Com narração da cantora paraense Dona Onete, produção criada e dirigida pelo duo Couple of Things conta a história de sonhos que cabem na maior noite possível de se viver
Na hora exata que começa o solstício de inverno nesta quinta-feira, dia 20/6 às 17h51, estreia no YouTube o curta-musical “Solsticio”. Com criação e direção do duo Couple of Things e narração da cantora paraense Dona Onete, o filme conta a história de sonhos que cabem na noite mais longa do ano. A partir das 17h51 desta quinta-feira o filme estará disponível para o público em youtube.com/coupleofthings.
Praticamente sincronizado com a estreia online do filme, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) realiza a estreia presencial e gratuita da obra nas telonas: às 19h nesta quinta (20/6). Na sequência da exibição de “Solstício” será realizado um bate-papo do público com os diretores e os artistas Raidol, Karen Francis, Anna Suav e Iris da Selva - artistas gentilmente trazidos pela Secretaria de Estado de Turismo do Governo do Pará.
A obra é formada por três videoclipes de músicas inéditas dos artistas amazônidas Raidol feat. Viviane Batidão, Karen Francis feat. Anna Suav e Iris da Selva feat. Mestre Lourival Igarapé. Filmado em Belém (PA), “Solstício” é um projeto cinematográfico colaborativo realizado de forma voluntária por todas as pessoas envolvidas.
“O curta-musical conta a história de um sonho narrado por Dona Onete: quando na noite de solstício - evento astronômico quando se tem o menor dia do ano e quando a noite tem maior duração - ela sonha que é a Lua. E lá de cima, naquela noite sem fim, ela dá luz a muitas histórias. É um sonho sobre vida, revoluções pessoais, conservação do meio-ambiente, presente e futuro”, diz Leo Longo, do duo Couple of Things.
“‘Solstício’ fala sobre sonhar e imaginar mundos possíveis e impossíveis, e, também, que a realidade que queremos depende, antes de qualquer coisa, da nossa imaginação. A própria forma como esse projeto foi viabilizado é também fruto de um sonho sobre processos mais humanizados, coletivos, e menos orientados monetariamente”, acrescenta Diana Boccara, do duo Couple of Things.
O curta-musical ‘Solstício’ foi totalmente filmado com o iPhone 15 Pro Max. Para realização e finalização, o duo Couple of Things decidiu usar apenas softwares e apps gratuitos, como o Blackmagic Camera para filmar e o DaVinci Resolve para finalização.
Contribui na produção executiva do projeto o produtor cultural Marcelo Damaso, nome forte da cultura paraense e co-diretor do Festival Se Rasgum, e o estúdio Budokaos Records, localizado em Belém (PA). Já a Máindi contribui como agência de comunicação e assessoria de imprensa da iniciativa.
Sinopse do filme: Naquele dia, se viveu a noite mais longa possível. E com tamanha escuridão, houve mais tempo para sonhar. Na noite de solstício, a cantora paraense Dona Onete sonha que é a Lua. Lá de cima, reluzente no profundo céu escuro do equador, seu brilho dá luz a três histórias amazônidas.
Estreia Online - “Solstício”
Acessar youtube.com/coupleofthings nesta quinta-feira (20/6), a partir das 17h51.
Estreia no MIS - “Solstício”
Onde: Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP)
Data/Hora: 20/Junho (quinta-feira), às 19h. A bilheteria para retirada de ingressos estará disponível à partir das 18h.
Gratuito
Mais informações: Link
Ficha Técnica
Título do filme: Solstício
Obra: curta-musical
Gênero: ficção
Direção: Couple of Things
Elenco Principal: Anna Suav, Iris da Selva, Karen Francis, Mestre Lourival Igarapé, Raidol e Viviane Batidão.
Participação Especial: Dona Onete
Ano de produção: 2024
Duração: 13'00"
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: livre
Sobre o Couple of Things
Couple of Things é o duo de filmmakers e documentaristas nômades formado por Diana Boccara e Leo Longo. A dupla cria, escreve e desenvolve séries autorais que são exibidas em canais como BIS, Multishow, Amazon Prime Video e YouTube. Vivendo sem uma casa fixa há 10 anos, o lifestyle se confunde com sua produção audiovisual. Diana e Leo sempre moram nos lugares em que filmam suas séries documentais, quase sempre envolvendo colaborações artísticas com pessoas, bandas, artistas e comunidades locais. O duo é especialista na direção de ficção e videoclipes em plano sequência, contabilizando mais de 100 obras dirigidas neste formato. Couple of Things já compartilhou sua trajetória em palcos de importantes eventos de criatividade e inovação como o do festival South by Southwest em Austin (Estados Unidos), no TEDxSãoPaulo em 2017, 2019 e 2022, entre outros.
Instagram: @coupleofthings
Website: www.coupleofthings.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário