Brazil Jewelry Week ganha segunda edição virtual - Joana D'arc

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24 novembro 2020

Brazil Jewelry Week ganha segunda edição virtual


Após o sucesso da primeira edição, o maior evento exclusivamente dedicado à joalheria contemporânea da América Latina será realizado em dezembro. A Brazil Jewelry Week reúne artistas contemporâneos da região a fim de propagar, fortalecer e consagrar o potencial criativo desses joalheiros, criando diálogos experimentais para renovar e reinventar técnicas, conceitos e materiais. A segunda edição será mais extensa, com 20 dias de duração, e realizada por meio de plataforma 100% digital e interativa entre os dias 03 e 22 de dezembro.
A Brazil Jewelry Week deve receber milhares de visitantes nesta edição. Além de artistas do Brasil, que conta com 29 representantes, marcam presença joalheiros contemporâneos da Argentina (9), Chile (11), Colômbia (11) e México (5), além de artistas da Espanha (1), Portugal (3) e Itália (1).
A feira acontece em um momento oportuno, já que o mercado da arte está cada vez mais plural e diversificado, abrindo espaço para a inclusão de uma técnica artística tão fascinante quanto as demais. Com mais de 60 anos, a joalheria autoral conta com dezenas de feiras espalhadas pelo mundo, espaço privilegiado na coleção dos melhores museus, além de mais de 200 galerias especializadas.
As vendas do varejo nacional de joias atingiram R﹩ 12,6 bilhões em 2018, número que pode chegar a R﹩ 13 bilhões até 2023. Foi o que apontou pesquisa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) realizada, em 2018, pelo Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Mundialmente, segundo relatório da McKinsey Global Institute, as vendas anuais do setor podem chegar a US﹩ 250 bilhões já ao final de 2020.
Além da exposição de uma seleção especial de joias contemporâneas, que poderão ser adquiridas, o evento reunirá palestras, workshops e performances transmitidas ao vivo e gratuitamente. Dentre as novidades está a possibilidade do público estreitar o relacionamento com os artistas por meio de ferramenta que permite o contato direto com cada joalheiro.
"A Brazil Jewelry Week nasceu para inspirar novas experiências comportamentais e estéticas do ato de se adornar, a joia arte é uma potência que adorna corpos por dentro e por fora", destaca Chrissie Barban, joalheira brasileira e idealizadora do evento. Além de colocar o Brasil no centro da joalheria contemporânea da América Latina, a feira pretende aproximar o público desse segmento da arte que dialoga por meio do corpo.
Desde o início, a Brazil Jewelry Week conta com a curadoria de Miriam Mirna Korolkovas, um dos maiores nomes da joalheria contemporânea nacional, que seleciona os melhores artistas brasileiros e estrangeiros para exibir suas produções mais recentes no campo da joalheria autoral, as chamadas wearable art, ou obras de arte vestíveis na tradução livre. A próxima edição terá como tema "in-corporar a obra", abordando a relação entre corpo e peça. "Artistas joalheiros alertam, contestam, inventam por meio das suas joias, permitindo que suas expressões surpreendam nesses tempos embaçados pelo que atravessamos", comenta Miriam.
Ao lado dela está o mexicano Jorge Manilla, um dos principais nomes da joalheria contemporânea mundial, que foi convidado para ser o embaixador do evento. Atualmente na Noruega, onde desde 2017 é professor na Academia Nacional de Arte de Oslo, Manilla tem peças espalhadas por diversos museus, coleções e fundações privadas em todo o mundo.
A curadoria de ambos selecionou joalheiros que se expressem de forma original e ao mesmo tempo pessoal, artistas preocupados em desafiar contextos e ideias, muitas delas ligadas a conceitos ultrapassados que não enquadram a joia como arte. Além de reunir e celebrar a joalheria contemporânea, a Brazil Jewelry Week possibilita reconhecer os artistas que constroem uma identidade e intensificar o relacionamento com suas cadeias e com o consumidor, desenvolvendo ainda novos mercados, sobretudo internacional.
Estudo do IBGM com a Ayr Consulting, divulgado em 2014, mostra que, dentre os seis perfis do consumidor de joias no Brasil, um dos mais ativos é o chamado "renew", aquele de perfil informal e descontraído que procura por joias versáteis, variadas e que representem a sua própria individualidade.
"É cada vez maior a necessidade de expressão individual em uma sociedade globalizada e padronizada, sobretudo pela moda produzida em série. A joalheria contemporânea preconiza, antes de tudo, o artista atento às verdades internas de suas concepções, o joalheiro que sonha em profundidade, que mostra emoções contidas nas obras que desvela", ressalta Chrissie. "Após uma pandemia como essa que vivenciamos, o consumo deve ficar cada vez mais consciente, ampliando a demanda por produtos autorais e elaborados a partir de técnicas e matérias-primas mais responsáveis sob os aspectos ambiental e social", completa.
Ao final de cada edição, é lançado um livro especial com o registro dos artistas e suas criações. O livro digital da edição de 2019 será lançado durante o evento deste ano.

Confira a lista completa dos artistas selecionados para esta edição:


89 - Brasil
Alex Junior - Brasil
Alejandra Ruiz - Colômbia
Ana Calbucci - Brasil
Ana Nadjar - Chile
Ana María Jiménez - Colômbia
Andrea Borges - Brasil
Andrés Caro - Colômbia
Atelier Mourão - Brasil
Atitocou - Brasil
Áurea Sacilotto - Brasil
Batek Escuela de Joyeria - México
Camila Ligabue - Brasil
Camilla Laorni - Colômbia
Carmem Romero - Argentina
Carolina Gomes - Brasil
Chrissie Barban- Brasil
Constanza Bielsa - Chile
Cristina Celis - México
Daniel Ramos Obregón - Colômbia
Diego Saraiva - Brasil
Eva Fortuno - Espanha
Flávia Vidal - Brasil
Gabriela Garcia Mariscal - México
Gabriela Nirino - Argentina
Germana Arthuso - Brasil
Gis Ribeiro - Brasil
Heráclio Silva - Brasil
Isa Duarte Ribeiro - Portugal
Joana Design Studio - Portugal
João Pohl - Brasil
Josette Barban - Brasil
Jorge Manilla - México
Kátia Nakamoto - Brasil
Lena Echelle - Argentina
Leonor Silva - Portugal
Lis Haddad - Brasil
Liza Tuli- Brasil
Lorena Jarpa - Chile
Luiza Hermeto - Brasil
Mariah Rovery - Brasil
Memorias - Chile
Mel Chung - Brasil
Mônica Perez - Chile
Nadia Schurkim - Brasil
Natalia Olarte - Colômbia
Núcleo Laboratório - Brasil
Oscar Agudelo - Colômbia
Paola Francia - Chile
Paola Valencia - Chile
Patricia Iglesas - Chile
Patricia Mogni - Argentina
Paula Mourão - Brasil
Paula Castro - Portugal
Paula Estrada - Colômbia
Paola Pérez - Colômbia
Rafael Luis Alvarez - Argentina
Regina Burghi - Brasil
Rita Martinez - Itália
Rita Soto - Chile
Roxana Ciordia - Argentina
Roxana Casale - Argentina
Simón Mazuera - Colômbia
Shiro - Brasil
Susana Ortiz - Argentina
Titi Berrio - Colômbia
Vania Ruiz - Chile
Vianney Méndez - México
Wee - Brasil
Yael Olave - Chile

Serviço:

Brazil Jewelry Week
Quando: de 03 a 22/12/2020
Onde: www.braziljewelryweek.com
Gratuito



Sobre a Brasil Jewelry Week

Sediada no Brasil desde 2019, a Brazil Jewelry Week foi criada para inspirar novas experiências comportamentais e estéticas do ato de se adornar, como uma verdadeira imersão cultural. A cada edição, reúne artistas contemporâneos da América Latina a fim de propagar, fortalecer e consagrar o potencial criativo desses joalheiros, criando diálogos experimentais para renovar e reinventar técnicas, conceitos e materiais em torno da joia arte. Além de reunir os principais elos dessa cadeia, o evento possibilita reconhecer os artistas e intensificar o relacionamento com suas cadeias e com o consumidor, desenvolvendo ainda novos mercados. Idealizado pela joalheira Chrissie Barban, conta com a curadoria de Miriam Mirna Korolkovas, uma das pioneiras na joalheria contemporânea nacional, e com o apoio do Núcleo Joalheria Contemporânea, organização que atua no país para difundir a joalheria contemporânea.

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