Vai se vacinar antes de uma cirurgia plástica? Cuidado com seu sistema imunológico, ele poder ficar sobrecarregado e comprometer o resultado do procedimento - Joana D'arc

Destaques

30 julho 2018

Vai se vacinar antes de uma cirurgia plástica? Cuidado com seu sistema imunológico, ele poder ficar sobrecarregado e comprometer o resultado do procedimento



Muitas pessoas ainda insistem em acreditar que para chegar a um resultado satisfatório após uma cirurgia plástica não é necessário cumprir o pré e pós-operatório de maneira correta. De acordo com o cirurgião plástico Newton Roldão, proprietário da clínica médica que leva seu nome e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBC) um dos casos mais comuns é receber pacientes que se vacinaram há poucos dias contra alguma bactéria ou vírus com uma cirurgia plástica marcada e isso pode ser prejudicial para o organismo.
"Qualquer vacinação deve ser tomada ao menos 30 dias antes de qualquer intervenção cirúrgica, o sistema imunológico estará se adaptando ao novo antígeno formando defesas contra organismos infecciosos e demais invasores e isso pode comprometer a resposta inflamatória pós-cirurgia", diz.
O mesmo acontece depois procedimento estético, por muitas vezes os pacientes se sentirem mais debilitados por conta da recuperação, muitos deles optam por tomarem vacina por medo de contrair alguma doença. O especialista explica que da mesma maneira, deve-se aguardar os mesmos 30 dias para que o organismo resolva o processo de trauma cirúrgico para poder reagir adequadamente a vacina .
O que acontece é que após uma cirurgia plástica ocorre o processo de cicatrização e de eliminação dos líquidos, além disso, a circulação sanguínea precisará trabalhar dobrado e seu organismo gastará mais energia. Por isso, é preciso oferecer ao seu corpo as condições necessárias para que ele consiga se recuperar da melhor maneira possível.
Os cuidados, sem dúvida, começam nos exames pré-operatórios: eletrocardiograma, hemograma, urina, glicemia, entre outros conforme solicitação do médico, além de informar a ele absolutamente todos os remédios que fazem parte da sua rotina. Uma dica é fazer uma lista completa de todos os medicamentos que você vem tomando, antes de enfrentar o bisturi.



Sobre a Clínica Dr. Newton Roldão

Situada na Vila Nova Conceição, São Paulo, a clínica possui um ambiente construído para abrigar o melhor da tecnologia e conhecimento médico. Fazem parte do corpo clínico especialistas em cirurgia plástica, nutrição e fisioterapia dermato-funcional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário