Dantas & Passos Arquitetura explicam como escolher as cores ideais para cada ambiente - Joana D'arc

Destaques

23 abril 2021

Dantas & Passos Arquitetura explicam como escolher as cores ideais para cada ambiente

Nesta brinquedoteca, as profissionais da Dantas & Passos Arquitetura apostaram em cores vivas e alegres para criar um clima de descontração no ambiente
| Foto: Maria Inês Antich



As cores estão presentes em todos os momentos de nossas vidas, em memórias, sensações, objetos e nos ambientes das casas que passamos ao longo do tempo. Elas têm o poder de remeter as situações diversas, sendo intenção ou não, contribuindo com tudo em nossa volta. Além disso, há quem se preocupa em ter em casa o que há de mais novo e as principais tendências de cores, desde um tom mais neutro para quem procura algo tradicional, caminhando por opções vibrantes ou ousadas a fim de cativar o olhar de todos. Mas afinal, há cores certas para cada ambiente? De acordo com as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, sócias do escritório Dantas & Passos Arquitetura, existem as cores mais adequadas para cada situação, que elas explicam e exemplificam em várias dicas. “As cores nos causam fortes e reais sensações, nos influenciando psicologicamente. Elas podem mudar a perspectiva de um usuário sobre um ambiente e devem ser pensadas de forma coerente em cada espaço”, explica a arquiteta Paulo Passos. Para isso, é importante escolher a ideal de acordo com o que deseja transmitir no ambiente, mas sem deixar de lado a personalidade almejada pelos moradores.
Pensando nisso, Paula Passos e Danielle Dantas reuniram dicas para que você saiba o que é possível adotar em cada projeto e situação.

Neste home theater assinado pelas arquitetas do escritório Dantas e Passos, os tons neutros, caso do piso de pedra bruta natural e paredes com papel de parede, resultando numa mistura certeira, que traz aconchego para salas, quartos e outros ambientes de grande permanência | Foto: Maura Mello



Combine com a estação

A estação do ano pode contribuir positivamente com a paleta cromática à sua escolha! Como estamos no outono, vale apostar em tons terrosos como o marrom ou diversificados tons de verde. “Acreditamos que as nuances mais sóbrias e aconchegantes são grandes tendências para o outono, já caminhando e preparando os espaços para o inverno. Temos os beges, off White, tons de cinza trazendo equilíbrio e tons com o rosa velho, laranja queimado, vermelho mais fechado e o verde musgo colorindo suavemente as bases”, sugere a arquiteta Danielle Dantas. A estampa xadrez também pode ser explorada de forma muito charmosa em capas de almofadas ou capas de sofás, toalhas de mesas ou aplicadas em barras de cortinas, segundo Paula Passos. Para ela, móveis de madeira numa pegada rústico chic sugerem calor e aconchego e são fortes candidatos aos queridinhos de outono.

As cores de 2021

Para quem gosta de tendências e precisa de uma ajuda na escolha das cores, a dupla selecionada pela Pantone para 2021 “Cinza Ultimate Gray e Amarelo Illuminating” é bem-vinda. Segundo Danielle Dantas, há infinitas opções para usar o cinza e o amarelo juntos. Atualmente, as lojas apresentam uma variedade de revestimentos cinza para pisos, paredes e tetos, além de porcelanatos, cimentícios, cimento queimado, marmorizados, vinílicos e até mesmo laminados. “Indicamos o uso do cinza na base da obra civil em revestimentos fixos e o amarelo nos detalhes. Além disso, a base cinza é atemporal e o amarelo pode ser trocado e a casa renovada de acordo com a sua vontade sem grandes obras ou reformas”, conta Paula Passos.

