4 dicas para aproveitar ao máximo a iluminação natural em casa - Joana D'arc

Destaques

13 fevereiro 2020

4 dicas para aproveitar ao máximo a iluminação natural em casa

Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello


A presença da iluminação natural – principalmente aquela proveniente do sol – traz inúmeros benefícios para projetos residenciais ou comerciais. Seja para economizar o uso de lâmpadas e, consequentemente na conta de energia elétrica, ou mesmo para ter contato com a vitamina D dos raios solares, o prazer da luz diurna também contribui para a beleza dos ambientes.
Mas, como aproveitar o máximo possível da iluminação natural e, de quebra, valorizar a decoração? A dupla de arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, propõem alguns truques e dicas para orientar àqueles que sonham com essa presença ilustre em casa:

1 - Cores!

Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello

Os tons usados nos ambientes influenciam diretamente na iluminação. Por isso, a dica de Danielle e Paula é optar por cores claras tanto nas paredes, móveis e principalmente nos pisos, já que essa escolha facilita na propagação da luz natural e ainda ajuda para que o cômodo transmita as sensações de leveza e harmonia.

2- Vidros!

Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello


A utilização do vidro permite a entrada de luz nos ambientes. Assim, o material deve ser incorporado nas esquadrias de portas e janelas, que por sua vez podem ser de aço, alumínio ou madeira, entre os produtos mais utilizados. Além disso, no projeto de arquitetura é possível especificar panos de vidros livres que ajudam a iluminar sem precisar de grandes transformações. Em uma reforma, a sugestão é aproveitar os vãos já existentes e substituir apenas as esquadrias que forem muito fechadas.
Para controlar a entrada de luz e preservar a privacidade em momentos oportunos, a especificação de persianas e cortinas revela-se a opção perfeita. “Sempre gosto de escolher aquelas de cores claras”, revela Paula Passos.
Se o desejo é luz natural em abundância, sua sócia Danielle Dantas faz um contraponto e adverte sobre possíveis excessos. Caso não seja projetada adequadamente, a iluminação natural pode aquecer demais a casa e ainda criar pontos de ofuscamento da visão. “Em algumas ocasiões podemos adotar a aplicação de películas de vidro que contribuem para esse conforto dos moradores”, sugere.

3- Evite obstruir a entrada de luz! 

 
Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello

Não adianta ter grandes vãos se forem obstruídos. Assim, janelas e portas devem ter passagem livre e sem a colocação de móveis ou outras peças do décor.


4- Use Espelhos!

Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello


O uso de espelhos é um ótimo truque para melhorar a iluminação do ambiente. “Bem posicionado, o espelho colabora para uma sensação gostosa de comodidade e amplitude. Você pode por exemplo, posicionar na frente de uma janela para a luz natural refletir na peça”, finaliza Danielle Dantas.

 

 Sobre a Dantas & Passos Arquitetura

A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los.  Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. “Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração.”

Dantas & Passos Arquitetura

@dantaspassos.arquitetura

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário