
Por meio de atividades artísticas, as crianças expressam emoções e desenvolvem a criatividadeO impulso para criar tem se fortalecido nos últimos anos, especialmente em ambientes escolares, onde a arte é agora considerada uma parte importante do currículo escolar. Além de auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, o desenho também proporciona às crianças o desenvolvimento de sua percepção, imaginação e sensibilidade.O envolvimento com a arte é importante porque, além de desenvolver a motricidade, estimula a criatividade e a imaginação.Ao desenhar, os movimentos que você faz com um lápis, giz de cera ou pincel ou mesmo no computador desenvolvem as habilidades necessárias para escrever. Toda vez que você vir seu filho rabiscando no papel ou arriscando outros espaços, lembre-se de que as habilidades que ele está desenvolvendo o ajudarão no aprendizado formal mais tarde.Por isso, é importante fornecer os mais diversos materiais, com diferentes cores, espessuras e texturas, para que as crianças possam criar, se expressar e se entender como pessoa.Um truque é ter um espaço que seja propício para a pintura. Um lugar onde as crianças se sentam, deitam ou ficam de pé para atividades. Isso permitirá que eles desenvolvam uma maior amplitude de movimento, especialmente se divertindo enquanto se exercitam através da miríade de possibilidades observacionais, imaginativas e interativas.Ao desenhar, a criança gera muitas conexões cerebrais e usa seu conhecimento para criar. Este exercício é um exercício para o cérebro, aprendendo cada vez mais e melhor.Usando lápis, giz de cera e pincéis, as crianças praticam habilidades motoras finas e treinam suas mãos para dominar essas ferramentas. Desenhos grandes que não têm muita definição ganham mais detalhes e linhas precisas ao longo do tempo.
Não há nada mais promissor do que dar ao seu filho um bom papel branco. Através da pintura, ela consegue exteriorizar sua criatividade e traduzir o mundo a partir de sua perspectiva única e singular. Mesmo que pareçam rabiscos para alguns adultos, é uma maneira de consertar o que foi aprendido e exteriorizar o que você experimentará em algum momento extraordinário.Imagine uma bela paisagem, uma pessoa muito querida, um amigo que sente sua falta. Desenhar e pintar são ótimos para crianças pequenas expressarem seus sentimentos e emoções. Esses recursos também são amplamente utilizados para lidar com o medo e a ansiedade, pois assim as crianças são capazes de exteriorizar sentimentos que ainda não sabem nomear.
O desenho é uma forma de expressão muito forte nas crianças. Seja nas pinceladas fortes e coloridas ou nas linhas mais delicadas e leves, dá para perceber o humor do pintor.Se o trabalho esperado for muito grande e complexo, será preciso mais paciência e dedicação para chegar lá. Cada recurso é importante para o desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário