Pérola Melo Melo: Conheça a pérola mais rara do mundo - Joana D'arc

Destaques

15 julho 2021

Pérola Melo Melo: Conheça a pérola mais rara do mundo

De fato existem diversas pérolas valiosas espalhadas pelo mundo, mas ultimamente, uma em específico chamou a atenção dos noticiários globais. Com sua pigmentação única, a Pérola Melo Melo é encontrada na concha de um caramujo marinho e é uma raridade.
Encontrar uma pérola dessa pode trazer grandes riquezas, já que o valor de um bom exemplar pode facilmente chegar no valor de 1,8 milhões de reais. Entenda os reais motivos que atribuem esse valor a esse item valioso.

Origem da pérola melo melo


Melo é o nome dado a um gênero de moluscos gastrópodes da família Volutidae. Eles vivem na região sudeste do oceano Pacífico até a metade norte da Austrália, mas também podem ser encontrados ao redor de Mianmar, Tailândia, Vietnã e Camboja.
Dentro de suas enormes conchas que podem chegar a 50 cm, as chances de encontrar uma pérola são de uma em milhares. Suas cores podem variar do marrom ao laranja claro, quais são mais valiosas.

Formação da pérola


A formação das Pérolas de Melo Melo é semelhante ao de outros moluscos. Quando uma pequena pedra se infiltra na concha, o animal solta camadas e mais camadas de secreções para impedir que o objeto machuque seu corpo frágil.
Com o passar dos anos, essas secreções vão moldando a pedra e transformando-a em uma linda pérola. A grande vantagem das Pérolas Melo Melo são os tamanhos que elas podem chegar, existem relatos de exemplares do tamanho de uma bola de golfe.
Um dos principais motivos do alto valor da pérola é que elas não podem ser produzidas com criadouros de moluscos artificiais. O processo de transformação da pedra só ocorre se for feito na natureza, livre de interferências humanas.

Detalhes da pérola


Um bom colecionador de gemas nunca abriria mão de comprar uma pérola dessas. Em seu brilho porcelanato é possível observar diferentes padrões chamados de “chamas” pelos mais experientes do assunto.
Nem todas as pérolas apresentam essas estruturas de chamas, fazendo com que o valor do exemplar sem ele caia. Em alguns casos, se olhada em diferentes ângulos é possível observar o fenômeno “chatoyance” ou popularmente chamado de “olho de gato”.
As pérolas de Melo Melo geralmente são encontradas perfeitamente esféricas, diferente das que são encontradas em outros tipos de moluscos. Raramente apresentam formas mais alongadas, ovais ou pouco arredondadas.
Seu nível de dureza é maior do que as Pérolas Nacaradas, fazendo com que tenha uma durabilidade além do normal. As Pérolas Melo Melo são cotadas em quilates como ouro, diamantes e outras pedras preciosas.

Qual o valor de uma Pérola Melo Melo?


Devido sua raridade não existe uma tabela de preços para essas pérolas, cada uma possui um valor único. Porém, com um exemplar de alta qualidade os valores ultrapassam escalas de milhões de reais, acompanhe os requisitos.

Brilho


Brilhos mais intensos são o fator chave para chamar atenção de qualquer um. As pérolas mais brilhantes têm um preço mais alto por se destacarem mais em uma jóia, por exemplo.

Cor


Como já mencionado, as pérolas melo melo apresentam diferentes pigmentações que variam do laranja reluzente até um marrom amarelado. Quanto mais alaranjada e clara maior será o preço do item, visto que os tons fortes de marrom não são tão requisitados.


Chamas


Os detalhes que parecem chamas na pérola é um fator muito importante na valorização. Quanto mais chamativos e bonitos os padrões são, maior o seu preço no mercado.

Qualidade da superfície


Uma pérola sem gravuras ou fissuras são mais valorizadas. Mas, não é difícil comercializar o item se ele estiver um pouco desgastado.

Tamanho/Peso


Com certeza o tamanho e o peso da peça são fatores cruciais para estipular um valor. Quanto mais pesada, maior é seu preço.

Formato


Os modelos totalmente arredondados são os mais caros. A maioria das jóias que recebem a pérola necessitam de um formato redondo.


Acessórios que possuem a Pérola Melo Melo
Pingente de Pérola Melo Melo



Com 54 quilates, a pérola conta com uma superfície totalmente lisa e uma cor bem bonita, esse pingente ultrapassa o valor de 500 mil reais. Isso levando em consideração que esse exemplar não é o mais claro e brilhante encontrado na natureza.


Anel de Pérola Melo Melo cravejada com diamantes




Nesse anel foi utilizado uma Pérola Melo Melo de 11,45 quilates e 22 pequenas lascas de diamantes em volta. Seu valor está por volta de 400 mil reais e seu exemplar é de altíssima qualidade, destacando fortemente as chamas do item.

Brincos de Pérola Melo Melo e diamantes


Aqui vemos outros dois bons exemplares de Pérola Melo Melo, sendo utilizada na confecção de brincos. O valor de uma jóia dessa ultrapassa 100 mil reais e juntas somam 6 quilates.

Já pensou ir pegar conchinhas na praia e voltar milionário?


Pois é, essa é a história do pescador tailandez, Chatchai Niyomdecha de 37 anos. Que pescava com o irmão e trouxe o molusco para a casa com a intenção de comê-lo.
Seu pai, que estava cuidando da limpeza do animal, notou uma pedra alaranjada dentro da concha. Era uma pérola melo melo avaliada em 1,8 milhões de reais, o que fez a família do pescador ficar muito rica.
O clássico que nunca sai de moda Sendo uma jóia raríssima ou não, os anéis, brincos e colares de pérolas, nunca saem de moda e são elementos extremamente clássicos e elegantes que podem passar de geração em geração.
Aposte em diferentes formatos, no contraste entre as cores e se jogue nesse mundo cheio de brilho!

Um comentário:

  1. Que perola mais linda, nao sabia que essa perola é uma raridade. Foi bom conhecer um pouco mais

    ResponderExcluir