AS CORES DE BATOM IDEAL PARA CADA TOM DE PELE - Joana D'arc

Destaques

11 agosto 2016

AS CORES DE BATOM IDEAL PARA CADA TOM DE PELE


Ícone de beleza universal, o batom vermelho é uma das maquiagens favoritas das mulheres desde que surgiu.
As maquiagens que estão nas passarelas são o que há de mais atual no mundo da beleza para as mulheres que gostam de investir em novos looks, efeitos e cores na pele. Um dos ícones que toda temporada chama a atenção delas é o batom, item que não sai da boca das fashionistas.
Os batons têm mais de 5000 anos de história embelezando as mulheres de todas as épocas, produzidos, inicialmente, com materiais naturais, como pedras preciosas, algas e beterrabas, o que dava tons de brilhante, vermelho e vinho aos lábios femininos. Depois de um período esquecido, o batom vermelho, ainda bastante primitivo, voltou com tudo na Inglaterra do século XVI, acompanhado de uma face branca como a realeza britânica, mas acabou causando tanto furor que foi marginalizado. Só em 1884 é que os franceses, os mesmos que dominavam a arte da perfumaria, conseguiram desenvolver um item parecido com o que existe hoje, a partir de óleos e ceras.
Depois que essas maquiagens começaram a se popularizar, o universo feminino nunca mais foi o mesmo! Já houve fase em que o rouge enlouquecia as mulheres, depois foi a vez dos vermelhos intensos, boca apagada típica da década de 60, muitas camadas de gloss para lábios volumosos, contornos escuros e marcados até que finalmente o make ganhou a liberdade para ser da cor que a mulher se sentir bem!
Para que elas fiquem tão lindas quanto as modelos que desfilam nas passarelas, antes de aplicar a cor nos lábios, é preciso cumprir alguns rituais de beleza especiais para essa parte do rosto. Assim, a boca deve passar por uma esfoliação suave uma ou duas vezes por semana, deve estar sempre protegida cos raios solares e também hidratada, pelo menos três vezes por dia. Durante a aplicação do batom, é melhor começar pelo centro do lábio inferior, depois superior e por último os cantos, sem passar várias vezes no mesmo lugar para que não fique uma camada espessa e grosseira no visual. O excesso pode ser retirado das laterais com o cotonete seco ou com os próprios dedos. O velho truque de dar um “beijo” no lenço de papel também é indispensável para que a cor permaneça por mais tempo. Uma última olhada no espelho confere se não ficou nenhum resquício nos dentes na hora de sorrir.


O BATOM DA TEMPORADA PARA A SUA PELE 

As tendências em maquiagens na temporada de inverno trouxeram muitas novidades para os delicados lábios femininos. Os tons escuros dominam, em texturas que variam entre o cintilante, que hidrata e garante o efeito “bocão”, o tradicional cremoso, de boa cobertura, o líquido de efeito mate, que resiste até a beijos intensos, e o novo translúcido, que realça a cor natural da boca ou destaca outros batons.
Para atingir o equilíbrio perfeito entre a beleza e as preferências pessoais, é preciso ajustar a cor do batom à cor da pele feminina: quanto mais próximo do tom natural do lábio, mais chances o cosmético tem de realçar os atributos da mulher. É por isso que nem sempre o batom incrível da amiga cai bem quando é a sua vez de passar!
Para compreender qual é a cor que vai fazer você vibrar, é preciso saber que as peles...


BRANCAS

Elas se adaptam melhor a tons que não são muito carregados, mas, se a ideia de sobrecarregar o make for intencional, o exagero também funciona bem para as branquelas. O rosa fica ótimo para elas: o nude vira uma cobertura natural, o vermelho também pode ser puxado para este tom para não deixá-la pálida demais; já o roxo, um dos hits da temporada, fica melhor se for bem vibrante, acompanhado de olhos acobreados ou alaranjados, pois cores que se complementam estão em alta. Para o controverso batom preto ficar compatível com esse tom de pele, é só investir em um visual roqueiro, com olhos bem marcados pelo delineador e muitas camadas de rímel. Quem já tem as bochechas destacadas naturalmente não precisa de blush para os visuais carregados, apenas para colorir no dia a dia.


AMARELAS

Do tipo oriental, esse tom vai bem com cores batons de cores quentes. Assim, ao invés de um rosa nude, elas podem usar o rosa antigo e magenta para criar contraste com o maravilhoso tom de pele amarelado. Para os tons sensuais de vermelho, a melhor escolha é por aqueles que têm um fundo de dourado, como o cobre ou o bronze; elas também podem usar o laranja nos lábios sem medo de parecer over, pois a cor ficará discreta sobre a pele amarelada ou bronzeada. A cor roxa também pode ser vibrante e combina bem com tons de marrom café nos olhos, ou, se a intenção for ousar no make, um ameixa será um sucesso para os lábios das orientais.


NEGRAS

Há peles com diversas variações de tom, e, por esse motivo, o batom nude perfeito pode ser difícil de encontrar, já que eles podem ser tanto de tons marrons ou corais, dependendo da beleza da cor da pele. O rosa pode ser bem marcante, como tons de pink quentes ou frios, e o vermelho é uma das cores que mais destacam os tons de pele negros. Para essa cor, ficam muito bem tons fechados ou abertos e também o vinho bem escuro, tendência da estação. O preto também deve ser usado com cautela, pois quanto mais escura a pele, mais chances de ficar carregado demais. Tons de verde, azul ou roxo escuros complementam a paleta de maquiagem para as negras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário