Smilink esclarece os dez mitos e verdades sobre a saúde bucal - Joana D'arc

Destaques

24 setembro 2020

Smilink esclarece os dez mitos e verdades sobre a saúde bucal




Que os dentes brancos e alinhados são o sonho de consumo de todo mundo, isso não é segredo pra ninguém, mas até aonde ir para conquistar o tão sonhado sorriso perfeito? Na busca por dentes bonitos e saudáveis, muitas pessoas acabam cometendo alguns erros que podem prejudicar ao invés de ajudar.
O primeiro passo para começar a cuidar da saúde bucal é procurar um profissional da área, só ele pode te ajudar e te direcionar. Visando esclarecer dúvidas sobre o tema a Dra Patrícia Resende (CROPR: 20537), da SMILINK, listou alguns mitos e verdades sobre o tema:

1- A troca de escova deve ser frequente?

Recomenda-se a troca de escova de dentes a cada 3 meses, por serem meios de acumulação de germes, fungos e bactérias. Indicamos também uma boa higienização das cerdas após cada escovação. Além disso, após passar por um processo gripal, também recomendamos a troca.

2- Os dentes devem ser escovados logo após o término das refeições?

Após as refeições devemos aguardar no mínimo 30 minutos para escovar os dentes pois é o tempo mínimo ideal para neutralizar o PH (ácido) de todos os alimentos e bebidas que você ingeriu. Se escovamos os dentes ainda com este PH ácido a chance de proliferação de bactérias aumenta, o que contribui para surgimento de cárie. Uma outra opção, caso o paciente não queira esperar 30 minutos, é fazer o bochecho com enxaguante a base de flúor antes da escovação (desta forma neutralizando o PH bucal para depois escovar).

3- Uma boa escovação precisa ser demorada?

O tempo médio de escovação é de 6 a 10 minutos, mas uma boa escovação precisa ser eficiente e não necessariamente demorada. O uso do fio dental auxilia muito nessa remoção da placa, que é a principal função da escovação.

4- Muito café escurece os dentes?

Pigmentos marrons e roxos são famosos por escurecerem o esmalte do dente, mas não são os únicos responsáveis pelo escurecimento. Chamamos de manchas extrínsecas, que são facilmente removidas com uma profilaxia. O recomendado é não deixar o pigmento do café (ou qualquer outro alimento escuro) por muito tempo em contato com o dente fazendo bochechos em seguida.

5- Cigarro faz mal para os dentes?

O cigarro faz mal para os dentes, mas especialmente para a saúde bucal de uma maneira geral, além dos riscos mais graves de câncer bucal o agravante maior do tabaco é a doença periodontal. Existem estudos que confirmam que o uso frequente do cigarro afeta os sentidos do paladar, olfato e dificulta a cicatrização após a extração.

6- Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?

Não. O enxaguante bucal é um complemento da remoção mecânica da placa bacteriana (que é a escovação), ele é responsável pela remoção química da mesma e também para manter o ph da saliva neutro por mais tempo. Além disso, é uma maneira de complementar a aplicação tópica de flúor.

7- A marca da pasta de dente interfere no resultado da escovação?

A marca não, mas os componentes do creme dental sim. O ideal para pacientes adultos é que optem por cremes dentais (e não gel dental) com 1.500 ppm de flúor no mínimo.

8- É necessário usar fio dental todos os dias?

Sim! Todos os dias em todas as escovações, pois ele consegue alcançar onde a escova não alcança, (na região interproximal entre os dentes) sendo uma etapa essencial no processo de higiene bucal.

9- Excesso de escovação prejudica a dentição?

O excesso de escovação (sendo feita de maneira correta) não prejudica, o que pode ser prejudicial é a força aplicada na escovação. Se for de forma excessiva essa força pode causar alguns dados para gengiva e dentes, como por exemplo as lesões de abfração (atrito na camada mais superficial do dente de forma contínua e excessiva). Nestes casos quando o paciente aplica muita força para escovar, recomendo ele trocar a mão que costuma usar para escovar, diminuindo assim esse impacto aos dentes.

10- Chicletes sem açúcar evitam o aparecimento de cárie?

Por mais que pareça contraditório, sim. Ao mastigar chicletes sem açúcar na composição, a produção de saliva aumenta (o que é um fator de limpeza para a proteção natural para os dentes). Mas vale ressaltar que o que realmente previne o aparecimento de cárie é uma boa higienização dentária.

11- Não é necessário ir todo ano ao dentista?

É essencial passar por uma consulta com dentista, pelo menos, a cada 6 meses, para saber como está sua saúde bucal. A prevenção contra doenças periodontais é sempre o melhor tratamento.

12- Aparelho fixo convencional x Alinhador transparente

O alinhador transparente é esteticamente mais discreto, além de ser confortável e prático na hora das refeições e higienização dos dentes, já que é possível - e deve ser- removido nesses momentos. O preço do alinhador transparente pode parecer mais alto , mas se for colocar no papel as manutenções do aparelho convencional e a duração de tratamento de cada um, no final o alinhador é, em média, 30% mais econômico.


www.smilink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário