IED São Paulo realiza 14º APRITI, mostra anual de novos talentos com direção criativa de Dudu Bertholini - Joana D'arc

Destaques

06 dezembro 2018

IED São Paulo realiza 14º APRITI, mostra anual de novos talentos com direção criativa de Dudu Bertholini

No dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 19h, o Instituto Europeu de Design – IED São Paulo realiza a abertura da 14ª edição do APRITI, mostra anual que apresenta os melhores trabalhos finais dos cursos de graduação em Design de Moda, Design de Produtos e Serviços e Design Gráfico e Digital. O evento recebe, entre os convidados, criadores, jornalistas, influenciadores, executivos e empresários de vários setores da Economia Criativa. 


Para Dudu Bertholini, diretor criativo da graduação em Design de Moda do IED, a instituição vem fortalecendo suas relações verdadeiras com o mercado e com os profissionais de moda e a mostra é resultado desse processo. 
“Ao longo do ano, promovemos muitas experiências de fora para dentro, ou seja, recebendo na faculdade profissionais e marcas relevantes em aulas, workshops, tópicos avançados e talks; e também de dentro para fora, já que levamos nossos alunos a campo, para atividades complementares, vivências profissionais, estágios e para participar dos mais importantes eventos da área”, complementa Dudu. 


IED na Casa de Criadores

O APRITI deste ano tem como destaque os desfiles dos 10 alunos de Design de Moda melhor avaliados. Uma oportunidade única aguarda quem apresentar a melhor coleção. O prêmio será desfilar na Casa de Criadores 2019, um dos maiores e mais importantes eventos de moda do Brasil, com direção criativa de André Hidalgo, que preside a comissão julgadora. 
 Além do desfile, cada aluno produziu um fashion film, um editorial de moda, assinou o styling da própria coleção e desenvolveu a monografia com a fundamentação teórica de sua pesquisa. “Então, realmente, o IED promove uma formação multidisciplinar. Acreditamos que nossos alunos vão ingressar no mercado atuando em diversos campos. Apostamos em uma essência criativa capaz de se adaptar a inúmeros territórios. Esse é o grande foco”, afirma Dudu. 
 Quem assina a cenografia do desfile é Cleber Mateus, designer e diretor de arte. Construída a partir de diversos materiais, incluindo acrílico, neon e adesivos, a concepção abandona a neutralidade da ambientação tradicional de desfiles, como uma homenagem à efervescência do universo do design. 

 

100% Design 

Outro importante destaque do APRITI 2018 são os projetos finais dos alunos dos cursos de graduação em Design Gráfico e Digital e Design de Produtos e Serviços do IED, única faculdade internacional 100% design do Brasil. 
 Eliane Weizmann, coordenadora do curso de Design Gráfico e Digital, antecipa que há uma grande diversidade de soluções apresentadas, que vão de aplicativos a livros ilustrados, passando por caligrafia e modelagem 3D de personagem de animação.
 Os visitantes poderão conhecer um aplicativo para mulheres que viajam sozinhas, uma websérie sobre skatistas portadores de necessidades especiais, um aplicativo para aprendizagem de música eletrônica, uma plataforma para criar atividades de integração entre a faculdade e seu entorno, a identidade visual de um festival de música latino-americana, um letreiro de abertura de um filme (movie title design), um jogo de tabuleiro para crianças e até um sistema para controle de epidemias. 

 

Flexibilidade e futuro

“Preparamos o aluno para uma multiplicidade de atuações no mercado. Ele sai do IED com uma visão ampla e sólida do Design e de suas potenciais aplicações. Formamos pensadores críticos, com uma visão estratégica e sistêmica, para entender como as narrativas e suas linguagens se cruzam e se complementam”, explica Eliane. 
 A colocação dos alunos no mercado reflete essa diversidade, com designers atuando em segmentos como editorial, animação, ilustração, audiovisual e desenvolvimento de aplicativos, dentre várias outras, que podem ser resumidas como direção criativa. 
 “A habilidade para transitar entre áreas é fundamental para o novo cenário de mercado, por isso, nossa formação é integrada. Essa flexibilidade é um grande diferencial. O diretor de criação é, sem dúvida, um dos profissionais do futuro”, afirma.

 

Empreendedorismo e realização pessoal

Novos materiais, técnicas e processos criativos para uma coleção em cerâmica, uma rede de empreendedores por meio de uma plataforma online, a questão da mobilidade materializada em um city car, soluções para cadeirantes, as relações entre métodos teatrais e métodos de design, um laboratório para desenvolvimento de culturas locais e uma marca já lançada no mercado, a Misci – estes são alguns dos projetos finais dos alunos de Design de Produtos e Serviços do IED.
 “No IED, a aula continua fora da sala. As trocas são constantes. O estudante recebe um coaching intensivo. A interações entre produtos, serviços e sistemas é algo novo, mas que já está sendo muito demandado pelo mercado. Nosso aluno tem um diferencial. Ele desenvolve no seu potencial e busca realizar o que realmente acredita. É preparado para ser empreendedor. Os trabalhos apresentados no APRITI mostram isso”, conclui Rafael Toledo, coordenador do curso. 
 APRITI, que significa “abra-se” em italiano, é uma mostra anual de novos talentos que ocorre em todas as sedes do IED, tanto na Europa quanto no Brasil, e abre as portas do mercado para os novos designers formados pelo Instituto.

 

Abertura APRITI 2018
IED São Paulo
Rua Maranhão, 617, Higienópolis.
Data: 13 de dezembro
Horário: 19h

 

Sobre o IED

O Instituto Europeu de Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico.


Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Instituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”. 


Possui sedes atualmente na Itália – Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha – Madri e Barcelona; e no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.


www.ied.edu.br/sao_paulo

@iedsp


Nenhum comentário:

Postar um comentário