Uruguai sustentável : Ações minimizam impacto ambiental e colocam país como referência na América Latina - Joana D'arc

Destaques

08 maio 2018

Uruguai sustentável : Ações minimizam impacto ambiental e colocam país como referência na América Latina


As energias renováveis representam um dos pilares da marca país: Uruguai Natural. Hoje, é um dos países com maior penetração das energias renováveis na América Latina, de acordo com o relatório "Renováveis 2017 - Relatório Global" REN 21 de 2017.
Em uma década, o Uruguai conseguiu tornar-se o país com a maior proporção de eletricidade gerada a partir de energia eólica na América Latina e quarta em todo o mundo, de acordo com o mesmo relatório (http://www.ren21.net/wp-content /uploads/2017/06/17-8399_GSR_2017_Full_Report_0621_Opt.pdf). Ao longo de 10 anos, já foram instaladas 43 centrais eólicos, junto a outras formas de energia renováveis: solar, biomassa e hidráulica.


O Uruguai encontrou na energia da natureza a grande aliada para a diversificação de fontes de energia renováveis. Hoje, quase 95% da eletricidade do país vem da energia sustentável e garante uma infraestrutura segura e estável nas temporadas de recebimento de turistas.
O progresso da energia eólica foi possível graças a um conjunto de medidas e condições favoráveis: benefícios fiscais, processos de licitação transparente, forte rede de estradas, portos e infraestrutura da rede de energia. Fundamentalmente, um consenso político-social garantiu e garante a continuidade e solidez do desenvolvimento de energia como prioridade de Estado.


A UTE - empresa de eletricidade nacional do país -  e o setor privado investiram bilhares de dólares em empreendimentos energéticos e diversos projetos de preservação ambiental.
Vários estabelecimentos envolvidos no setor do turismo aderiram à revolução proposta pelo país. Existe um programa de coordenação público-privada, que assegura desde o aquecimento de água por meio de painéis solares para serviços e atividades recreativas, uso de iluminação com tecnologia LED, até o consumo reduzido de água usando descarga dupla nos banheiros, e uso de produtos biodegradáveis ​​para lavandaria e limpeza geral. O Ministério de Turismo busca estimular tais práticas por meio de cursos que capacitam na formação e promove o reconhecimento dos operadores que o realizam.



VIAJAR DE CARRO ELÉTRICO

No Uruguai, é possível circular com carros elétricos tranquilamente e encontrar vários pontos de carregamento entre Colônia e Punta del Este com fornecedores estrategicamente localizados a aproximadamente cada 60 km, ao longo das rotas 1, 101 e Inter balneária. (Http://www.turismo.gub.uy/index.php/que-hacer/estilo-de-vida-y-entretenimiento/viajar-en-auto-electrico)

EDUCAÇÃO

O país também em a primeira escola pública inteligente, 100% sustentável da América Latina, que por meio de um projeto de intercâmbio trouxe voluntários de outras partes do mundo. Ela representa um legado na educação a longo prazo, encabeçado pela organização civil Tagma e dirigido pelo arquiteto Michael Reynolds, fundador e diretor da Earthship Biotecture.

O governo estabeleceu um plano de infraestrutura geral, que o investimento continua a ser uma prioridade para garantir a sustentabilidade do crescimento e dos níveis de produtividade da economia uruguaia.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário