Conta de luz: 4 dicas para economizar energia com a iluminação da casa - Joana D'arc

Destaques

18 junho 2021

Conta de luz: 4 dicas para economizar energia com a iluminação da casa

Tons claros e iluminação de Led favorecem a luminosidade do ambiente
Reprodução/Pixabay


Começou a valer neste mês a bandeira tarifária vermelha patamar 2 nas contas de luz, considerada a mais cara das tarifas extras. Durante esse período em que as pessoas passam mais tempo em casa, o ideal é usar a energia de forma eficiente e evitar desperdícios. O que poucas pessoas sabem é que existem formas de gastar menos energia com a iluminação.
Pensando nisso, Kirla Vieira, coordenadora de mercado de iluminação da Telhanorte, selecionou quatro dicas práticas de como reduzir o consumo de energia elétrica, explorando melhor a iluminação da casa.

Escolha o tipo de lâmpada mais econômica. Opte por trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia. As lâmpadas incandescentes têm como característica converter a energia em luz e calor. Em números, 95% da energia transforma-se em calor e apenas 5% em luz. Por outro lado, as lâmpadas fluorescentes e de LED têm uma eficiência luminosa maior, vida útil mais longa e redução do consumo de energia, uma vez que não geram calor.

Aposte em iluminação portátil e sensorial. Utilizar luminárias e abajures é uma boa alternativa que evita manter as luzes da casa todas acesas. “Estas alternativas podem ser utilizadas como iluminação pontual em ambientes integrados, por exemplo. Já nos corredores ou nas escadas, onde há uma rápida circulação de pessoas, é possível instalar sensores de presença embutidos nas lâmpadas”, pontua Kirla.

Utilize cores claras. Quanto mais clara for a cor das paredes e tetos, menos iluminação elétrica será utilizada. Afinal, tons como branco, off-white e nude tendem a refletir melhor a luminosidade, seja artificial ou natural.

Aproveite a iluminação natural. Nada como a luz do dia para clarear os ambientes. “Portanto, a dica é manter as janelas e cortinas abertas para diminuir o uso das lâmpadas, minimizando os futuros gastos”, finaliza Kirla.

Sobre a Telhanorte Tumelero

Se construir ou reformar faz parte dos seus sonhos, você está no lugar certo. A Telhanorte Tumelero vai te ajudar a fazer desse momento um prazer e não um problema. Somos o homecenter inteligente que oferece a solução completa para pensar, executar, renovar e decorar a sua casa.
Com 48 lojas Telhanorte espalhadas pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná; e outras 28 lojas Tumelero no Estado do Rio Grande do Sul, formamos a maior rede varejista de material de construção do país, pertencente ao grupo francês Saint-Gobain.
Nossas lojas - além do Televendas, TelhaZap e dos dois E-Commerces, www.telhanorte.com.br e www.tumelero.com.br - oferecem a melhor experiência de compra, com qualidade no atendimento, serviços diferenciados e um mix de produtos com mais de 50 mil itens.
Inovamos ao sermos a primeira rede de materiais de construção brasileira a adotar o conceito de home center de proximidade: é a Telhanorte Já!, que leva a gama de um home center comum para lojas de bairro. Também fomos pioneiros em trazer para o Brasil a Pro Telhanorte, um conceito de lojas destinadas à profissionais da construção; e somos a única rede de home center no Brasil com uma loja que funciona 24 horas: a Telhanorte Marginal, no bairro da Água Branca, em São Paulo (SP), que conta com 13 mil metros quadrados e milhares de itens de estoque local.

www.telhanorte.com.br/

  facebook.com/Telhanorte/

  instagram.com/telhanorte

https://www.youtube.com/user/telhanorteoficial

2 comentários:

  1. Com a cobrança da taxa vermelha é importante a gente economizar... Amei as dicas

    ResponderExcluir
  2. Essa cobrança extra vai trazer muitos transtornos ao bolso dos brasileiros.Consrquebtemente com a possibilidade de ficar mais tempo em casa a tendência é de uma certa forma consumir mais aparelhos que utilizam a rede elétrica.Mas com certeza anotar essas dicas para ter uma redução notória nas próximas contas de luz.

    ResponderExcluir