As crianças são muito importantes nos textos bíblicos. Não por acaso, foram usadas, várias vezes, como mensageiros e modelos — especialmente quando os adultos pareciam ter se corrompido demais, tornando-os surdos para ouvir ou responder. Consciente disso e com seu olhar voltado à infância, o pastor luterano e embaixador da Visão Mundial, Valdir Steuernagel, lançou pela Editora Mundo Cristão, o livro Fazendo teologia de olho na criança.
Na obra, ele convida cada leitor a acompanhá-lo numa retrospectiva ministerial repleta de desafios e inestimáveis aprendizados. O autor compartilha o que o fez colocar a criança no centro de sua atuação e como essa decisão reorientou sua trajetória com Deus e o próximo.
Inspirado pelo contato com os sete netos, e também pelas experiências vivenciadas com as crianças atendidas por programas e projetos na Visão Mundial, o autor demonstra como a naturalidade dos pequenos o ensinaram sobre Deus e o fizeram redescobrir o evangelho: “Eu preciso das crianças para a minha teologia e preciso abrir os olhos e ouvidos para perceber o mistério que se dá no encontro de Jesus com elas”, escreveu Steuernagel.
Embaixador da Visão Mundial e atuante na organização desde 1989, Valdir tem acompanhado a equipe durante a agenda do programa Igreja Segura para as Crianças. Tanto o livro, quanto o evento, compartilham pontos fundamentais: fé e infância.
“Uma marca do Valdir e de sua teologia é a de estar sempre com os olhos na realidade e, nesse sentido, ele é um privilegiado — tendo em vista de suas tantas vivências no decorrer dos anos de caminhada na América Latina e no mundo. Neste livro, fica evidente a marca da criança na vida e na obra do autor”, destacou Welinton Pereira, diretor de Relações Institucionais e Advocacy da Visão Mundial.
Valdir Steuernagel tem mestrado e PhD pela Lutheran School of Theology em Chicago, nos Estados Unidos. Já escreveu, organizou e co-escreveu vários livros, entre eles Formação espiritual e Espiritualidade no chão da vida. É casado com Silêda, com quem tem quatro filhos e sete netos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário