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, a Instituição completará 122 anos em setembro de 2019. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitaloswaldocruz.org.br/




8 comentários:

  1. Olá , e sempre bom ter essas informações , diagnóstico precoce é um importante aliado para o tratamento.

    ResponderExcluir
  2. O que se torna mais eficaz ao tratamento é o diagnóstico precoce! Daí a importância de prestarmos atenção nos sinais que nossos corpo transmite, não é verdade?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Com essas coisas não se brinca, ao menor sintoma que aparecer iguais os citados no post, deve-se procurar um médico urgente, pois quanto mais cedo detectado o câncer, mais fácil é sua cura.

    ResponderExcluir
  4. Ola tudo bem...
    Post muito util pois todos devem passar por acompanhamento medico desde cedo..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. É preciso cuidar os sinais de alerta que o corpo nos dá para prevenir e iniciar o tratamento cedo. Post bastante útil.

    ResponderExcluir
  6. um diagnostico precoce pode evitar mal maior, é importante estar atento aos sinais.
    Parabéns pelo post, podes ajudar muitas pessoas

    ResponderExcluir
  7. Que post útil. As pessoas muitas vezes não devem prestar atenção aos sinais

    ResponderExcluir
  8. É necessário estar alerta e se cuidar .Cancer é sério!

    ResponderExcluir