WhatsApp: o grande aliado das vendas diretas - Joana D'arc

Destaques

07 março 2019

WhatsApp: o grande aliado das vendas diretas


A popularização das redes sociais e principalmente dos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, impactaram diretamente o setor de vendas diretas e aproximaram empreendedores independentes e consumidores.
Dados do próprio WhatsApp mostram que no Brasil há mais de 120 milhões de usuários ativos do aplicativo. Outro estudo apontou que de um universo de 2 mil entrevistados, 96% usavam o WhatsApp. Destes, 93% utilizam o aplicativo todo o dia.
Para algumas empresas de vendas diretas, o WhatsApp já corresponde a cerca de 80% do volume de vendas, ou seja, estes números comprovam a tese de que o aplicativo já é usado como ferramenta fundamental para alavancar vendas, mas ainda há um enorme mercado em potencial a ser explorado.
“A tecnologia já é usada como aliada da força de venda e a tendência é que o uso do WhatsApp cresça cada dia mais. A facilidade proporcionada pelo aplicativo traz ainda mais praticidade ao setor”, fala Adriana Colloca, presidente executiva da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas).
A venda direta continua sendo feita por meio do relacionamento. A confiança entre empreendedor independente e consumidor segue como ponto-chave da venda, mas o WhatsApp proporciona facilidade na comunicação e praticidade no contato com os clientes.
Como toda ferramenta de trabalho, o aplicativo requer alguns cuidados básicos para garantir seu uso satisfatório.

Veja 5 dicas para usar o WhatsApp como aliado das vendas diretas:

Bom senso – ninguém gosta de ser bombardeado com informações invasivas. Tome cuidado com as ofertas enviadas para não sobrecarregar o consumidor.

Conteúdo – oferecer o produto por oferecer não é mais a estratégia correta. Disponibilize também conteúdo informativo como vídeos e áudios com os benefícios dos produtos ofertados.

Atendimento – o foco da relação continua sendo o cliente, por isso o atendimento deve ser personalizado e único.

Agilidade – o WhatsApp pede que as respostas sejam rápidas, claras e eficientes. Se o consumidor entra em contato por meio do aplicativo, ele busca uma informação com rapidez.

Disponibilidade – como os ganhos no setor de vendas diretas são proporcionais ao esforço empreendido, a flexibilidade de horários pede que o empreendedor independente esteja disponível no horário que o consumidor desejar.

Além de facilitar o processo de venda, o WhatsApp agiliza o contato de líderes com os participantes das equipes e muitas vezes é usado para transmitir materiais de treinamentos que são ministrados por meio da internet.
Congresso Nacional de Vendas Diretas – Principal evento do setor, o encontro acontecerá no dia 7 de maio, no Vila Blue Tree, em São Paulo. Entre os temas que serão abordados estão as tendências no mercado de vendas diretas e a tecnologia como aliada. Para mais informações, acesse o site: congressonacional.abevd.org.br

Sobre a ABEVD

Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas reúne mais de 40 associadas. Contribui para o desenvolvimento do mercado brasileiro de vendas diretas, defendendo seus interesses, promovendo a transparência entre empresas e estimulando as melhores condições para a entrada de novos empreendedores em busca de boas oportunidades de negócios e crescimento. Tem a seriedade, a ética, a reputação e a representatividade como atributos primordiais em seu trabalho junto à sociedade. É afiliada à World Federation of Direct Selling Associations, entidade que tem as maiores empresas mundiais das vendas diretas como participantes.



5 comentários:

  1. Super dicas, vou tentar aplicar.
    Torcendo para dar certo.

    ResponderExcluir
  2. Olha.. já intermediei uma compra pelo whatsapp.. mas geralmente prefiro site pois tem histórico de compra, etc.. mas é o futuro batendo a porta!

    ResponderExcluir
  3. Menina, é a tecnologia usada a favor né? Eu nunca tentei vender um produto, mas, costumo vender serviços de certa forma. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  4. Eu regularmente vendo online no aplicativo WhatsApp plus e também minha equipe de vendas trabalha neste aplicativo. O que você pensa quando baixa o whatsapp plus techbigs e experimenta mais recursos deste aplicativo?

    ResponderExcluir
  5. Whatsapp plus is really very helpful to sale the product easily and best thing is that you can organised all the the chat in whatsapp plus easily.

    ResponderExcluir