Japan House São Paulo: Confira programação especial nas plataformas digitais - Joana D'arc

Destaques

09 abril 2020

Japan House São Paulo: Confira programação especial nas plataformas digitais


Como forma de reforçar e manter o compartilhamento das diferentes vertentes do Japão contemporâneo para os apaixonados pela cultura nipônica,  a Japan House São Paulo destaca  uma programação especial em suas plataformas digitais. A #JhspOnline apresenta conteúdo que aborda diferentes temas como curiosidades, tradições, dicas e atividades para entreter e informar online.  
A programação contempla materiais diversificados para toda a família, entre eles, passo a passo para aprender diferentes usos da técnica milenar japonesa do Furoshiki e também de como fazer um dos mais tradicionais Origamis, o tsuru, que representa as aves sagradas do Japão e simboliza saúde, sorte, longevidade, fortuna e felicidade. Seguindo o tom das tradições manuais, a videoaula sobre técnicas da pintura oriental sumi-ê, com a ilustradora Lúcia Hiratsuka, ensina sobre a mistura do desenho com tinta aos elementos de caligrafia.  
Com o objetivo de inspirar, nesta semana, a #JhspOnline inicia a série de postagens sobre conceitos e filosofias muito importantes na cultura japonesa. O primeiro será o Wa, que significa harmonia em japonês e seu sentido está relacionado à importância de viver e conviver em paz; em Hashi: Itadaku, destaca-se a tradição de agradecer antes e depois das refeições. Para fazer em casa com as crianças, a Japan House São Paulo  ensina o Mikado – jogo conhecido no Brasil como pega varetas - em que se lança um conjunto de pauzinhos sobre uma superfície, procurando retirar um a um, sem fazer mexer os outros.  
A programação traz também o relato por meio do vídeo da série O índigo japonês, com a bióloga Kiri Miyazaki, que aborda sobre a plantação que dá origem ao azul anil em tingimentos naturais;  o resgate de episódios já exibidos no podcast da Japan House São Paulo sobre a literatura japonesa, além de trazer o #tbt de uma das exposições mais pedidas pelos seguidores, às quintas-feiras.  

Confira a programação da #JhspOnline para o período:  


Segunda-feira (06/04) 

Furoshiki 

Por meio de um passo a passo ilustrado com imagens, será possível aprender diferentes usos para a técnica milenar japonesa do Furoshiki de amarração de tecidos quadrados com a utilização de nós, seja para embrulhar, embalar objetos ou até mesmo fazer uma ecobag.   

Terça-feira (07/04) 

Filosofias japonesas: wa - harmonia 

Em formato de série de postagens, o público poderá conhecer os principais conceitos que guiam a sociedade japonesa. O primeiro tema abordado será o wa, que significa harmonia, e seu sentido está relacionado à importância de viver e conviver em paz.   

Quarta-feira (08/04) 

Origami: Como fazer um tsuru 

Por meio  de um vídeo com passo a passo, será mostrado como fazer um tsuru, um dos origamis mais tradicionais na cultura japonesa.  

Quinta-feira (09/04) 

#tbt  

Como quinta-feira é dia de #tbt, o desta semana será dedicado à exposição “A LIGHT UN LIGHT - ANREALAGE”, e levará o público a reviver o universo tecnológico da moda japonesa contemporânea com vídeos e fotos da mostra.   

Sábado (11/04) 

Hashi: Itadaku 

Por meio de ilustrações, será abordado o costume japonês de agradecer antes e depois das refeições, dizendo ITADAKIMASU e GOCHISOUSAMA DESHITA.  

Segunda-feira (13/04) 

Jogos para fazer em casa: Mikado 

Pensando em criar conteúdo educativo para as crianças que estão em casa durante a quarentena, será possível aprender a fazer e jogar o mikado, jogo de origem oriental conhecido no Brasil como pega-varetas.   

Terça-feira (14/04) 

Osamu Tezuka: Episódio 2 do podcast 

Neste dia, será resgatado o segundo episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o mangá “Ayako”, do escritor Osamu Tezuka. Lançada em novembro do ano passado, a série é apresentada por Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo ao lado de Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um.   

Quarta-feira (15/04) 

Sumi-ê: Ilustração com Lúcia Hiratsuka 

Nesta videoaula, a ilustradora Lúcia Hiratsuka ensinará os primeiros passos para quem quer aprender o sumi-ê, técnica de pintura oriental muito difundida no Japão.   

Quinta-feira (16/04) 

#tbt de exposição   

Sexta-feira (17/04) 

O índigo japonês, com Kiri Miyazaki 

No 2º vídeo da série feita em parceria com Kiri Miyazaki, a bióloga falará sobre sua plantação de índigo japonês, planta que dá origem ao azul anil em tingimentos naturais. 



Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais: 


Instagram: @japanhousesp 

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 

O centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (COVID-19). 



Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo 

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário