Funcionalidade e sofisticação no décor: através do conceito aberto, arquitetos trazem uma nova perspectiva para o apartamento de 64 m² - Joana D'arc

Destaques

09 julho 2021

Funcionalidade e sofisticação no décor: através do conceito aberto, arquitetos trazem uma nova perspectiva para o apartamento de 64 m²

Na área social, os arquiteto Bruno Moura e Lucas Blaia conseguiram criar vários ambientes funcionais na planta baixa de 64 m²| Foto: Fernando Crescenti



Nos projetos arquitetônicos, autenticidade e aconchego podem andar lado a lado para tornar o imóvel mais sofisticado e confortável. Foi com essa premissa que os profissionais Bruno Moura e Lucas Blaia, sócios no escritório Blaia e Moura Arquitetos, trabalharam para promover a arquitetura de interiores do apartamento, com 64m², localizado no bairro Chácara Klabin, na capital paulista. O contato dos proprietários – um casal formado por uma farmacêutica e um contador –, aconteceu pelas redes sociais do escritório, antes mesmo do recebimento das chaves. Com esse período de antecedência, a dupla atuou no desenvolvimento de um projeto marcado pela vontade dos moradores em ter um lar com atmosfera agradável e com seus desejos muito bem expressados.
Meses após o primeiro contato, os clientes confiaram à dupla a responsabilidade do gerenciamento da obra, dando início a transformação completa do imóvel. “A partir de um briefing respondido pelos clientes e atrelado à identidade projetual do escritório, empregamos elementos que remetem à natureza e que são tendências no décor”, comenta o arquiteto Bruno Moura, que ainda ressalta a importância de os proprietários seguirem perfeitamente o projeto desenvolvido.

Através do conceito aberto, o apartamento ganhou mais amplitude, integrando living e cozinha em um mesmo ambiente | Foto: Fernando Crescenti


Antes de começar a reforma, os profissionais notaram que seria preciso abrir mais espaço na área social para que tudo ficasse da forma como o casal gostaria. “Eles já haviam comprado o imóvel com o living ampliado, porém identificamos a necessidade dessa ampliação. Então, realizamos a remoção da porta da varanda para incorporar essa área, já que eles pretendiam receber amigos e familiares com frequência”, explica Lucas Blaia. Prosseguindo nas alterações da planta original, o banho social foi convertido em lavabo e, para acrescer área ao dormitório, a solução foi angariar uma pequena fatia da sala.
Para os arquitetos, um dos maiores desafios do projeto foi construir uma área social que demandava muitas funções como o jantar, home office, descanso, sala estar/TV estar, lavabo e a cozinha acoplada à bancada para refeições do dia a dia – considerando também a pequena lavandeira. “A resolução foi integrar os espaços e investir em materiais que, no conjunto, pudessem contribuir com o objetivo de tornar o apto com a sensação de ser maior do que realmente é”, explica Bruno. 

Com a incorporação da varanda, foi possível produzir novos ambientes, como a sala de jantar e o home office com o efeito de madeira ripada, que por sua vez foi agraciado com a intensidade da luz natural, advinda do fechamento de vidro| Foto: Fernando Crescenti


Com a retirada da porta da varanda, o imóvel foi acrescido de uma área onde foi posicionada a mesa de jantar e o home office, que por meio da marcenaria com efeito ripado, ocupa pouco espaço e se demonstra quase imperceptível para quem chega no apartamento. “O bacana foi que todo o espaço foi contemplado com a abundante luz natural do fechamento de vidro”, diz Lucas. Para finalizar, um jardim vertical, próximo ao carrinho bar, reforça a graciosidade de um projeto que emana ainda mais tranquilidade. “Com essa mudança no layout, conseguimos agregar três ambientes super confortáveis que os clientes adoraram”, acrescenta.
Ainda na área social, os revestimentos trouxeram o toque de charme e elegância que os moradores queriam. De porcelanato, o piso cinza transmite sutileza e continuidade, servindo como pano de fundo para exaltar o mobiliário, a decoração e o paisagismo. A madeira ripada de MDF, presente tanto no living, quanto na cozinha, traz movimento e contrasta com os elementos mais claros do apartamento.


Tendência no décor, os espelhos foram empregados como revestimentos nos móveis. A proposta preconiza delicadeza, sofisticação e a tão buscada sensação de amplitude no apartamento | Foto: Fernando Crescenti




Outra ideia aplicada foi o uso de espelhos para revestir mobiliários e paredes que, além de aumentarem a percepção de espaço, adicionaram requinte e graciosidade ao projeto. “Durante a obra, nos deparamos com uma viga dupla ao diminuir o banheiro social do apartamento. Diante desse impasse, rapidamente encontramos a solução nos revestimentos. Trabalhamos com prateleiras em estrutura metálica e, para camuflar a viga, optamos por revestir com painel ripado em MDF, que emoldura o painel da televisão e está abaixo do espelho da área de jantar”, relembra Lucas.
Na cozinha, as cores claras também se fazem presente, assim como no restante do projeto. Entretanto, para que o ambiente tivesse um jogo de contrastes e atemporalidade, o cômodo contou com a execução de marcenaria cinza chumbo, que também segue integrado à sala, pois na cristaleira que recebe, de forma embutida, a adega climatizada, Lucas e Bruno aplicaram a mesma textura do MDF, resultando em uma relação constante entre os outros elementos. “Produzimos uma marcenaria que compreendeu os eletrodomésticos e deixou uma área estratégica para o dia a dia na cozinha”, enfatiza Lucas.




Marcenaria com eletrodomésticos incorporados, fita de LED embutida no armário superior e revestimento 3D na rodabanca promoveram modernidade à cozinha do casal | Foto: Fernando Crescenti




Para complementar a área da cozinha, a rodabanca da pia, com porcelanato 3D, foi exaltada por uma iluminação de LED embutida no armário superior, ajudando também os moradores na hora do preparo dos alimentos.

Banheiro e lavabo trazem revestimentos e texturas que forneceram ares refinados aos dois cômodos | Foto: Fernando Crescenti



O banheiro do casal, a combinação da versatilidade do porcelanato: o polido marmorizado na parede e o cinza, ambos especificados na parte externa e, dentro do box, a versão que imita o efeito amadeirado. Já no lavabo, o acetinado do porcelanato que reproduz a essência do cimento queimado e a pintura com textura marmorato, mantendo a calmaria no cômodo.

Sobre a Blaia e Moura Arquitetos

Diferentes experiências com arquitetura comercial, logística, zeladoria, acompanhamento e fiscalização residencial, entre outras, ajudaram a estruturar e solidificar as carreiras dos jovens arquitetos Lucas Blaia e Bruno Moura. Antes de fundarem a Blaia e Moura Arquitetos, há 4 anos, os dois atuaram no setor de mobiliário planejado, onde se conheceram e começaram a escrever as primeiras páginas do escritório. Com dezenas de trabalhos conquistados, publicados em importantes mídia do segmento, e inúmeros clientes com sonhos realizados, Lucas e Bruno atendem as áreas residencial, oferecendo desde a ajuda na escolha de um imóvel – apartamento, casa ou terreno – até a criação e o desenvolvimento do projeto, incluindo gerenciamento de obra, decoração e arquitetura de interiores, sempre resultando em ambiente atemporais, práticos e confortáveis.
Para a dupla, a arquitetura é capaz de quebrar paradigmas através do seu conceito e sua arte, ocasionando novas perspectivas, alterando rotinas e mexendo com o sentimento e a emoção das pessoas. Pensar em como o projeto vai impactar a vida dos moradores é a premissa do escritório. Lucas e Bruno ressaltam que possuem um estilo próprio em seus trabalhos, mas sempre seguindo a necessidade e desejos dos seus clientes, assim com seus estudos, repertório e experiências profissionais conseguem direcionar um projeto totalmente personalizado. Ouvir, estimular a troca de vivências e ideias, compreender os anseios dos clientes e propor diferentes soluções, considerando prazo e custo estão entre as metas desafiadoras cumpridas à risca pelo escritório.

 

www.bmarquitetos.com.br 

@blaiaemoura.arquitetos 

(11) 97486-2668 e (11) 95924-9680

2 comentários:

  1. É muito bonito um apartamento com conceito aberto, o ambiente fica mais amplo, adorei, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo conceito aberto, seja apartamento ou casa. Deixa o ambiente mais amplo e ao mesmo tempo aconchegante.

    ResponderExcluir