Nesta sala, o layout conta com concepção simétrica, equilibrada e atemporal. O moodboard com tons de off white, bege e cinza tem a companhia
de cores quentes nas almofadas e no espelho bronze da mesa de centro | Foto: Maura Mello



Tendência x personalidade

Apesar da tendência e cores que estão em alta serem importantes em uma nova decoração, ela precisa transmitir traços de sua personalidade, sendo em elementos, cores ou texturas. Para isso, os ambientes devem ser pensados de forma completa na hora da concepção geral do projeto.
“Para isso, fazemos um questionário aos clientes para levantar as necessidades e gostos de cada um. Desta forma, conseguimos avaliar o caminho e estilo devemos seguir para o melhor resultado final atendendo as expectativas”, conta Danielle. Feito isso, as profissionais apresentam diversas opções e sugestões de conjuntos de cores, texturas e revestimentos para que os moradores possam escolher o que mais os agradam.

O verde preenche o living com doses de alegria e suavidade. Ele quebra a predominância dos tons claros e dos materiais naturais, revelando uma nuance bem clarinha, equilibrada com as almofadas estampadas da mesma família cromática. | Foto: Maura Mello



A cor ideal para cada ambiente

De acordo com Paula Passos e Danielle Dantas, a escolha do tom em cada ambiente vem muito de suas sensações e isso se dá por conta da psicologia das cores. Conheça mais sobre algumas delas e qual cômodo usar.

Verde: simboliza saúde, esperança, harmonia, renovação, natureza. Tendência forte há alguns anos e se mantem em alta, ele remete às nossas memórias da natureza. É um forte elemento para a decoração e muito indicado para quartos, varandas e salas. Em 2021, aparece mais no tom militar e oliva. Se harmoniza com neutros e terrosos, deixando os ambientes aconchegantes e sofisticados.

Azul: está associado a espiritualidade, reflexão, paciência, serenidade, tranquilidade. Remete às sensações de bem-estar, além de estar ligado as tendências tecnológicas e a sensação de higiene. Bem-vindo em banheiros e quartos pela calma e tranquilidade, mas é uma cor que pode ser usada em vários outros ambientes.

Vermelho: traz energia, alegria, criatividade e entusiasmo. Todas suas variações são fortes apostas para 2021, desde os mais vivos até os mais fechados, passando pelo bordô. Apostar nessas alternativas é buscar um destaque especial. Usada de forma equilibrada, alcança resultados surpreendentes. Cozinhas com vermelho são puro charme e alegria.

Amarelo: simboliza alegria e deixa as áreas despojadas. Pode ser adotado em diversos tons desde mostarda até o amarelo vivo. Você consegue usar em salas, áreas externas e áreas de lazer. Em ambientes mais escuros ajuda a iluminar o local.

Branco: remete a paz e tranquilidade, resultando em amplitude. É uma cor extremamente versátil que pode estar em qualquer ambiente como base neutra para o uso de outras cores em conjunto.

Preto: simboliza formalidade, seriedade e elegância. É bem-vindo em todos os ambientes, sendo considerado uma cor clássica, que combina com diversos estilos. O ideal é ser usado sem exageros e combinando com outras cores mais claras e vibrantes.

Cinza: variação mais leve do preto, ele possui uma gama infinita de tons. É neutro, atemporal e muito usado como base dos ambientes. Também foi uma das cores escolhidas pela Pantone.


Nesta sala de jantar, as arquitetas apostaram em tons neutros com materiais diferenciados como a mesa em pastilha de osso e couro, os painéis de madeira de carvalho americano, o piso de travertino navona bruto, as cadeiras em aço e tecido camurça, tapete feito a mão oriental de fibras naturais e o pendente que fecha com chave de ouro o conjunto | Foto: Paula Passos



Sobre a Dantas & Passos Arquitetura

A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los.  Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. “Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração.”


Dantas & Passos Arquitetura

@dantaspassos.arquitetura 
www.dantasepassosarquitetura.com.br
Tel. e WhatsApp: (11) 99366-9690 (Danielle Dantas)
Tel. e WhatsApp: (11) 98339-9096 (Paula Passos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário