Aprenda a escolher o melhor cabo ethernet para suas necessidades - Joana D'arc

Destaques

28 janeiro 2021

Aprenda a escolher o melhor cabo ethernet para suas necessidades


Escolher um cabo ethernet que facilite o transporte de sinal e dados entre diferentes pontos dentro de casa e em empresas não é uma tarefa fácil, considerando os modelos disponíveis no mercado. 

No entanto, alguns cabos de rede possuem características próprias que ajudam na diferenciação entre si.

Se você está pensando em fazer uma nova instalação de rede no seu apartamento ou precisa atualizar equipamentos e cabeamento da sua empresa, continue lendo que vamos conhecer e entender como funcionam alguns cabos ethernet. Confira!


Para que serve o cabo ethernet

Sua função é unir diferentes tecnologias em um mesmo ponto a fim de manter conectados dispositivos de gerações distintas. 

Ao contrário do WI-FI, a conexão feita por meio de cabos ethernet é mais rápida e segura, graças aos protocolos de segurança que são implementados e garantem o sigilo dos dados daqueles que se conectam à internet naquele local. 

Isso evita que terceiros interceptem informações sigilosas de usuários domésticos e empresas. 

Tipos de cabo ethernet 

A evolução da tecnologia traz consigo novidades no universo da informática e os cabos de rede acompanham essas novas tendências. 

Cat5e 

No início da década de 2000, a rede mundial de computadores era formada por equipamentos mais robustos, alimentados por cabos da categoria CAT5. Em um esforço para reduzir interferências e aumentar a velocidade dos dados, a versão CAT5e foi anunciada. 

Mais barato e maleável, ele se tornou o melhor custo-benefício por causa da frequência de 100MHZ que se mantinha estável mesmo em uma distância de 100 metros. 

Cat6 

O sucessor do cat5e foi apresentado com melhorias na sua estrutura (mais pares de fios trançados, menor flexibilidade e maior grossura) e na velocidade disponível (suporte para até 1 gbps a uma frequência de 250 Mhz, cobrindo 100m). 
Ele é uma das melhores opções para transmissões mais estáveis, facilitando o uso de serviços de streaming, seja de vídeos ou jogos, e também durante chamadas de áudio e vídeo. 

Cat7 

A chegada do cabo ethernet cat7 trouxe consigo mais um salto na transmissão de dados em alta velocidade. A partir de agora, ele suporta uma taxa de transferência de 10bps a 600 mhz em 100 metros, com resultados ainda melhores em distâncias de 50m e 15m. Isso acontece por causa da blindagem interna de alumínio feita em cada um dos fios. 

Cat8

Aqui temos uma categoria que se aproxima da fibra óptica, tanto em termos de velocidade quanto de transmissão. Apesar de atingir 40 gbps a 2000mhz, esse números só são entregues se a distância não ultrapassar 30 metros, caso contrário, haverá perda de desempenho na rede ethernet. 



Fontes consultadas 

https://www.impressorajato.com.br/o-que-e-e-como-funciona-a-rede-ethernet



11 comentários:

  1. Muito interessante esse artigo,porque eu não tinha ideia de como o cabo fazia toda essa diferença.Sempre foquei no Modem e na operadora.Mas é sempre bom ter mais conhecimento,bjus.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas não conhecia muito sobre estes cabos e gostei de saber beijos

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente eu não fazia ideia dessa variedade de cabos, mas gostei de saber pois se precisar comprar já sei exatanete qual eu vou precisar ...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post. Não sabia que havia variações nos cabos ethernet. É muito bom saber disso! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre a desvantagem dessa tecnologia é a distância, que vai influenciar o nível de eficiência

    Apesar da redundância.


    Além das diferenças de uso e tamanho, devo acrescentar que a tecnologia me lembra em certa medida os cabos marinhos que são as veias da Internet.

    ResponderExcluir
  6. Ainda tenho dúvidas, se for comprar, mas recentemente descobri que existem alguns tipos de cabos de fibra ótica usados para serviço de internet.

    ResponderExcluir
  7. Post muito informativo e enriquecedor. Não sabia desse cabo ! Bem útil!

    ResponderExcluir
  8. Oie linda! Ainda prefiro conexão a cabo quando vou trabalhar com o note. É bem mais estável. Adorei as dicas e vou usa- las quando precisar comprar cabo novo.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫💙

    ResponderExcluir
  9. Eu conheço muto pouco de cabos e acessórios para estes serviços, mas gostei bastante de como mostrou no post as diferenças ajuda muito pessoas como eu rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Eu j tinha ouvido falar sobre o cabo ethernet mais nunca pesquisei sobre,amei seu post,como sempre informativo.

    ResponderExcluir
  11. Oiii! Nossa, eu não sabia de nada disso sabia? Que post interessante. Essas informações são úteis e podem ajudar em algum momento! Adorei! Beijos

    ResponderExcluir