
Depois de dois anos, o SPFW - apresentado pelo Santander, o Banco da Moda - volta a realizar desfiles presenciais. Após duas edições 100% digitais, a próxima será híbrida. O evento será realizado de 17 a 20 de novembro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em 21 de novembro, a apresentação de encerramento caberá à estilista Lenny Niemeyer, e será feita na cúpula do Caminho Niemeyer, em Niterói, em comemoração especial aos 30 anos da marca. Todas as apresentações, incluindo fashion filmes, serão transmitidas pelas redes do SPFW.Serão 48 desfiles, e destes, 23 digitais. O retorno ao presencial será feito de acordo com todos os cuidados e protocolos exigidos, dentro das necessidades do momento que vivemos. Sete marcas estrearão: Bispo dos Anjos, Bold Strap, Corcel, Depedro, Fauve, Mninis e Von Trapp.Sempre pioneiro, muito além da moda, com projetos inclusivos, sustentáveis e culturais, o SPFW ganhou novo formato em 2021, com o Festival SPFW+ Regeneração fortalecendo o trabalho de fomento realizados em todos estes anos, agora com uma agenda de atividades ao longo de todo o ano. A partir de quatro Encontros Criativos e seis Mentorias, foram selecionados 49 núcleos criativos por todo o país, procurando trazer uma nova inteligência aplicada a um empreendedorismo do século XXI.Com a proposição de novos processos criativos e econômicos, novas conexões e desdobrando conceitos, o festival criou ecossistemas que fortalecem redes, aproximam iniciativas que encontram sinergias e oportunidades de colaboração e ampliação de atuação, além de novas formas de se operar em rede gerando uma economia afetiva e circular.Esta edição, com grande número de desfiles, reflete também uma melhora no varejo de moda, com avanço da vacinação. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), houve uma retomada neste ano em relação a 2020, mas ainda inferior ao consumo de 2019.
ENCONTROS CRIATIVOS
O Festival SPFW+ Regeneração promoveu quatro encontros criativos entre estilistas e convidados para discutirem e repensarem a partir dos seguintes temas: consciência, alimento, coletividade e racialidade:
. Fernanda Yamamoto + Comunidade Yama: estilista e integrantes da comunidade Yama, uma comunidade autônoma de japoneses criada quase 100 anos atrás, no interior de São Paulo, falaram sobre os desafios de se reinventar e criar um novo mundo a partir da ancestralidade e de valores coletivos compartilhados.
. Ronaldo Fraga + Neka Menna Barreto: o estilista e a chef conversaram sobre os sentidos da roupa e da comida como alimentos de desejo.
. Luiz Cláudio + Iza: O lugar de invisibilidade e o lugar de potência das pessoas negras foram o ponto de partida da conversa entre o estilista e a cantora. Quais as lentes que orientam nossa visão de mundo? Qual a linha que separa o mundo binário de um mundo diverso?
. Oskar Metsavaht + Sidarta Ribeiro: o caminho de expansão da consciência e da incorporação de novas ideias serão os assuntos do encontro entre o neurocientista e o estilista e artista multimídia, marcado para o próximo dia 28 de outubro.
MENTORIAS
A partir de inscrições abertas em seu site, o Festival SPFW+ Regeneração selecionou 49 núcleos criativos diversos e sustentáveis em todo o país. Foi uma jornada imersiva de mais de dois meses com mentorias e encontros exclusivos, idealizados e coordenados por Lala Deheinzelin e Graça Cabral, com a metodologia Fluxonomia 4D, que combina estudos de futuro com novas economias ( criativa, compartilhada, colaborativa e multimoedas).
MODA EMPREENDEDORA
Quatro destaques participam das conversas virtuais do Moda Empreendedora, para compartilhar e gerar aprendizados e conhecimentos na cadeia criativa em torno de temas como empreendedorismo, gestão de negócios, diversidade, protagonismo feminino e sustentabilidade. Serão Alexandre Birman ( CEO da Arezzo & CO) no dia 16/11, Oskar Metsavaht ( diretor de criação e estilo da Osklen, artista plástico, embaixador da Unesco para Sustentabilidade), no dia 17/11 - a confirmar a data, Daniel Castanho (presidente do Conselho de Administração, e fundador da Ânima Educação) dia 18/11, Luiza Helena Trajano ( presidente do Conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil) em 19/11, Danielle Almeida ( cantora, mestranda em Ciências da Educação pela Universidade de Monterrey como bolsista da Organização dos Estados Americanos) dia 20/11- a confirmar a data. Todas conversas serão transmitidas pelas mídias do SPFW.A edição N52 é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, através da Lei Federal de incentivo à Cultura, e patrocinada por Electrolux, Marisa, Iguatemi e Sou de Algodão, parceria institucional Prefeitura Municipal de São Paulo, realização IMM, INMOD, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.Durante o evento, todo o conteúdo estará disponível nos canais do #SPFW
#spfw #spfwn52 #spfwregeneracao #Santanderbrasil #bancodamoda #ConteComMarisa #Iguatemidaily #soudealgodao #spsmdet #prefsp #electroluxbr #bemjuntas
SOBRE O SPFW
Com 25 anos de história, o São Paulo Fashion Week (SPFW) é a maior plataforma de divulgação de moda, design e criatividade do Hemisfério Sul. Reconhecido pela ONU como um case mundial, o SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país.O evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas. Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.
SOBRE A IMM
A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte e entretenimento, através de uma plataforma de marcas recorrentes e relevantes em seus segmentos.Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul) e a Go Cup, o maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência nesta área, já produziu várias edições do UFC, jogos da NBA Global Games, eventos de golfe com chancela do PGA e a regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race.Em entretenimento, a empresa promove o Cirque Du Soleil em suas turnês no Brasil. Em 2015 lançou a área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como o My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia e Sunset Boulevard. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste of São Paulo, que vai para a sua quinta edição. Recentemente, adquiriu o São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda do País. No ano de 2020 a São Paulo Oktoberfest se tornou o mais novo produto da IMM. Em sua quarta edição o evento contará com um novo endereço, e muitas outras oportunidades de negócio.
SOBRE O IN-MOD
Criado em 2004, o IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado. Desde sua fundação, o IN-MOD trabalha para integrar esforços públicos e privados em torno de um planejamento sustentável de médio e longo prazo para a moda e o design brasileiros, gerando desenvolvimento através da Economia Criativa. Desde a sua criação, o IN-MOD já promoveu 9 rodadas de Encontros de Economia Criativa, diversos eventos internacionais, mais de 60 exposições, instalações, festivais de cultura, livros, documentários e outros.
SANTANDER - O BANCO DA MODA
O Santander Brasil é o Banco da Moda porque investe no desenvolvimento e na democratização de soluções financeiras para apoiar o segmento, um dos maiores empregadores do País. O Banco atua na realização dos negócios em toda a cadeia produtiva, desde costureiras, designers e estilistas, até as grandes marcas da indústria e comércios de vendas de roupas, calçados e acessórios. As ações em relação à Moda e o patrocínio ao SPFW evidenciam, ainda, valores fundamentais para a instituição, como inclusão, diversidade, sustentabilidade e empreendedorismo.No Farol Santander São Paulo, a moda ganhou espaço como um dos principais eixos temáticos. O icônico edifício no Centro da capital paulista recebe encontros e debates com personalidades do setor, tornando-se um tradicional polo de discussão sobre moda e ações empreendedoras. Além disso, o espaço recebeu os desfiles inaugurais das últimas três edições do SPFW e também participou das comemorações de 25 anos do evento, no ano passado.Em 2021, dois andares do Farol Santander SP recebem a exposição A Arte da Moda - Histórias Criativas, que aborda por meio de quase 200 itens o desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel; Christian Dior e Coleção Rhodia, além de Itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário