Anel de formatura - Joana D'arc

Destaques

20 agosto 2020

Anel de formatura

Presentear uma pessoa com uma joia nem sempre é uma tarefa simples, pois o acessório transmite a personalidade da pessoa que o usará. Portanto, conhecer o estilo do formando ajudará na escolha do anel de formatura.Geralmente, o anel de formatura é forjado em metais nobres, como o ouro, que transmite a seriedade da formação profissional. Mas há opções mais baratas, confeccionadas em prata.





1. O que representa o anel de formatura?

O anel de formatura é a joia que representa o orgulho pela profissão que você escolheu seguir. Ele é o símbolo da conclusão de uma etapa muito especial em sua carreira e marca o início de uma nova jornada, cuja essência é aplicar o conhecimento duramente adquirido através de muito esforço e estudo.


2. História do anel de formatura

Usar um anel de formatura é um costume antigo e se tornou uma tradição que resiste ao teste do tempo. Ela teve início em 1835, na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos e marcar a passagem deles pela instituição. Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente dado pelos pais ou família aos formandos. Geralmente, ele traz um emblema e costuma ter uma gema preciosa que representa o curso.
Não é possível precisar em que momento as pedras e cores começaram a ser relacionadas às profissões, mas é bastante provável que uma interpretação mística das gemas seja a grande razão de seu uso em anéis de formatura.

3. O que significa cada pedra e cor no anel de formatura?

Pedras preciosas sempre carregaram algum tipo de significado, servindo ao longo da história como amuletos ou símbolos. Aqui no Brasil, os anéis de formatura de carreiras relacionadas costumam utilizar a mesma gema, simbolizando o vínculo entre elas, porém, existem exceções.

4. Você sabe qual o símbolo do seu curso?

Certamente, próximo ao término da faculdade, você já sabe qual o símbolo do seu curso, não é mesmo? No entanto, no meio acadêmico existem algumas confusões a respeito de determinados emblemas.
Por exemplo, muita gente confunde os símbolos dos cursos de ciências contábeis e medicina. O Bastão de Asclépio é o verdadeiro símbolo da medicina e da saúde. O Caduceu de Hermes é utilizado, de maneira equivocada, por algumas instituições de saúde, como emblema, embora não exista nenhuma relação entre o símbolo e esta área de atuação.

5. Posso comprar um anel de formatura sem símbolo?

Embora os anéis de formatura tradicionais apresentem o símbolo do curso, algumas formandas desejam um anel com a pedra do curso, mas com um design mais delicado, minimalista e versátil. E desde que faça sentido para você, não há problema algum em utilizar um anel de formatura sem os símbolos, afinal, o que importa é o significado que esta joia tem para a formanda.

6. Em qual dedo usar o anel de formatura?

O anel de formatura no dedo anelar esquerdo é o modo mais comum de usar a joia aqui no Brasil. Existem poucos registros históricos que explicam esta tradição. No entanto, o motivo mais plausível para esta escolha é que, segundo a cultura oriental, o dedo anelar seria regido pelo sol, astro relacionado ao brilho, sucesso pessoal e profissional. Portanto, utilizar a joia de formatura no dedo anelar traria sucesso ao formando.

7. Quando usar o anel de formatura?

Geralmente, as pessoas recebem o anel de formatura no próprio momento da colação de grau ou alguns dias antes. Alguns profissionais optam por usar o anel de maneira contínua, enquanto outros o reservam apenas para ocasiões especiais. No entanto, ninguém melhor do que você para decidir quando vai usar o seu anel, não é mesmo?
Apesar de qualquer preferência pessoal de uso, lembre-se que você tem uma joia valiosa, que demanda cuidado, em suas mãos. Portanto, evite usá-la em situações de risco como na limpeza de sua casa, na prática de esportes ou quando estiver manuseando produtos químicos, por exemplo.

8. Como medir o anel de formatura?

Se você já decidiu em qual dedo você vai usar o anel de formatura, o próximo passo é confirmar o tamanho do aro com um medidor de anel.
Existem diversos métodos para medir o numeração do seu dedo. Os métodos mais precisos para confirmar o tamanho do aro são o bastão medidor, o paquímetro digital e a aneleira.

Se você está em busca de uma joia moderna, delicada, com design sofisticado e que carregue muito significado, vai encontrar excelentes opções na MAVE JOALHERIA.

9 comentários:

  1. O anel é como um selo,que fecha uma etapa na vida da gente.E esses são realmente lindos.Gostei muito de aprender um pouco sobre sua importância e sua história.òtimo artigo.

    ResponderExcluir
  2. E cada um mais lindo que o outro! Até eu que não sou mais formanda, queria um!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive um anel de formatura. São lindos!!

    ResponderExcluir
  4. Toda minha formatura meu pai me dava um anel. Época boa! Saudades dessa epoca

    ResponderExcluir
  5. O anél de formatura é de muito significado. E escolher um de qualidade para presentear o formando é fundamental.

    ResponderExcluir
  6. não conhecia o significado do anel munto mesmo que existia um para esse efeito. é um anel que passa a fazer parte de quem somos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Joana,

    Tenho dois anéis de formatura e simplesmente os amo. O primeiro ganhei na formatura do ensino médio e o segundo na formatura da graduação. O meu segundo é com a pedra azul, mas confesso que não sabia que tinha que usar no anelar da mão esquerda. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Quando me formei minha mãe comprou um anel pra mim, mas não gosto muito de anéis com pedras escolhi um em formato de coroa, é de ouro, sem pedrinhas! Mas acho muito legal o gesto!

    ResponderExcluir
  9. Não é fácil presentear , os formandos , gostei bastante das dicas.

    ResponderExcluir