Hipotiroidismo - Tudo que Você Precisa Saber - Joana D'arc

Destaques

20 maio 2020

Hipotiroidismo - Tudo que Você Precisa Saber


Se você se sente muito  fadigada e, se mesmo dormindo a noite toda, ainda acorda cansada e sem ânimo e junto a isso você percebe que seu cabelo está caindo, suas unhas estão fracas, sua menstruação está irregular, sua pele está seca, seu intestino vive preso e você está acima do peso, atenção: -Você pode ter Hipotiroidismo.



O QUE É


O Hipotireoidismo é uma disfunção da tireoide, glândula do sistema endócrino, localizada no pescoço, reguladora de hormônios e de órgãos importantes do nosso corpo como fígado, rins, coração e cérebro.
A hipófise é uma pequena glândula, localizada na base do nosso cérebro, responsável pela produção do hormônio estimulante da tireoide (TSH), que induz naturalmente a tireoide a produzir T3 e T4. O hipotiroidismo, muitas vezes associado ao ganho de peso, é caracterizado pela queda ou pela não produção da triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).



CAUSAS

A maior causa de Hipotireoidismo é doença de Hashimoto, que é uma doença auto imune, onde o próprio organismo, por motivos desconhecidos, produz anticorpos que atacam a glândula tireoide e por isso ela passa não conseguir produzir hormônios como deveria tornando suas doses insuficientes, causando os sintomas falados anteriormente.



DIAGNÓSTICO


O diagnóstico é laboratorial, através de exame de sangue, onde serão medidos os níveis de hormônios circulantes da tireoide que são o T3 e o T4 livre, que é o hormônio ativo na corrente sanguínea e o TSH que é o hormônio tireoestimulante.
“Quando há um problema na tireoide, o qual a impede de secretar o T3 e T4, ou uma alteração na hipófise que inibe a secreção do TSH e, consequentemente, a produção dessas substâncias, temos então o hipotireoidismo”, explica a Dra. Bruna Marisa, médica pós graduada em endocrinologia, ortomolecular e especialista em emagrecimento.
É por isso que o organismo e o metabolismo vão ficando cada vez mais lentos, afinal, os hormônios tireoidianos são responsáveis pelo metabolismo do corpo inteiro.



 QUEM PODE TER


Apesar de ser mais comum em mulheres a partir dos 50 anos, o hipotiroidismo  pode acontecer em qualquer pessoa independente de  idade ou gênero e até mesmo em recém-nascidos - o chamado hipotireoidismo congênito, diagnosticado  através do "Teste do Pezinho", que deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê.
Havendo resposta positiva ao hipotireoidismo congênito, o tratamento precisa ser iniciado imediatamente, a fim de evitar consequências, entre elas o retardo mental do bebê.



O TRATAMENTO


Apesar de ser uma doença incurável, o tratamento do Hipotireoidismo é simples e consiste na reposição do hormônio tireoidiano que é usado em comprimidos e possui várias dosagens.
“O grande desafio do tratamento está em encontrar a dose certa para cada paciente. Uma vez encontrada a dose certa para o paciente, os níveis de TSH se mantém e assim, a pessoa pode levar uma vida completamente normal e  saudável, mas se não for corretamente tratado, o hipotiroidismo causa aumento nos níveis de colesterol, que vão aumentar os riscos de problemas cardíacos e pode acarretar uma redução significativa da performance física e mental do adulto” – diz a Dra. Bruna Marisa.



Dra Bruna Marisa é médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, atua na área de Medicina Esportiva, Ortomolecular e é Especialista em Emagrecimento.


Instagram: @drabrunamarisa

8 comentários:

  1. Gosto muito de me manter informada,por isso essa matéria me interessou muito.Por coincidência este mês fiz exames onde constavam esse hormônios, e sinceramente não tinha ideia que estavam ligados a essa doença.Muito útil seu artigo,obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado e esclarecedor, é muito importante ficar atento e procurar um endocrinologista para acompanhar essa e outras disfunções em nosso organismo.

    ResponderExcluir
  3. Gente! Eu nao sabia disso nao.. Adorei seu post, ficou muito bom, esclarecedor

    ResponderExcluir
  4. Gosto quando vejo um texto com posicionamento de especialistas. Parabéns pelo cuidado com as informações passadas!

    ResponderExcluir
  5. Essa disfunção incomoda bastante. Eu sei porque minha falecida madrinha tinha, e era bem complicado. Gostei do post, muito esclarecedor.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  6. Muito informativo seu post. Não sabia que esta doença não tinha cura! Atenção redobrada para o resto da vida! Sempre bom ler posts informativos aqui!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Que post mais informativo. Como futura atuadora da área da saúde, vi grande vantagem nas várias informações que colocou. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Joana, postagem bastante importante para cuidarmos da nossa saúde nos informar sobre nosso próprio corpo. Deve ser uma doença muito desagradável.
    Aline Silveira do Blog O Poder das Palavras

    ResponderExcluir