Menopausa: bem-vinda às (re)descobertas dos prazeres da vida - Joana D'arc

Destaque

04 fevereiro 2026

Menopausa: bem-vinda às (re)descobertas dos prazeres da vida

Ginecologista e sexóloga, Dra. Andréa Rufino, desmistificam tabus e mostra como ter mais saúde e qualidade de vida nesta nova fase hormonal

Viver na menopausa ainda assusta muitas mulheres, por todos os significados atrelados a ela. Envelhecimento do corpo, esquecimentos, perda de vitalidade, adoecimentos, separações, lutos e finitude são vivências associadas a esse período. É fato que a meia-idade traz consigo eventos de ordem biológica, emocional, relacional e cultural desafiantes para viver bem. Mas, pensando na pós-menopausa a longo prazo, ainda teremos muito tempo para viver.
(Menopausa, muito prazer, p. 160)

Aproximadamente 75% das mulheres na menopausa não recebem tratamento adequado para seus sintomas e, por muito tempo, este período foi associado ao desconforto e à ideia de perda. Hoje se revela também como um tempo de transformações profundas no corpo, na escuta de si mesma e na forma de se relacionar com ele. Ondas de calor, alterações no sono, mudanças no humor e na libido fazem parte dessa etapa, que ainda é cercada de desinformação, tabu e silêncio. Compreender o que acontece no organismo se torna um passo essencial para atravessar essa fase de transformações com mais segurança, autonomia, prazer e qualidade de vida.

É a partir dessa necessidade de desmistificar o envelhecimento feminino, que nasce Menopausa, muito prazer escrito pela ginecologista e sexóloga DraAndréa Rufino e publicado pela Latitude. Embasado em evidências científicas e na prática clínica, o livro conduz a leitora pelos ciclos da vida reprodutiva, da menarca à pós-menopausa. Para explicar de forma direta como as mudanças hormonais impactam o corpo, a mente, as emoções e a sexualidade ela detalha temas como perimenopausa, terapias hormonais e não hormonais, prevenção de doenças cardiovasculares e ósseas, diabetes, dietas que ajudam a reduzir os sintomas, saúde do sono e cuidados com o assoalho pélvico. Além de orientar sobre a importância de registrar alterações nos ciclos menstruais e buscar acompanhamento adequado, reforçando que sentir desconforto não deve ser normalizado.

A médica aborda a menopausa a partir da realidade das mulheres brasileiras, ao destacar como essa fase ainda é atravessada por desinformação, silenciamento e dificuldade de acesso a diagnóstico e tratamento adequados. Dra. Andréa Rufino mostra que muitos sintomas são naturalizados ou tratados de forma isolada, sem que a transição hormonal seja reconhecida como causa central, o que prolonga o desconforto e atrasa o cuidado. Ao contextualizar desigualdades sociais e raciais que impactam diretamente essa vivência no Brasil, a obra rompe com a lógica de tratar essa fase como perda ou declínio e propõe a menopausa como um rito de passagem, um período fértil para autoconhecimento, prazer e reinvenção.

Menopausa, muito prazer reforça que a ausência menstrual não é um evento passivo, mas um processo que pede participação ativa da mulher nas decisões sobre o próprio corpo. A sexóloga apresenta caminhos práticos para atravessar essa fase com mais clareza, como ajustes no estilo de vida, atenção aos sinais físicos e emocionais, prevenção de doenças e construção de uma relação mais honesta com o envelhecimento. Ao valorizar a escuta do corpo e o acesso à informação de qualidade, o livro mostra que a maturidade pode ser um tempo de fortalecimento da saúde, ampliação do prazer e consolidação da autonomia feminina.

Ficha técnica:
Título: Menopausa, muito prazer
Subtítulo: Uma jornada de aprendizado, autocuidado e empoderamento
Autora: Andréa Rufino
Editora/selo: Latitude
ISBN do livro físico: 978-65-89275-93-0
Edição/ano: 1ªed., 2026
Gênero: Não ficção/Saúde da mulher
Número de páginas: 256
Preço: R$ 59,90
Onde encontrarAmazon | E-commerce VR Editora | Mercado Livre | Principais livrarias do Brasil

Sobre a autora: Andréa Rufino é médica ginecologista, especialista em Sexologia Clínica, Doutora em Ciências, professora universitária e autora de artigos sobre saúde e sexualidade feminina. Formada em Análise Psicodramática, fundou a Casa das Mulheres, onde desenvolve projetos, facilita grupos, acolhe e atende mulheres em busca de saúde integral.

Siteandrearufino.com.br 

Instagram@andrearufino

Sobre a editora: A Latitude marcou um novo ciclo da VR Editora. Voltado ao aprimoramento pessoal e dedicada ao público adulto. Foi por meio do autor e psicólogo Marcos Lacerda que o selo deixou a sua marca nesse gênero literário cuja missão é provocar nos leitores uma mudança de vida por meio da reflexão sobre diferentes temas, como: saúde mental, finanças pessoais, negócios, espiritualidade, sociedade, empoderamento feminino entre outros. Desse modo, Latitude pretende ser uma bússola por meio da qual cada leitor possa encontrar sua rota em direção um futuro promissor.  

Instagram@latitudelivros  

Nenhum comentário:

Postar um comentário